Planejamento urbano

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Assuntos Variados

Documentos variados relacionados à Superintendência de Urbanização e Saneamento – SURSAN, tais como decretos; memorandos; relatórios-listagens; texto de Lei que transformava a SURSAN em autarquia e texto de decreto com regulamento da SURSAN.

Belo Horizonte - Uma antecipação do urbanismo

  • BR RJMRAHI AR-DC-001
  • Dossiê
  • 1936 - 1977
  • Parte de Aarão Reis

Breve histórico da escolha da cidade e do trabalho de Aarão Reis na [Comissão Construtora da Nova Capital]. Ressalta as virtudes do traçado urbanístico de BH.

Carta do filho de Aarão Reis a Augusto de Lima Júnior

  • BR RJMRAHI AR-DC-015
  • Dossiê
  • 1953-04-21
  • Parte de Aarão Reis

Comentários sobre as obras de Aarão Reis, especialmente o projeto de Belo Horizonte. Encaminhamento de reprodução de conceitos e referências a Aarão Reis colhidos em diversos jornais do país e considerações sobre suas obras.

Comissão Executiva para o Desenvolvimento Urbano do Estado da Guanabara

Documentos relativos à CEDUG, tais como: cartas sobre envio de materiais; plantas; relação de pagamentos e de despesas; relatórios mensais elaborados pela Doxiadis Associados; inventários dos móveis e utensílios; levantamento sócio-econômico das favelas; estudos preliminares do Estado da Guanabara; análise geográfica e tipográfica.

Correspondências

Documentos de diversos assuntos, tais como: pagamentos de impostos; desmoralização a Administração Pública Federal; reuniões de governadores no Rio de Janeiro; licença de funcionários; liberações de obras; demissões; inquéritos administrativos; Assembléia Legislativa; refere-se ao Supremo tribunal Federal; transferências de funcionários; calçamentos de ruas; obras no Maracanã; problemas de ônibus elétrico; doação a Fundação Otavio Mangabeira; liberações de verbas orçamentárias; transferências de terrenos da União para o Estado da Guanabara; Companhia Siderúrgica da Guanabara; financiamentos do Banco Estado; nomeações de cargos; impostos de vendas e consignações; Serviços Sociais e internações de menores; relatório dos trabalhos da Comissão de Reforma Judiciária; Urbanização do Outeiro da Glória; Administrações Regionais; Guarda Municipal; abaixo-assinado dos moradores de Cascadura; posse do Presidente da República; greves; relatório da Presidência da administração dos estádios da Guanabara, entre outros.

Correspondências

Documentos diversos, tais como: pedidos de transferências de emprego e de remoção de servidores; pedidos de facilitação de crédito e de financiamento de empréstimo; solicitação de serviços diversos; cartas sobre empréstimos do BID; ofícios e memorandos sobre temática variada; documento sobre censura de filme em festival; documentos sobre obras públicas diversas, entre outros.

Correspondências do ano de 1906

  • BR RJMRAHI NP-CR-008
  • Dossiê
  • 1906-01-02 - 1906-12-29
  • Parte de Nilo Peçanha

Reúne correspondências recebidas pelo titular e, em menor volume, por terceiros. Destacam-se os seguintes assuntos: questões políticas diversas; eleições; designação de procurador; pedidos de favorecimento político; nomeações e exonerações de cargo; desenvolvimento da indústria fluminense; homenagens e felicitações ao titular; questões fundiárias; greves e solicitações de direitos trabalhistas; assuntos pessoais; enchentes no estado do Rio de Janeiro; construção de estradas de ferro; produção agrícola, particularmente a cafeeira; questões clericais; interesses do comércio e da lavoura; impostos e prestações de contas; construção de escolas; fretes marítimos e terrestres; concursos públicos; legislação e constituição federal; administração pública; revoltas na polícia; questões salariais; empréstimos e comercialização de produtos; epidemia de ratos, de febre amarela e tuberculose; abastecimento de água; serviço de esgoto; exportações e importações; planejamento urbano; obras e serviços públicos; energia elétrica; relações internacionais; reforma judiciária; políticas econômicas e contrabando de sal.

Departamento de Esgoto Sanitário (DES)

Relatórios; orçamentos; estudo sobre a manutenção do transporte marítimo da Ilha Grande e Paquetá; manuais de organização e regulamentos do Ministério Nacional, entre outros.

Documentos Variados

Documentos variados relacionados à Superintendência de Urbanização e Saneamento – SURSAN, tais como: previsões de despesas; relação de obras; relatórios; certidão de procuração; memorandos e programa financiamento.

Documentos Variados

Documentos variados relacionados à Superintendência de Urbanização e Saneamento – SURSAN, tais como: memorandos e projetos.

Estrada de Ferro São Paulo Railway

  • BR RJMRAHI FS-TR-EF-011
  • Dossiê
  • 1920 - 1924-12-24
  • Parte de Francisco Sá

Reúne documentos de/sobre a Estrada de Ferro São Paulo Railway que abordam os seguintes assuntos: tomada de contas; pareceres; relatórios; lista de materiais; projetos de proposta; obras de melhoramento; revisão das cláusulas de contrato; base para o contrato; solução para supressão das porteiras; planta da Estação Norte; tabela de receita, despesa e saldo.

IX Região Administrativa – Vila Isabel

Documentos de diversos assuntos, tais como: relatório de um ano de atividade da Administração de Vila Isabel; decretos; relatórios; projeto de urbanização; prestação de contas; ofícios; resoluções; XI Conferência Internacional de Serviço Social; boletins; orçamentos, entre outros.

Jornais Estrangeiros

Recortes de jornais estrangeiros, um do Democracia e outro sem o nome, os quais tratam do financiamento para usinas incineradoras e da deterioração da paisagem americana.

Pasta contendo documentos da inauguração, em 23.05.1922, da Vila Epitácio Pessoa, no Acre

Contém: texto da Resolução nº 35 do Governador Geral do Território do Acre, Epaminondas Jácome, que nomeia a Vila Epitácio Pessoa; planta da cidade e abaixo assinado, de 25.04.1922, de residentes da cidade de Basiléa (Acre), dirigido ao Governador Geral do Acre agradecendo a escolha do local para a fundação da nova cidade no Acre e sugerindo dar a ela o nome de “Epitácio Pessoa” por tratar-se do político responsável pela unificação do território e pela escolha de seu atual governo. Deste abaixo assinado constam, legíveis, as seguintes assinaturas: Manoel João de Souza, João Pinheiro (Delegado de Polícia), Francisco de Souza Cavalcante, Agenor Pinto, Francisco Anibal de Souza (Juiz Municipal), João Damasceno Cavalcanti (Tabelião), José Joaquim Corrêa, Maria de Jesus, Antonio Ferreira Guedes, Pedro Ferreira de Carvalho, Jacob Assaf, Miguel Felippo, Ricardo Fernandes (Comerciante), José E. Cavalcante (despachante).

Telegramas

Documentos diversos, tais como: telegramas relativos a agradecimentos; reuniões em geral dos secretariados; posses de funcionários; revisões e vistorias de obras; relativos a sugestões para o trânsito urbano; orçamentos; votos de felicitações; pagamentos de funcionários; assembléias; vitória judicial relativo à censura; relativo à energia elétrica; referente a acidentes de menor em lugar público; refere-se loteamento de estradas; publicação de decreto no Diário Oficial; requisições de funcionários; referente a pedido de policiamento em prédio da Embaixada Honduras em Copacabana; referente a projeto de água e esgoto; convites para eventos; refere-se a noticiários na imprensa sobre Usina de Lixo; financiamento BNDE; Reforma da Justiça; projeto relativo as favela; exportação de minério; referente a reclamações de moradores; convênios, Fundação Leão XIII; licença de funcionários; referente ao fechamento do comércio aos domingos; despachos; refere-se a exibição de filmes, entre outros assuntos.

Telegramas

Documentos de diversos assuntos, tais como: assinatura de aditivo referente a contratos de empréstimo; refere-se a obras de túnel; convites para cerimônias, eventos e conferencias; patrocínios; referente à formulação de votos; conferência de governadores; inauguração do Comitê em Jacarepaguá; refere-se a pedido de conserto de vias urbanas; solenidade referente a candidatura; fiscalização referente a entrega de telegramas; felicitações pela vitória na eleição.

Transportes em geral

  • BR RJMRAHI FS-TR-GE-001
  • Dossiê
  • 1915 - 1968
  • Parte de Francisco Sá

Reúne documentos da Inspetoria Federal das Estradas com relatório; relações de funcionários; fiscalizações; informações de obras; etc.
Um documento da Aeronáutica deliberando sobre a via aérea; transportes de pessoas; mercadorias e correspondências e estações de parada.
Um documento da Inspetoria Federal de Navegação comunicando o nome do funcionário que está servindo fora da inspetoria.
Seis documentos sobre Rodovias tratando de transporte por automóveis; projetos e obras de construções e ampliações.
Mapa do Brasil com plano de rodovias; tabelas de consumo; tabela de estatísticas das estradas de ferro; tabela dos materiais rodantes; entre outros.