Militares

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) de fonte(s)

Nota(s) de exibição

Termos hierárquicos

Militares

Termos equivalentes

Militares

Termos associados

Militares

67 Fundos e coleções resultados para Militares

Somente resultados diretamente relacionados

Viagem de Vargas a região amazônica

Getúlio Vargas, de terno branco e sapato bicolor, em viagem para a região amazônica:
1- Getúlio Vargas (5º, da esquerda para direita) e outros não identificados no interior de um casebre de palha. Observar as condições de habitação;
2; 3 e 6- Getúlio Vargas, com capacete de explorador colonial europeu, no centro da foto, e outros não identificados, entre civis e militares. Na foto 2 e 3, Vargas é o 3º da imagem e na foto 6, é o 2º, caminhando em meio à vegetação;
4- Getúlio Vargas (3º), no centro da foto, e outros não identificados dentro de uma construção de palha. Observar o fogão rústico e a presença de um cavalo dentro da construção;
5- Getúlio Vargas (3º) segurando um fruto de uma castanheira do pará, Luis Vergara (4º) (oficial de Gabinete da Presidência da República entre 1930 e 1934 e secretário da Presidência entre 1936 e 1945) e outros não identificados;
7- Getúlio Vargas (4º), no centro da foto, Luis Vergara (6º) e outros não identificados. O 2º homem, da esquerda para direita, de terno e capacete de explorador colonial europeu, segura um fruto de uma castanheira do Pará;
8- Getúlio Vargas, segurando um capacete de explorador colonial europeu, próximo à janela de um edifício público. Reparar no canhão visto parcialmente à direita da foto e no homem negro próximo a ele, que provavelmente seria Gregório Fortunato (membro e chefe informal da guarda pessoal de Vargas durante o Estado Novo e chefe da Guarda Pessoal de Getúlio entre 1951 e 1954). Porto Velho (RO);
9 e 10- Getúlio Vargas e o capitão Álvaro Pinheiro Ferreira (5º) (primeiro superintendente da administração brasileira da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré) durante inauguração da Usina Termoelétrica de Porto Velho (RO). Na foto 9, Getúlio Vargas (3º) segura um capacete de explorador colonial europeu e atrás dele está Luis Vergara e outros não identificados. Na foto 10, Vargas está de costas, acionando um dispositivo. Porto Velho (RO);
11- Getúlio Vargas segurando um capacete de explorador colonial europeu em meio a um grupo de pessoas, em uma escada de um prédio. Porto Velho (RO);
12 e 13- Getúlio Vargas em meio a um grupo de pessoas não identificadas, havendo uma extrema semelhança entre as mulheres da foto. Na foto 12, Getúlio Vargas é a 5ª pessoa e na 13, a 4ª. Porto Velho (RO);
14- Getúlio Vargas em meio a um grupo de pessoas. Porto Velho (RO);
15- Getúlio Vargas sentado em um sofá. Aparecem outros não identificados.

Títulos militares concedidos a Francisco Affonso de Carvalho.

  1. Carta Patente com promoção ao posto de Primeiro Tenente da Arma de Artilharia, assinada pelo então Presidente da República, Epitácio Pessoa. Rio de Janeiro/RJ, 07/12/1921.
  2. Carta Patente com promoção ao posto de Capitão da Arma de Artilharia, assinada pelo então Presidente da República, Arthur Bernardes. Rio de Janeiro/RJ, 27/03/1924.
  3. Diploma da Medalha de Guerra pela cooperação para a organização da Força Expedicionária Brasileira. Rio de Janeiro/RJ, 21/08/1946.

Títulos conferidos ao General Antônio Affonso de Carvalho (pai do titular)

  1. Carta Patente com promoção ao posto de 1º Tenente da Arma de Artilharia, assinada pelo então Chefe do Governo Provisório, Manoel Deodoro da Fonseca. 30/12/1890.
  2. Carta Patente com promoção ao posto de Capitão para a 3ª Bateria do 1º Batalhão da Arma de Artilharia, assinada pelo então Vice-Presidente da República, Floriano Peixoto. 22/05/1894.
  3. Diploma de Agrimensor de Terras Públicas conferido pela Escola Polytechnica. 1896.
  4. Diploma da Medalha Militar concedendo a Medalha de Prata como reconhecimento dos bons serviços militares prestados durante mais de 20 anos. 10/12/1904.
  5. Carta Patente com promoção ao posto de Major da Arma de Artilharia, assinada pelo então Presidente da República, Nilo Peçanha. 21/06/1910.
  6. Diploma da Medalha Militar concedendo a Medalha de Ouro como reconhecimento dos bons serviços militares prestados durante mais de 30 anos. 24/08/1912.
  7. Nomeação como Diretor da Fábrica de Pólvora Sem Fumaça, assinada pelo então Presidente da República, Wenceslau Brás. 04/03/1915.
  8. Carta de encaminhamento do decreto de nomeação como Diretor da Fábrica de Pólvora Sem Fumaça. 11/03/1915.
  9. Carta Patente com promoção ao posto de Tenente Coronel, assinada pelo então Presidente da República, Wenceslau Brás. 08/06/1916.

Temas Nacionais

  • BR RJMRAHI NP-TN
  • Série
  • 1892-10-29 - 1922-05-31
  • Parte de Nilo Peçanha

Reúne documentos sobre questões políticas, sociais, diplomáticos, eleitorais, econômicos, constitucionais, educacionais e de saúde pública. Destacam-se os seguintes assuntos: política nacional e internacional; concessão de crédito público; empréstimos do Governo Federal aos estados; orçamento ministerial e da união; Oligarquias paulistas e mineiras; campanha civilista; pronunciamentos políticos; instruções para Forças Armadas; participação do Brasil na I Guerra Mundial; ações do Supremo Tribunal Federal; Código Civil da República; atos do Presidente e da Assembléia Legislativa; Instituto de Proteção e Assistência à Infância do Rio de Janeiro; Direito Civil; atuação da impressa; Revisão Constitucional ; emendas; projetos de leis; Leis e Decretos; Relações Comerciais Internas e Externas; oscilações cambiais; agricultura; tributação; taxas alfandegárias e portuárias; exportação e importação; desenvolvimento industrial, bélico, têxtil, siderúrgico, eletroquímico; desenvolvimento de sistemas de comunicação; ensino superior profissional; ensino nos institutos militares; ensino agrícola; Monumentos Nacionais e Fiscalização Sanitária.

Servidores públicos

  • BR RJMRAHI CL-DS-007
  • Dossiê
  • 2016 - 2022
  • Parte de Carlos Latuff

Condições de trabalho dos servidores públicos.

Secretaria de Segurança Pública

Documentos diversos da Secretaria de Segurança Pública, tais como: esclarecimentos sobre concessão de passaportes; relatórios; explicações do serviço de censura; plano de policiamento ostensivo; decretos; comunicados; documentos do Gabinete do chefe de polícia; ofícios; auto de declarações; decretos; mensagens; sugestões; solicitações; atos do poder legislativo e boletins.

Reforma da Previdência

  • BR RJMRAHI CL-DS-PREV-001
  • Dossiê
  • 2016 - 2021
  • Parte de Carlos Latuff

Mudanças na previdência social e impactos na aposentadoria.

Recepção a comitivas militares

1- Recepção à comitiva estrangeira, no Copacabana Palace, em 1937. Vê-se Cristóvão Barcelos sentado (segundo, da direita para esquerda);

2- Recepção no Copacabana Palace, em 1943. Vê-se os generais Cristóvão Barcelos (sentado à direita) e Eurico Gaspar Dutra (sentado ao centro) e Góis Monteiro (sentado, quarto, da direita para a esquerda);

3 e 4- Solenidade em homenagem a comitiva estrangeira, no Ministério do Exército (antigo Ministério da Guerra), em 1943. Na foto 3, vê-se sentados os generais Góis Monteiro (terceiro, da esquerda para a direita), Eurico Gaspar Dutra (sexto, da esquerda para a direita) e Cristóvão Barcelos (nono, da esquerda para a direita). Na foto 4 vê-se sentados: o general Gaspar Dutra (sexto, da esquerda para a direita), o ministro das relações, Oswaldo Aranha (oitavo, da esquerda para a direita), o general Góis Monteiro (nono, da esquerda para a direita), e em pé: general Cristóvão Barcelos (primeira fila, sétimo, da esquerda para a direita), general Leitão de Carvalho (décimo-terceiro, da esquerda para a direita), e os generais Mascarenhas de Morais e Pinto Guedes (entre outros).

5- Recepção a comitiva estrangeira em local e data não identificados. Vê-se Cristóvão Barcelos sentado à direita;

6- Oficiais-generais que, em 1942, recebem das mãos do General Escudero a Medalha Militar Militar de Ouro da República do Chile. Vê-se (da esquerda para a direita) os generais Esteves, Cristóvão Barcelos, Eurico Gaspar Dutra, Escudero, Leitão de Carvalho e Góis Monteiro.

Prisão na Fortaleza de São João

O então major Cristóvão Barcelos (de óculos e camiseta) por ocasião de sua prisão na Fortaleza de São João. Vê-se também os tenentes Filinto Müller e Nelson de Melo.

Passiva não identificável ou sem data

Correspondência passiva de amigos e familiares à Joaquim Bagueira Leal sobre assuntos diversos, como: agradecimentos, pedido de doação, administração militar, entre outros.

Joaquim Bagueira do Carmo Leal

Participação do Brasil na II Guerra Mundial

1 e 2- Almoço oferecido no Iate Clube do Rio de Janeiro em homenagem ao então ministro da guerra, Eurico Gaspar Dutra, que acabara de retornar do front italiano. Na foto 1 vê-se o general Cristóvão Barcelos e Eurico Gaspar Dutra (sentado de frente, terceiro, da direita para a esquerda). Na foto 2 vê-se o general Cristóvão Barcelos (ao centro) conversando com Eurico Gaspar Dutra (segundo, da direita para a esquerda), o general Benício e outra pessoa não identificada;

3- Reunião da Comissão mista militar Brasil - Estados Unidos, tendo como presidente o general Cristóvão Barcelos (sentado na cabeceira da mesa).

Lula

Charges sobre os processos judiciais contra Lula e sua prisão.

J.J. Seabra no exílio em Cucuí, Amazonas

  • BR RJMRAHI JJS-IC-FT-011
  • Dossiê
  • 1892
  • Parte de J.J. Seabra

Presentes: J.J. Seabra; o Conde de Leopoldina (capitalista e banqueiro na Capital Federal); Dr. Arthur Campos de Paz (professor catedrático da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro); José do Patrocínio (jornalista); Dr. Manoel Labrador (negociante e proprietário na Capital Federal); Marechal do Exército Almeida Barreto (senador federal pelo Estado da Paraíba do Norte); Coronel do Exército Jacques Ourique (deputado federal pela Capital Federal); e Capitão do Exército F. Miranda.

Jair Bolsonaro

  • BR RJMRAHI CL-PE-FED-003
  • Dossiê
  • 2018 - 2022
  • Parte de Carlos Latuff

Jair Bolsonaro enquanto presidente da República e aspectos de seu governo.

Getúlio Vargas observando uma produção de calçados

1- Getúlio Vargas observado uma operação industrial. Da esquerda para direita: Enê Garcez (3º), Getúlio Vargas (4º) e outros não identificados;
2- Getúlio Vargas, entre militares, observando alguns calçados. Da esquerda para direita: Getúlio Vargas (3º), Enê Garcez (4º), General Estillac Leal (5º), (ministro da Guerra entre 1951 e 1952), General Ciro do Espírito Santo (chefe do Gabinete Militar de 1951 a 1952) e outros não identificados.

Getúlio Vargas em solenidade e sendo condecorado

1- Getúlio Vargas numa solenidade. Da esquerda para direita, em primeiro plano: Getúlio Vargas (2º), com uma faixa atravessada no peito, General Caiado de Castro (4º) (chefe do Gabinete Militar, de 1952 a 1954) e dignitários estrangeiros não identificados. Em segundo plano, da esquerda para direita: Major Fittipaldi (1º, de perfil, atrás de Vargas) (da Força Aérea Brasileira e Ajudante de Ordens de Getúlio Vargas), Valente (2º) (secretário da Guarda Pessoal de Vargas) e Enê Garcez (3º, de perfil);
2- Getúlio Vargas numa solenidade. Da esquerda para direita: Major Fittipaldi (2º), Getúlio Vargas (3º), General Caiado de Castro (5º), Enê Garcez (6º) e outros não identificados;
3- Getúlio Vargas em meio a um grupo de pessoas em uma solenidade. Da esquerda para direita: Enê Garcez (1º), Valente (2º), Darcy Vargas (4º) (esposa do Presidente Getúlio Vargas), Maria Delgado de Odriá (5º) (esposa do General Manuel Arturo Odriá Amoretti), Getúlio Vargas (6º) e outros não identificados;
4- Getúlio Vargas com Rosa Marckman. Da esquerda para direita: Enê Garcez (1º), Getúlio Vargas (2º) e Rosa Marckman de Gonzales Vilela (3ª) (esposa de Gabriel Gonzales Vilela embaixador do Chile no Brasil em 1942 e Presidente do Chile entre 1946 e 1952) e outros não identificados;
5- Getúlio Vargas entre militares. Da esquerda para direita: Enê Garcez (1º), aparecendo parcialmente de perfil, Getúlio Vargas (4º), ostentando uma condecoração e segurando um charuto e outros não identificados. Os três militares, de uniforme branco ladeando Vargas, são estrangeiros;
6- Getúlio Vargas sendo condecorado. Da esquerda para direita: Enê Garcez (1º), Getúlio Vargas (3º, de perfil), Major Fittipaldi (4º), presidente Manuel Odriá (5º, de perfil, condecorando Vargas) (presidente do Peru de 1948 a 1956) e outros não identificados;
7- Getúlio Vargas sendo condecorado. Da esquerda para direita, em primeiro plano: Getúlio Vargas (1º, de perfil) e Presidente Manuel Odriá (2º de perfil, condecorando Vargas). Em segundo plano: Ricardo Rivera Schreiber (1º) (ministro das Relações Exteriores do Peru entre 1952 e 1954), Enê Garcez (2º), Major Fittipaldi (6º) e outros não identificados.

Getúlio Vargas em meio a uma multidão

1- Getúlio Vargas em um vagão de trem. Da esquerda para direita: Enê Garcez (2º), Getúlio Vargas (4º), Bento Munhoz (7º), (Bento Munhoz da Rocha Neto, Governador do Paraná entre 1951 e 1955) e outros não identificados. 1953, Paraná.
2- Getúlio Vargas em meio a uma multidão. Getúlio Vargas estendendo a mão para uma criança que está nos ombros de um adulto. Entre outros: Maneco Vargas (Manuel Antonio Sarmanho Vargas, filho de Getúlio e Darcy Vargas), Gregório Fortunato, (chefe da guarda pessoal de Getúlio de 1951 a 1954), Amaral Peixoto (Ernani do Amaral Peixoto, político, genro de Getúlio Vargas e governador do Estado do Rio de Janeiro de 1951 a 1954), Valente, (João Valente de Souza, secretário da Guarda Pessoal de Vargas), Roberto Alves, (secretário pessoal de Getúlio Vargas), Enê Garcez. Entre 1951 e 1954, s/l.
3- Getúlio Vargas em frente a uma fita de inauguração. Da esquerda para direita: Amaral Peixoto (1º), (Ernani do Amaral Peixoto, político e genro de Getúlio Vargas e governador do Estado do Rio de Janeiro de 1951 a 1954), João Cleofas (2º), (João Cleofas de Oliveira, Ministro da Agricultura, de 1951 a 1954), Enê Garcez (7º) e outros não identificados. Entre 1951 e 1954, s/l.
4-Getúlio Vargas ouvindo um discurso em uma cerimônia. De frente, da esquerda para direita: De frente, da esquerda para direita: Getúlio Vargas (4º), Negrão de Lima (5º atrás de Vargas), (Francisco Negrão de Lima, Ministro da Justiça de 1951 a 1953), Amaral Peixoto (6º), (Ernani do Amaral Peixoto, político e genro de Getúlio Vargas e governador do Estado do Rio de Janeiro de 1951 a 1954), Enê Garcez (7º) e outros não identificados. Entre 1951 e 1954, s/l.
5- Manifestação popular. Diversas pessoas empunhando faixas de apoio a Vargas. Em uma das faixas pode-se ler: “Nós sabemos que podemos fazer justiça com as próprias mãos. As nossas mãos são vossas”.
6- Getúlio Vargas em meio a um grupo de pessoas. Em primeiro plano, da esquerda para direita: Enê Garcez à esquerda da foto, Getúlio Vargas, de terno claro, com lenço no bolso do paletó, Amaral Peixoto, ao lado de Vargas, (Ernani do Amaral Peixoto, político e genro de Getúlio Vargas e governador do Estado do Rio de Janeiro de 1951 a 1954) e outros não identificados. S/d, s/l.
7- Getúlio Vargas em meio a uma multidão. Aparece: Getúlio Vargas, Amaral Peixoto, (Ernani do Amaral Peixoto, político e genro de Getúlio Vargas e governador do Estado do Rio de Janeiro de 1951 a 1954), Roberto Alves (secretário pessoal de Getúlio Vargas) e outros não identificados. Interessante notar o cordão de isolamento feito por soldados da Polícia do Exército. Entre 1951 e 1954, s/l.

Getúlio Vargas e outros em eventos diversos

1- Getúlio Vargas, Alexandre Marcondes Filho, General Edmundo Macedo Soares e outros durante uma recepção;
2- Getúlio Vargas, Jose Américo, João Alberto, Juraci Magalhães e outros, durante uma recepção;
3- Getúlio Vargas, Juarez Távora, Jose Américo, João Alberto e outros durante uma recepção;
4- Getúlio Vargas e outros com a inscrição "Vultos Célebres da Revolução-24 de outubro de 1930";
5- Getúlio Vargas e membros de seu Ministério-Petrópolis-1931(?). Destacam-se: Pedro Ernesto, José Américo, Afrânio de Mello Franco, Batista Luzardo, Raul Fernandes, Almirante Protógenas Pereira Guimarães, Lindolfo Collor;
6- Getúlio Vargas, Juarez Távora, Juraci Magalhães e outros;
7- Getúlio Vargas, Ademar de Barros e outros;
8- Getúlio Vargas acompanhado do Secretário Dr. Roberto Alves, Tenente Ferraiolo, Café Filho, entre outros, nos jardins do Palácio Rio Negro. Petrópolis;
9- Foto de Hermenegildo de Albuquerque Porto Carrero contendo dedicatória de sua filha, Ana Porto Carrero Martin, a Getúlio Vargas: "Ao D. D. Presidente Vargas, como forma de reconhecimento e elevada estima, tomo a liberdade de oferecer o retrato de meu pai". Niterói, 28 de dezembro de 1942;
10- Getúlio Vargas recebendo em audiência o Dr. Laureano e sua esposa Marcina no Palácio Rio Negro. Petrópolis. 1953;
11- Grupo de convidados em um churrasco oferecido nos jardins do Palácio do Catete. Rio de Janeiro - 1951;
12- Getúlio Vargas e José Maria Alkimin (deputado federal por MG) sendo convidado para Diretor da Carteira de Redescontos do Banco do Brasil em audiência no Palácio do Catete. Rio de Janeiro;
13- Getúlio Vargas, Osvaldo Aranha, Gustavo Capanema, Eurico Dutra, Apolônio Sales, Alexandre Marcondes Filho e outros, durante reunião no Palácio do Catete, em suporte autografado. Rio de Janeiro;
14- Getúlio Vargas, Cardeal Leme, General Eurico Dutra, José Linhares e outros. [Rio de Janeiro - 1943?;
15- Francisco Campos e outros durante um discurso por ocasião da instalação do Estado Novo. Rio de Janeiro - 10 de novembro de 1937;
16- Carvalho Neto, Benedito Valadares e outros;
17- Getúlio Vargas, General Eurico Dutra e General Leitão de Carvalho e outro no Palácio Rio Negro. Petrópolis - 1940 (Agencia Nacional/PIB);
18- Getúlio Vargas, o General Leitão de Carvalho e outros em manobras militares - Saicam - abril de 1940 (SIOMA);
19- O Presidente Getúlio Vargas recebe, em seu gabinete no Palácio Rio Negro, o ministro da Guerra, que lhe apresenta o General Leitão de Carvalho, recentemente nomeado Chefe do 1º Grupo de Regiões Militares. Petrópolis - 1940 (Agencia Nacional/DIP);
20- Junta Governativa: General Tasso Fragoso, General Mena Barreto e Almirante Isaías de Noronha. Foto de autoria de Roberto Maia. 1930;
21- Getúlio Vargas e mulher não identificada.

Getúlio Vargas condecorando oficiais do Exército

1 e 3- Getúlio Vargas condecorando General Lott. Da esquerda para direita: Getúlio Vargas (2º), General Lott (4º, recebendo a condecoração) (comandante da 2ª Região Militar (SP) de 1949 a 1952, Diretor Geral de Engenharia do Exército de 1952 a 1953), Enê Garcez (5º, atrás do General Lott), amarrando a fita da condecoração e outros não identificados;
2- Getúlio Vargas condecorando um oficial do Exército. Da esquerda para direita: Getúlio Vargas (3º, de perfil), Enê Garcez (5º, amarrando a fita da condecoração) e outros não identificados.

Fotografias referentes a visitas de Getúlio Vargas, à máscara mortuária de Getúlio Vargas, ao golpe de 1937, entre outras

  • BR RJMRAHI GV-IC-FT-002
  • Dossiê
  • 1937 - 1954-08-24
  • Parte de Getúlio Vargas

1- Getúlio Vargas, Ernani do Amaral Peixoto, Alzira Vargas e outros, durante passeio ao Museu Imperial de Petrópolis, 1940;
2- Getúlio Vargas e outros durante uma visita ao Berçário da Fundação Romão Duarte. Rio de Janeiro;
3- Getúlio Vargas e outros durante uma visita a um estabelecimento;
4- Aldo Baldissare, escultor da máscara mortuária de Getúlio Vargas, posa ao lado da referida máscara. A fotografia foi tirada no dia da morte de Vargas, 24/08/1954, logo após a feitura da máscara;
5- Getúlio Vargas conversa com o jornalista Paulo Parisi, presidente da Gazeta de Notícias;
6- Senado Federal. Tropas Federais cercam o Palácio Monroe, então sede do Senado Federal, no dia do golpe que instaurou o Estado Novo. Rio de Janeiro - 10 de novembro de 1937;
7- Palácio Tiradentes (então Câmara dos Deputados). Golpe de 1937. Rio de Janeiro, 10 de novembro de 1937;
8- Rembrandt. Monumento de Gonçalves Dias. São Luis.

Fotografias do general Caiado de Castro

1- Ciro do Espírito Santo cumprimentando general Caiado de Castro. Da esquerda para direita: major Fittipaldi (1º) (da Força Aérea Brasileira e ajudante de ordens de Getúlio Vargas), Ciro do Espírito Santo (2º, a paisana) (chefe do Gabinete Militar de 1951 a 1952 e ministro da Guerra de 1952 a 1954), general Caiado de Castro (4º) (chefe do Gabinete Militar, de 1952 a 1954), comandante Lucio Meira (5º de perfil) (capitão-de-Mar-e-Guerra, representante da Marinha na Comissão de Desenvolvimento Industrial da Presidência da República entre 1951 e 1954) e Enê Garcez (6º, só o rosto);
2- Em primeiro plano: General Caiado de Castro, ao fundo, militar não identificado.

Fotografia de Getúlio Vargas no interior do Palácio do Catete, Salão de Banquetes

Vargas aparece falando ao telefone, acompanhado por vários expectadores, militares e civis. Entre eles, está o ajudante de ordens, General Francisco José Pinto (de perfil, o segundo da direita para a esquerda), e também o secretário da presidência, Luís Fernando Vergara (de óculos, atrás de Vargas). Rio de Janeiro.

Entidades e Movimentos

Reúne documentos relativos às propostas da CEC quanto às corporações policiais e encaminhadas, principalmente, pelas Polícias Militares de diversos estados para a Comissão Provisória de Estudos Constitucionais e/ou para órgãos do Poder Executivo, destacando-se: artigos e textos de análise, manifestações de desagrado, deliberações de evento e sugestões diversas.

Enê Garcez e Amaury Kruel

1- Da esquerda para direita: General Amaury Kruel (2º) (chefe do Departamento Federal de Segurança Pública do Distrito Federal entre 1957 e 1959, ou seja, chefe da Polícia);
2- Em primeiro plano, da esquerda para direita: General Amaury Kruel (1º, paisano), Enê Garcez (2º, fardado) (na época tenente-coronel do Exército e chefe do Serviço de Radio-Patrulha do Distrito Federal, entre 1956 e 1959) e outros não identificados. Veem-se algumas viaturas do Serviço de Radio-Patrulha;
3- Da esquerda para direita: General Amaury Kruel (2º, paisano), Enê Garcez (5º, fardado) e outros não identificados.

Eleições 2018

  • BR RJMRAHI CL-DP-CEL-001
  • Dossiê
  • 2017 - 2018
  • Parte de Carlos Latuff

Campanha eleitoral para presidência da República.

Documentos relativos à recepção programada pelo governo uruguaio a Getúlio Vargas, na ocasião de sua visita ao país

  • BR RJMRAHI GV-HOM-003
  • Dossiê
  • 1935-05-22 - 1935-06-02
  • Parte de Getúlio Vargas

1- Mensagem do povo de São José, Uruguai, 1935;
2- Programa de desfile militar em homenagem a Getúlio Vargas, 30/05/1935;
3- Ata da Suprema Corte de Justiça de Uruguai em homenagem a Getúlio Vargas;
4- Programa oficial do Jockey Club de Montevideo, em 02/06/1935;
5- Álbuns do Departamento de Cerro Largo, contendo mensagens e assinaturas;
6- Álbum do Departamento de Flores, com mensagem e assinaturas;
7- Álbum de homenagem de vários setores da economia do Uruguai, em MAI/1935;
8- Álbum de homenagem de estudantes universitários uruguaianos. Contém ilustrações, em jun/1935.

Documentos de Hermenegildo de Albuquerque Portocarrero (comandante do Forte de Coimbra no início da Guerra do Paraguai), provavelmente presenteados a Getúlio Vargas

  • BR RJMRAHI GV-DI-002
  • Dossiê
  • 1866-01-17 - 1892-05-16
  • Parte de Getúlio Vargas

1- Carta assinada por Dom Pedro II, nomeando-o Oficial da Ordem Imperial do Cruzeiro (17/01/1866);
2- Diploma da Medalha Geral da Campanha do Paraguai (22/05/1872);
3- Carta, assinada por Dom Pedro II, lhe concedendo o título de Barão do Forte Coimbra (13/07/1889);
4- Carta patente, assinada por Marechal Deodoro da Fonseca, o reformando compulsoriamente no Posto de Marechal-de-Campo (01/05/1890);
5- Carta patente, assinada por Marechal Floriano Peixoto, lhe concedendo a graduação de Tenente-General (16/05/1892).

Diversos

  • BR RJMRAHI BL-DP-CM-006
  • Dossiê
  • 1911-06-19 - 1915-06-12
  • Parte de Bagueira Leal

Comunicações trocadas entre Bagueira Leal e o Ministério da Guerra, reunindo nomeações, aplicações de pena, requerimento de reforma, entre outros.

Diversos

  • BR RJMRAHI CL-DS-002
  • Dossiê
  • 2016 - 2021
  • Parte de Carlos Latuff

Segurança em Porto Alegre; vigilância e ciclo de violência.

COVID-19

  • BR RJMRAHI CL-DS-SAU-001
  • Dossiê
  • 2020 - 2022
  • Parte de Carlos Latuff

Vacinas; saúde pública; administração e gestão governamental; CPI da Pandemia e notícias falsas.

Correspondências, bilhetes, rascunhos e anotações diversas de Getúlio Vargas, algumas incompletas, sobre assuntos pessoais e políticos

  • BR RJMRAHI GV-CR-006
  • Dossiê
  • 1943-09-15 - 1951-10-28
  • Parte de Getúlio Vargas

1- Carta traduzida do latim para português (em 19/07/1977) do Papa Pio XII a Getúlio Vargas agradecendo os votos de pesar pela morte do Cardeal Dom Sebastião Leme. Roma, 15/09/1943;
Obs.: carta original separada, dentro da mesma caixa.
2- Carta-resposta de Getúlio Vargas a Cargoni informando os motivos pessoais (perseguição política) para não lhe dar entrevista; 10/06/1950;
3- Reivindicação da Associação dos Servidores Federais do Estado de São Paulo em relação às disparidades salariais existentes no Serviço Público Federal; SP, 28/10/1951;
4- Anotações incompletas de Getúlio Vargas;
5- Bilhete/anotação/lembrete de Getúlio Vargas sobre fazer um passe de 12 mil cruzeiros, a seu crédito, para a filial do Banco da Província, no RJ. Sem data;
6- Anotação incompleta sobre o quadro político e o desenvolvimento econômico argentino sob o governo Perón;
7- Anotação/bilhete preparando ou pedindo preparo de discurso a ser proferido em um almoço na Tijuca oferecido por oficiais superiores do exército;
8- Anotação/bilhete/rascunho de Getúlio Vargas a “meu caro F...” (?) em resposta a carta recebida do mesmo. Vargas autoriza “F” a tratar com atual governo as providências necessárias para conferência de Washington e outras de caráter internacional e informa também que “nossa cooperação depende de um auxílio eficiente econômico, financeiro e técnico de alta envergadura, para que possamos resolver os nossos problemas” (pós-guerra).

Exibindo 1-50 de 67 resultados