Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1985 - 2023 (Produção)
Nível de descrição
Coleção
Dimensão e suporte
Documentos iconográficos: 998 itens; 1235 páginas
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Carlos Latuff nasceu em 30 de novembro de 1968, no bairro de São Cristóvão, Rio de Janeiro. Desenhista autodidata frequentou cursos da área no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac e na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
Iniciou sua carreira como ilustrador em 1989, numa pequena agência de propaganda. Publicou sua primeira charge em um boletim do Sindicato dos Estivadores, em 1990. Além da imprensa sindical, sua atuação profissional se estende à ilustração de materiais informativos de movimentos populares (movimento estudantil, sem-terra, direitos humanos, sem-teto) e a produção de charges para veículos de comunicação nacionais e internacionais. O ativismo político está expresso em sua arte com destaque para a causa Palestina, a violência policial e a defesa dos direitos humanos.
Entidade custodiadora
História do arquivo
Em 2018, Carlos Latuff fez três doações ao Arquivo Histórico e Institucional do Museu da República: a primeira, de charges que em sua maioria tratam do contexto político brasileiro que culminou no impeachment da presidenta Dilma Rousseff, e de um livro com seleção de sua obra publicado na Turquia; a segunda, de itens relacionados ao Museu Nacional e ao incêndio sofrido por esta instituição; a terceira, mais volumosa e de temática abrangente, de charges sobre assuntos nacionais e internacionais, esses últimos referindo-se também à Palestina, uma das razões do seu ativismo político. Em 2019, foi realizada nova doação também sobre questões nacionais e internacionais. Em 2021, além de charges também foram doados um aúdio, em formato digital, com registros da quarentena sofrida devido à pandemia da Covid-19 e uma caderneta com desenhos sobre acontecimentos do ano de 2020, primeiro ano da pandemia, com foco em obituários. Em 2022, foram doadas novas charges e um caderno com ilustrações feitas durante a prática de radioescuta.
A partir das três primeiras doações foi iniciado o tratamento arquivístico da coleção e formulado um quadro de arranjo que permitiu a inserção de novas charges doadas posteriormente e que tratam de temas diversos.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Doada pelo próprio titular.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
A coleção é formada, em sua maioria, por charges que fazem críticas a questões políticas, econômicas, sociais e de ameaça aos direitos humanos, nacional e internacionalmente. Constam também desenhos de personalidades de diferentes áreas, arte, comunicação, esporte e ciência e um livro de charges publicado na Turquia. Também compõem a coleção, desenhos e fotografias do acervo do Museu Nacional feitos pelo Latuff enquanto visitante da instituição.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Série Impressos
Série Museu Nacional
Série Economia
Série Tecnologia
Série Direitos Sociais
Série Direitos Políticos
Série Poder Executivo
Série Poder Legislativo
Série Poder Judiciário
Série Países Estrangeiros
Série Esportes
Série Temas Globais
Série Temas Variados