19 de abril - Reverência a memória de Getúlio Vargas
- BR RJMRAHI CV-DC-002
- Dossiê
- 1956 - 1960
Parte de Celina Vargas
Folheto com versos de cordel em homenagem a Getúlio Vargas.
37 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
19 de abril - Reverência a memória de Getúlio Vargas
Parte de Celina Vargas
Folheto com versos de cordel em homenagem a Getúlio Vargas.
A atuação de Mário Ribeiro como Procurador da República no Paraná e em São Paulo
Parte de J.J. Seabra
Documentos referentes à atuação de Mário Ribeiro como Procurador da República no Paraná e em São Paulo, contendo decreto que o transferia para o Paraná, carta enviada para o Procurador Geral da República e portarias relacionadas ao seu exercício como procurador.
Parte de Raphael de Almeida Magalhães
Documentos diversos, tais como: decretos; relação das coordenadorias das zonas portuárias da rede escolar; programas de campanha; relatórios de obras; atas; portarias e memorandos do governo da Guanabara, entre outros.
Carta do Saudoso Presidente Getúlio Vargas; Ele disse:
Parte de Eurípedes Aires de Castro
Carta testamento (02) de Getulio Vargas.
Carta e telegrama enviados a Eurípedes Aires de Castro por João Goulart
Parte de Eurípedes Aires de Castro
Carta em que João Goulart parabeniza a nova diretoria do Sindicato e telegrama agradecendo a Aires de Castro as condolências pelo falecimento de sua mãe.
Congresso Nacional de Defesa dos Minérios
Parte de Eurípedes Aires de Castro
Capa utilizada no Congresso Nacional de Defesa dos Minérios, com assinatura de Eurípedes Aires de Castro como delegado do Congresso.
Cópias de correspondência enviadas por Eurípedes Aires de Castro
Parte de Eurípedes Aires de Castro
Correspondências de Aires de Castro:
1- Ao Presidente da República, denunciando por sonegação e sabotagens a empresa Brazilian Traction, e todo o grupo Light and Power;
2- Ao General Angel Mendes de Moraes, prefeito do DF, solicitando o calçamento da Rua Miguel Rangel em Cascadura;
3- Ao Ministro de Estado dos Negócios do Trabalho, Indústria e Comércio, Danton Coelho, relatando fatos sobre a interferência de autoridades nas entidades de classes e da tentativa de restaurar a liberdade sindical.
4- Ao redator do Diário Popular sob nota divulgada naquele jornal, intitulada “Eleições nos Sindicatos dos Metalúrgicos”;
5- Ao deputado Danton Coelho, reafirmando a sua luta e relatando a situação no sindicato;
6- Ao senador General Napoleão Alencastro Guimarães, relatando situação no sindicato;
7- Ao Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio, Napoleão Alencastro Guimarães, sobre situação interna do sindicato. Assina também João Menezes Cardoso, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Material Mecânico e Material Elétrico de Campos- RJ;
8- Ao Dr. Gilberto C. de Sá, diretor geral do D.N.T., solicitando providências no sentido de ser verificadas as condições da FTIMMMERJ;
9- Ao diretor da Última Hora sobre nota publicada a seu respeito, e segundo ele, caluniosa.
Documentos relativos à morte de Getúlio Vargas
Parte de Getúlio Vargas
Documentos relativos à identificação da causa mortis de Getúlio Vargas:
1- Laudo do exame da morte, encaminhado por Carlos de Mello Éboli, então Diretor do Gabinete de Exames Periciais do Departamento Federal de Segurança Pública, ao Chefe da Polícia, contendo também o laudo de exame do local de morte e o laudo de exame da arma de fogo e projétil. Inclui 20 fotos. Em anexo (A), cópias datilografadas do laudo pericial;
2- Guia para o necrotério do Instituto Médico Legal;
3- Resumo de exame cadavérico assinado pelo Dr. Nilton Salles, datado de 24/08/1954;
4- Carta do médico Jessé de Paiva ao perito Nilton Salles, encaminhando relato sobre o suicídio de Getúlio Vargas e solicitando complementação de dados referentes à causa mortis, datada de 05/04/1969;
5- Reprodução do registro de ocorrência policial, lavrado em livro;
6- Fotos (02 iguais) do registro, no Departamento Federal de Segurança Pública, do projétil que matou Getúlio Vargas.
Parte de Enê Garcez dos Reis
1- Da esquerda para direita: General Amaury Kruel (2º) (chefe do Departamento Federal de Segurança Pública do Distrito Federal entre 1957 e 1959, ou seja, chefe da Polícia);
2- Em primeiro plano, da esquerda para direita: General Amaury Kruel (1º, paisano), Enê Garcez (2º, fardado) (na época tenente-coronel do Exército e chefe do Serviço de Radio-Patrulha do Distrito Federal, entre 1956 e 1959) e outros não identificados. Veem-se algumas viaturas do Serviço de Radio-Patrulha;
3- Da esquerda para direita: General Amaury Kruel (2º, paisano), Enê Garcez (5º, fardado) e outros não identificados.
Gestão das Regiões Administrativas do Estado da Guanabara
Parte de Raphael de Almeida Magalhães
Documentos diversos, tais como: correspondências; ofícios; boletins informativos; orçamentos e documentos referentes a transportes coletivos; habitação e gastos com educação do Estado da Guanabara, entre outros.
I Região Administrativa - Zona Portuária
Parte de Raphael de Almeida Magalhães
Memorando do Coordenador do Sistema de Administração Local ao secretário do Estado pedindo que não efetive uma portaria que remove um funcionário da I Região Administrativa.
II Região Administrativa – Zona Central
Parte de Raphael de Almeida Magalhães
Documentos diversos relativos à II Região Administrativa, tais como: memorandos e ofícios sobre fiscalização da área; remoção de barreira caída; comércio e indústria cinematográfica.
III Região Administrativa – Rio Comprido
Parte de Raphael de Almeida Magalhães
Documentos referentes à III Região Administrativa, tais como: cartas sobre instalação da sede; portaria; decretos da criação do distrito; ofícios solicitando policiamento; envio de relatório da gestão do administrador, entre outros.
Parte de Raphael de Almeida Magalhães
Documentos referentes à injustiça contra administração desta região (Ilha do Governador) e obras de construção de prédio.
IV Região Administrativa – Botafogo
Parte de Raphael de Almeida Magalhães
Documentos da IV Região Administrativa, dentre os quais estão: ofícios e memorandos sobre obras na região e envio de relatórios.
IX Região Administrativa – Vila Isabel
Parte de Raphael de Almeida Magalhães
Documentos de diversos assuntos, tais como: atas da administração regional; relatórios; despachos e documentos relacionados à Assessoria Esporte da Guanabara; problemas de Vila Isabel; Campeonato Inter-colegial; síntese histórica do bairro; aniversário do bairro; associação de moradores, entre outros.
IX Região Administrativa – Vila Isabel
Parte de Raphael de Almeida Magalhães
Documentos de diversos assuntos, tais como: relatório de um ano de atividade da Administração de Vila Isabel; decretos; relatórios; projeto de urbanização; prestação de contas; ofícios; resoluções; XI Conferência Internacional de Serviço Social; boletins; orçamentos, entre outros.
IX Região Administrativa – Vila Isabel
Parte de Raphael de Almeida Magalhães
Documentos de diversos assuntos, tais como: relatório mensal; atas administrativas; processos; prestação de contas; relação de moradores; ementário dos recursos assistenciais; memorandos, entre outros.
Jornais com reportagens sobre a morte de Getúlio Vargas
Parte de Getúlio Vargas
1- Edição do jornal Última Hora de 24 de agosto de 1954 (com informações sobre a morte de Getúlio Vargas);
2- Edição extra do jornal Última Hora de 24 de agosto de 1954 (edição especial sobre a morte de Getúlio Vargas);
3- Edição do jornal Última Hora de 25 de agosto de 1954;
4- 2ª Edição do jornal Última Hora de 25 de agosto de 1954;
5- Edição do jornal Última Hora de 27 de agosto de 1954;
6- Edição do jornal Última Hora de 27 de agosto de 1954 sobre as repercussões da morte de Getúlio Vargas no Rio Grande do Sul;
7- Edição do jornal O Radical de 25 de agosto de 1954 (com cobertura sobre a morte de Getúlio Vargas);
8- Edição do jornal Folha da Tarde de 27 de agosto de 1954;
9- Parte da edição do Jornal do Brasil de 23/08/1964, Caderno B, páginas 3 e 4, 7 a 10, Reportagens de: Os Idos de Agôsto / A Queda do Império Getuliano / As Memórias de Agôsto / Ascensão e Queda de Vargas.
Parte de Getúlio Vargas
Parte de Raphael de Almeida Magalhães
Documentos diversos, tais como: plano de obras; projetos; ofícios referentes à solenidade em Comemoração ao 1° Aniversário do Distrito Administrativo de Paquetá, entre outros.
Parte de Raphael de Almeida Magalhães
Documentos com assuntos diversos, tais como: festejos carnavalescos; criação de um cemitério, e documentos como relatórios; atas, entre outros.
Parte de Raphael de Almeida Magalhães
Documentos diversos relacionados à Secretaria do Estado de Turismo, tais como: anteprojetos; memorandos; projetos de lei; decretos; documentação relativa ao IV centenário da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro; ata de reunião; relação de turistas estrangeiros visitantes do Estado da Guanabara.
Parte de Raphael de Almeida Magalhães
Documentos diversos relacionados à Secretaria de Turismo, tais como: proposta para os festejos do IV Centenário de Fundação da cidade do Rio de Janeiro; relação de membros do Conselho de Administração da Superintendência do IV Centenário; sugestões de eventos; tabela de despesas com administração pública.
V Região Administrativa – Copacabana
Parte de Raphael de Almeida Magalhães
Documentos referentes à V Região Administrativa, tais como: memorandos; ofícios sobre festividades; linha de bondes; obras; relatórios; pesquisa de mercados.
VI Região Administrativa – Lagoa
Parte de Raphael de Almeida Magalhães
Memorandos e ofícios sobre problemas de cano furado; reformas no Estádio do Remo; proposta orçamentária; construção do anexo do Hospital Miguel Couto; relatórios de atividades, entre outros.
VII Região Administrativa – São Cristóvão
Parte de Raphael de Almeida Magalhães
Documentos de diversos assuntos, tais como: correspondências sobre Serviço de Endemias Rurais do Ministério da Saúde; gratificação de funcionários; aplicação de vacina; paralisia infantil na região; Fundação Leão XIII; indicação de funcionários; obras e reformas do Campo de São Cristovão e Quinta da Boa Vista.
VIII Região Administrativa – Tijuca
Parte de Raphael de Almeida Magalhães
Documentos de diversos assuntos, tais como: construção de escolas; requisição de funcionários; fiscalização da Unidade Sanitária da Tijuca; relatório da fiscalização do Teatro Tijuca; processos; boletins semanais; faturas; decretos e minutas, entre outros.
X Região Administrativa – Ramos
Parte de Raphael de Almeida Magalhães
Documentos relativos à X Região Administrativa (Ramos) como prestação de contas; comunicado e ofício.
XI Região Administrativa – Penha
Parte de Raphael de Almeida Magalhães
Memorandum e homenagem a Raphael de Almeida Magalhães.
XII Região Administrativa – Meier
Parte de Raphael de Almeida Magalhães
Memorandos da XII Região Administrativa (Meier).
XIII Região Administrativa – Engenho Novo
Parte de Raphael de Almeida Magalhães
Documentos da XIII Região Administrativa (Engenho Novo), tais como: relatórios de atividades; boletins informativos e memorandos.
XIV Região Administrativa – Irajá
Parte de Raphael de Almeida Magalhães
Memorandos da XIV Região Administrativa (Irajá).
XV Região Administrativa – Madureira
Parte de Raphael de Almeida Magalhães
Documentos da XV Região Administrativa (Madureira), tais como: ofícios diversos; mandado de segurança; requerimento; boletins informativos; relatórios e memorandos.
XVI Região Administrativa – Jacarepaguá
Parte de Raphael de Almeida Magalhães
Documentos diversos, tais como: relatórios; processos; boletins semanais e documentos referentes à Reserva Biológica da Restinga de Jacarepaguá; serviços de Bondes; convênio entre o Conselho Regional do Serviço Social-Rural da Guanabara e o Governo do Estado da Guanabara, entre outros.
XVII Região Administrativa – Bangu
Parte de Raphael de Almeida Magalhães
Documentos da XVII Região Administrativa (Bangu), tais como: solicitações; recomendações e relatórios de atividades.
XVIII Região Administrativa – Campo Grande
Parte de Raphael de Almeida Magalhães
Documentos referentes à XVIII Região Administrativa (Campo Grande), tais como: memorandos; telegrama; planos de ação; prestações de conta; normas de Regimento Interno da Administração Regional; denúncia de irregularidade; correspondências diversas; relatórios de atividades; convites; solicitações diversas e currículos.