Brasil - História - 1945-1964

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Administrações Regionais

Documentos diversos, tais como: decretos; relação das coordenadorias das zonas portuárias da rede escolar; programas de campanha; relatórios de obras; atas; portarias e memorandos do governo da Guanabara, entre outros.

Cópias de correspondência enviadas por Eurípedes Aires de Castro

Correspondências de Aires de Castro:
1- Ao Presidente da República, denunciando por sonegação e sabotagens a empresa Brazilian Traction, e todo o grupo Light and Power;
2- Ao General Angel Mendes de Moraes, prefeito do DF, solicitando o calçamento da Rua Miguel Rangel em Cascadura;
3- Ao Ministro de Estado dos Negócios do Trabalho, Indústria e Comércio, Danton Coelho, relatando fatos sobre a interferência de autoridades nas entidades de classes e da tentativa de restaurar a liberdade sindical.
4- Ao redator do Diário Popular sob nota divulgada naquele jornal, intitulada “Eleições nos Sindicatos dos Metalúrgicos”;
5- Ao deputado Danton Coelho, reafirmando a sua luta e relatando a situação no sindicato;
6- Ao senador General Napoleão Alencastro Guimarães, relatando situação no sindicato;
7- Ao Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio, Napoleão Alencastro Guimarães, sobre situação interna do sindicato. Assina também João Menezes Cardoso, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Material Mecânico e Material Elétrico de Campos- RJ;
8- Ao Dr. Gilberto C. de Sá, diretor geral do D.N.T., solicitando providências no sentido de ser verificadas as condições da FTIMMMERJ;
9- Ao diretor da Última Hora sobre nota publicada a seu respeito, e segundo ele, caluniosa.

Documentos relativos à morte de Getúlio Vargas

  • BR RJMRAHI GV-DC-001
  • Dossiê
  • 1954-08-24 - 1969-10-19
  • Parte de Getúlio Vargas

Documentos relativos à identificação da causa mortis de Getúlio Vargas:
1- Laudo do exame da morte, encaminhado por Carlos de Mello Éboli, então Diretor do Gabinete de Exames Periciais do Departamento Federal de Segurança Pública, ao Chefe da Polícia, contendo também o laudo de exame do local de morte e o laudo de exame da arma de fogo e projétil. Inclui 20 fotos. Em anexo (A), cópias datilografadas do laudo pericial;
2- Guia para o necrotério do Instituto Médico Legal;
3- Resumo de exame cadavérico assinado pelo Dr. Nilton Salles, datado de 24/08/1954;
4- Carta do médico Jessé de Paiva ao perito Nilton Salles, encaminhando relato sobre o suicídio de Getúlio Vargas e solicitando complementação de dados referentes à causa mortis, datada de 05/04/1969;
5- Reprodução do registro de ocorrência policial, lavrado em livro;
6- Fotos (02 iguais) do registro, no Departamento Federal de Segurança Pública, do projétil que matou Getúlio Vargas.

Enê Garcez e Amaury Kruel

1- Da esquerda para direita: General Amaury Kruel (2º) (chefe do Departamento Federal de Segurança Pública do Distrito Federal entre 1957 e 1959, ou seja, chefe da Polícia);
2- Em primeiro plano, da esquerda para direita: General Amaury Kruel (1º, paisano), Enê Garcez (2º, fardado) (na época tenente-coronel do Exército e chefe do Serviço de Radio-Patrulha do Distrito Federal, entre 1956 e 1959) e outros não identificados. Veem-se algumas viaturas do Serviço de Radio-Patrulha;
3- Da esquerda para direita: General Amaury Kruel (2º, paisano), Enê Garcez (5º, fardado) e outros não identificados.

II Região Administrativa – Zona Central

Documentos diversos relativos à II Região Administrativa, tais como: memorandos e ofícios sobre fiscalização da área; remoção de barreira caída; comércio e indústria cinematográfica.

III Região Administrativa – Rio Comprido

Documentos referentes à III Região Administrativa, tais como: cartas sobre instalação da sede; portaria; decretos da criação do distrito; ofícios solicitando policiamento; envio de relatório da gestão do administrador, entre outros.

Ilha do Governador

Documentos referentes à injustiça contra administração desta região (Ilha do Governador) e obras de construção de prédio.

IX Região Administrativa – Vila Isabel

Documentos de diversos assuntos, tais como: atas da administração regional; relatórios; despachos e documentos relacionados à Assessoria Esporte da Guanabara; problemas de Vila Isabel; Campeonato Inter-colegial; síntese histórica do bairro; aniversário do bairro; associação de moradores, entre outros.

IX Região Administrativa – Vila Isabel

Documentos de diversos assuntos, tais como: relatório de um ano de atividade da Administração de Vila Isabel; decretos; relatórios; projeto de urbanização; prestação de contas; ofícios; resoluções; XI Conferência Internacional de Serviço Social; boletins; orçamentos, entre outros.

IX Região Administrativa – Vila Isabel

Documentos de diversos assuntos, tais como: relatório mensal; atas administrativas; processos; prestação de contas; relação de moradores; ementário dos recursos assistenciais; memorandos, entre outros.

Jornais com reportagens sobre a morte de Getúlio Vargas

  • BR RJMRAHI GV-IMP-014
  • Dossiê
  • 1954-08-24 - 1964-08-23
  • Parte de Getúlio Vargas

1- Edição do jornal Última Hora de 24 de agosto de 1954 (com informações sobre a morte de Getúlio Vargas);
2- Edição extra do jornal Última Hora de 24 de agosto de 1954 (edição especial sobre a morte de Getúlio Vargas);
3- Edição do jornal Última Hora de 25 de agosto de 1954;
4- 2ª Edição do jornal Última Hora de 25 de agosto de 1954;
5- Edição do jornal Última Hora de 27 de agosto de 1954;
6- Edição do jornal Última Hora de 27 de agosto de 1954 sobre as repercussões da morte de Getúlio Vargas no Rio Grande do Sul;
7- Edição do jornal O Radical de 25 de agosto de 1954 (com cobertura sobre a morte de Getúlio Vargas);
8- Edição do jornal Folha da Tarde de 27 de agosto de 1954;
9- Parte da edição do Jornal do Brasil de 23/08/1964, Caderno B, páginas 3 e 4, 7 a 10, Reportagens de: Os Idos de Agôsto / A Queda do Império Getuliano / As Memórias de Agôsto / Ascensão e Queda de Vargas.

Paquetá

Documentos diversos, tais como: plano de obras; projetos; ofícios referentes à solenidade em Comemoração ao 1° Aniversário do Distrito Administrativo de Paquetá, entre outros.

Santa Cruz

Documentos com assuntos diversos, tais como: festejos carnavalescos; criação de um cemitério, e documentos como relatórios; atas, entre outros.

Secretaria de Turismo

Documentos diversos relacionados à Secretaria do Estado de Turismo, tais como: anteprojetos; memorandos; projetos de lei; decretos; documentação relativa ao IV centenário da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro; ata de reunião; relação de turistas estrangeiros visitantes do Estado da Guanabara.

Secretaria de Turismo

Documentos diversos relacionados à Secretaria de Turismo, tais como: proposta para os festejos do IV Centenário de Fundação da cidade do Rio de Janeiro; relação de membros do Conselho de Administração da Superintendência do IV Centenário; sugestões de eventos; tabela de despesas com administração pública.

VI Região Administrativa – Lagoa

Memorandos e ofícios sobre problemas de cano furado; reformas no Estádio do Remo; proposta orçamentária; construção do anexo do Hospital Miguel Couto; relatórios de atividades, entre outros.

VII Região Administrativa – São Cristóvão

Documentos de diversos assuntos, tais como: correspondências sobre Serviço de Endemias Rurais do Ministério da Saúde; gratificação de funcionários; aplicação de vacina; paralisia infantil na região; Fundação Leão XIII; indicação de funcionários; obras e reformas do Campo de São Cristovão e Quinta da Boa Vista.

VIII Região Administrativa – Tijuca

Documentos de diversos assuntos, tais como: construção de escolas; requisição de funcionários; fiscalização da Unidade Sanitária da Tijuca; relatório da fiscalização do Teatro Tijuca; processos; boletins semanais; faturas; decretos e minutas, entre outros.

XVI Região Administrativa – Jacarepaguá

Documentos diversos, tais como: relatórios; processos; boletins semanais e documentos referentes à Reserva Biológica da Restinga de Jacarepaguá; serviços de Bondes; convênio entre o Conselho Regional do Serviço Social-Rural da Guanabara e o Governo do Estado da Guanabara, entre outros.

XVIII Região Administrativa – Campo Grande

Documentos referentes à XVIII Região Administrativa (Campo Grande), tais como: memorandos; telegrama; planos de ação; prestações de conta; normas de Regimento Interno da Administração Regional; denúncia de irregularidade; correspondências diversas; relatórios de atividades; convites; solicitações diversas e currículos.