Itajubá (MG)

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) de fonte(s)

Nota(s) de exibição

Termos hierárquicos

Itajubá (MG)

Termos equivalentes

Itajubá (MG)

Termos associados

Itajubá (MG)

5 Fundos e coleções resultados para Itajubá (MG)

5 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Autoridades

Fotografias de Wenceslau Braz e autoridades:
1 - Fotografia tirada na estação férrea de Itajubá, cujo nome e data se veem em placas; nela aparece Wenceslau Braz ao centro, de bengala, rodeado por civis e alguns militares.
2 - Fotografia na varanda posterior do Palácio do Catete em que aparece Wenceslau Braz com a faixa presidencial e autoridades do seu gabinete. Foto endereçada à nora Lucy e ao filho Francisco (Chiquito).
3 - Fotografia em que se vê Wenceslau Braz, já idoso, tendo ao lado o Brigadeiro Eduardo Gomes e pouco atrás o General Góes Monteiro e outros oficiais do Exército, em cerimônia ao ar livre, trazendo suas espadas alçadas.

Documentos Diversos

A série consiste em uma ata de inauguração do plantio de pessegueiros em terras de Wenceslau Braz, dentro do projeto de exploração agrícola, não só na região de Itajubá, mas em todo o Estado de Minas Gerais, e em um cartão de felicitações a Lucy Chambelland Braz, nora de Wenceslau Braz, que envia e assina o cartão.

Familiares

Três fotografias de Wenceslau Braz e familiares:
01 - Foto em preto e branco vendo-se Wenceslau Braz no dia em que completou 97 anos rodeado por seu filho Francisco Wenceslau Braz (2), seu amigo e conterrâneo Cardeal Vasconcelos Motta (3) e sua nora Silvia, casada com José Braz Pereira Gomes, também filho de Wenceslau Braz (4) que carrega uma criança não identificada;
2 - Fotografia de Wenceslau Braz com a mulher e filhos com dedicatória ao filho Francisco e a nora Lucy, datada de 4/01/1953 e assinada por Wenceslau Braz;
3 - Retrato da mulher de Wenceslau Braz, Maria Carneiro.

Recortes

O dossiê é composto por recortes de diversos jornais e revistas que registram os fatos da vida do ex-presidente Wenceslau Braz, incluindo publicações como Diário da Noite, O Cruzeiro, O Jornal, Folha de São Paulo, O Globo e Sul de Minas, dos anos de 1942, 1946, 1958, 1961, 1962, 1964, 1966 e 1968. Além disso, há um folheto comemorativo do Centenário de Nascimento do Presidente Wenceslau Braz e um libreto intitulado “Presidente Wenceslau Braz Pereira Gomes”, publicado em Belo Horizonte, em 1968. Também faz parte do dossiê uma publicação da Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais, datada de 1914, intitulada “Discurso-Programa lido por Wenceslau Braz no banquete de 14/12/1913”, e uma publicação do Ministério da Educação e Cultura de 1966 sobre o Museu da República, ilustrada com fotos. Há ainda um folheto de homenagem do Banco de Minas Gerais e do Banco Mercantil de Guanabara a Wenceslau Braz, contendo o balancete desses bancos, além do menu do almoço comemorativo ao 87º aniversário do presidente, realizado no Clube dos 500, em 26 de fevereiro de 1955. O dossiê inclui um poema acróstico em homenagem a Wenceslau Braz, uma flâmula do Rotary Club de Itajubá com foto do presidente, e o diploma da medalha de Wenceslau Braz conferida a Lucy Chambelland Braz pelo Governo de Minas Gerais. Também consta um texto de Gilda Marina de Almeida Lopes, intitulado “Um ‘homem’ e duas canetas”, e uma Bíblia com o nome de Wenceslau Braz.