Telegramas de José Joaquim Seabra para Álvaro de Carvalho
- BR RJMRAHI AC-CR-TEL-066
- Dossiê
- 1917 - 1921
Parte de Álvaro de Carvalho
Agradecimento pela manifestação de apreço.
23 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
Telegramas de José Joaquim Seabra para Álvaro de Carvalho
Parte de Álvaro de Carvalho
Agradecimento pela manifestação de apreço.
Parte de Raphael de Almeida Magalhães
Documentos diversos, tais como: telegramas relativos a agradecimentos; reuniões em geral dos secretariados; posses de funcionários; revisões e vistorias de obras; relativos a sugestões para o trânsito urbano; orçamentos; votos de felicitações; pagamentos de funcionários; assembléias; vitória judicial relativo à censura; relativo à energia elétrica; referente a acidentes de menor em lugar público; refere-se loteamento de estradas; publicação de decreto no Diário Oficial; requisições de funcionários; referente a pedido de policiamento em prédio da Embaixada Honduras em Copacabana; referente a projeto de água e esgoto; convites para eventos; refere-se a noticiários na imprensa sobre Usina de Lixo; financiamento BNDE; Reforma da Justiça; projeto relativo as favela; exportação de minério; referente a reclamações de moradores; convênios, Fundação Leão XIII; licença de funcionários; referente ao fechamento do comércio aos domingos; despachos; refere-se a exibição de filmes, entre outros assuntos.
Telegrama de Pedro Francisco Rodrigues do Lago para Álvaro de Carvalho
Parte de Álvaro de Carvalho
Solicitação para que o gerente do Banco do Brasil faça a nomeação de candidato indicado.
Telegrama de Frederico Augusto Rodrigues da Costa para Álvaro de Carvalho
Parte de Álvaro de Carvalho
Comentários sobre atendimento de um pedido.
Processo administrativo sofrido por Mário Ribeiro
Parte de J.J. Seabra
Documentos relacionados ao processo administrativo sofrido por Mário Ribeiro, acusado de desvio de dinheiro público na Bahia.
Posse de J.J. Seabra como governador da Bahia
Parte de J.J. Seabra
Sessão solene na Assembléia Legislativa, perante a qual J.J. Seabra presta juramento em sua posse como governador da Bahia.
Perfis e homenagens a J.J. Seabra
Parte de J.J. Seabra
Cartão, artigos de jornais, folheto, poesia e exposição na Biblioteca Pública do Estado da Bahia que prestam homenagens a J.J. Seabra, descrevem sua trajetória política e fazem um apanhado de seu perfil.
Parte de J.J. Seabra
Recortes de jornais (artigo e notícia) que falam sobre o monumento a Seabra a ser erigido na Praça da Inglaterra, em Salvador/BA, de autoria de Antonio Caringi. Também contém convite que a Comissão pró-monumento ao Dr. J.J. Seabra faz para a inauguração do mesmo. Constam das solenidades: Missa solene na Matriz da Conceição da Praia, discursos e Retrato na Praça.
Parte de J.J. Seabra
Pátio de estação ferroviária na Estrada de Ferro de Nazareth com a locomotiva Dr. Seabra.
J.J. Seabra nos jardins do Palácio da Aclamação
Parte de J.J. Seabra
Parte de J.J. Seabra
Seabra sob o guarda-sol, tendo ao seu redor o público e duas bandeiras. Um de seus filhos, calvo e de bigode, está próximo de J.J. Seabra.
Parte de J.J. Seabra
Entrevista com J.J. Seabra (1) e artigo (3) que se referem à relação entre Seabra e Rui Barbosa e artigo (2) que descreve a criação, no Rio de Janeiro, da Casa Seabra nos moldes da Casa Rui.
Parte de J.J. Seabra
Seabra na inauguração de seu retrato realizada na Assembléia Legislativa.
Parte de J.J. Seabra
Multidão acompanha caixão de Seabra.
Parte de J.J. Seabra
Anúncios e recortes de jornais (artigos, notas e notícias) relatando o estado de saúde de J.J. Seabra, sua morte no Rio de Janeiro, a chegada de seu corpo em Salvador, seu funeral, as missas solenes celebradas por sua alma, e o 1º aniversário de morte. Contém descrições sobre seu perfil e sua trajetória política.
Desembarque de J.J. Seabra em Salvador
Parte de J.J. Seabra
1 e 2- Recorte de jornal e cartaz da União Revolucionária da Bahia convidando o povo a comparecer no desembarque de J.J. Seabra em Salvador, no cais Comendador Ferreira;
3- Intimação e multa ao Sr. Alvaro Ramos por ter afixado o cartaz em postes e paredes de edifícios públicos;
4- Artigo do Diário Carioca com foto de J.J. Seabra e texto referente a sua chegada no navio Alcântara.
Comemoração do aniversário de nascimento de J.J. Seabra
Parte de J.J. Seabra
1- Artigo do jornal "A Tarde" com considerações de Nelson Carneiro sobre a passagem do aniversário de Seabra, que estaria completando 89 anos se estivesse vivo, e a felicidade que esse teria ao saber que os aliados desfilavam sua vitória nas ruas de Paris. Cita opiniões elogiosas de outros personagens politícos sobre Seabra.
2 a 4- Convite-programa, Hino cívico e folheto relativos à comemoração do centenário de nascimento de J.J. Seabra. Contém fotos dos exilados por Floriano Peixoto em Cucuí no Amazonas.
Chegada de J.J. Seabra ao Palácio da Aclamação
Parte de J.J. Seabra
Multidão recebe Seabra, recém eleito governador da Bahia.
Bilhetes postais - Aureliano Coutinho
Parte de Bagueira Leal
Documentos que retratam sequências de bilhetes postais (a maioria com fotos no verso) enviados pelo "amigo e admirador", Aureliano Coutinho, em viagem pelo Nordeste, Norte e Centro-Oeste do Brasil.
Joaquim Bagueira do Carmo Leal
Banquete oferecido por J.J. Seabra no Teatro São João
Parte de J.J. Seabra
Vê-se a mesa principal com autoridades, disposto na boca do palco, adornado com cenário de lanternas e pavilhões japoneses, está José Joaquim Seabra. A platéia, transformada em salão de banquetes, abriga quatro longas mesas. Frisas e camarotes abrigam senhoras e jovens.
Artigos diversos que citam J.J. Seabra
Parte de J.J. Seabra
1- Folheto transcrito de a “A Pátria”, intitulado “Um dia depois do outro” em que Mozart da Gama explica sua ruptura com Getúlio Vargas e exalta a figura de Washington Luís.
2- Folha inteira do jornal A Tarde com cabeçalho “O dia em que Salvador foi bombardeada”, escrito por José Augusto Berbert.
A atuação de Mário Ribeiro como Procurador da República na Bahia
Parte de J.J. Seabra
Documentos relacionados à atuação de Mário Ribeiro como Procurador da República na Bahia, contendo: o decreto de sua nomeação, relatórios e gráfico de sua atividade, carta que cita o interventor Juracy Magalhães e texto e ofício referentes a sua demissão, entre outros.
Parte de J.J. Seabra
Documentos relacionados ao artigo intitulado “Silêncio inexplicável”, publicado pelo Diário da Bahia. Juracy Maglhães, interventor da Bahia, o considerou calunioso e solicitou ação do então Procurador da República, Mário Ribeiro.