Mostrando 770 resultados

Fundos e coleções
Rio de Janeiro (RJ)
Visualizar impressão Visualizar:

2 resultados com objetos digitais Exibir resultados com objetos digitais

XXI reunião de Ministro da OLADE

Negativos que registram a XXI reunião de Ministro da Organização Latino-Americana de Energia (OLADE), no Rio Palace Hotel. Nesta reunião estiveram presentes, entre outros: Celestino Armas (Venezuela) - Ministro da Energia; Rubem Vaz da Costa - Secretário de Energia do Brasil; Gabriel Sanches - Delegado da Colômbia; Luis Prol – Delegado da Argentina; Alberto Escofet – Delegado do México.
Acompanha, telex enviado à imprensa.

XVIII Região Administrativa – Campo Grande

Documentos referentes à XVIII Região Administrativa (Campo Grande), tais como: memorandos; telegrama; planos de ação; prestações de conta; normas de Regimento Interno da Administração Regional; denúncia de irregularidade; correspondências diversas; relatórios de atividades; convites; solicitações diversas e currículos.

XVI Região Administrativa – Jacarepaguá

Documentos diversos, tais como: relatórios; processos; boletins semanais e documentos referentes à Reserva Biológica da Restinga de Jacarepaguá; serviços de Bondes; convênio entre o Conselho Regional do Serviço Social-Rural da Guanabara e o Governo do Estado da Guanabara, entre outros.

Xeque-mate machadiano

Informações sobre a compra do acervo de Machado de Assis pelo Ministério da Educação e Cultura.

Visita do presidente francês François Mitterrand

Cromos registrando a visita do presidente francês François Mitterrand ao Rio de Janeiro, no governo de Leonel Brizola:
1 a 26- Monumento aos Mortos na Segunda Guerra Mundial. Aterro do Flamengo;
27 a 29- François Mitterrand e comitiva, tendo ao fundo o morro Pavão-Pavãozinho;
34 a 37- François Mitterrand e comitiva com Leonel Brizola no helicóptero da FAB;
38 a 40- François Mitterrand e comitiva em solenidade com Leonel Brizola.

VIII Região Administrativa – Tijuca

Documentos de diversos assuntos, tais como: construção de escolas; requisição de funcionários; fiscalização da Unidade Sanitária da Tijuca; relatório da fiscalização do Teatro Tijuca; processos; boletins semanais; faturas; decretos e minutas, entre outros.

VII Região Administrativa – São Cristóvão

Documentos de diversos assuntos, tais como: correspondências sobre Serviço de Endemias Rurais do Ministério da Saúde; gratificação de funcionários; aplicação de vacina; paralisia infantil na região; Fundação Leão XIII; indicação de funcionários; obras e reformas do Campo de São Cristovão e Quinta da Boa Vista.

VI Região Administrativa – Lagoa

Memorandos e ofícios sobre problemas de cano furado; reformas no Estádio do Remo; proposta orçamentária; construção do anexo do Hospital Miguel Couto; relatórios de atividades, entre outros.

Velório e o funeral do ex-presidente Emílio Garrastazu Médici

Cromos registrando o velório no Club Militar e o funeral do ex-presidente Emílio Garrastazu Médici:
1 e 2- José Hugo Castelo Branco;
3 e 4- Paulo Maluf;
5 e 6- Sra. Scylla Medici;
7 a 34- Velório, encomenda do corpo e saída do cortejo;
35- Antonio Carlos Magalhães, Leitão de Abreu e Roberto Marinho;
36 e 37- Paulo Maluf e Major Curió cumprimentando o filho de Médici;
38- Ernani Galveas e Mário Andreazza;
39- Ministro da Aeronáutica, Délio Jardim de Matos, ao centro, de terno;
40 a 42- Rubem Ludwig e Alfredo Karam (ex-Ministro da Marinha)
43 e 44- Diversas personalidades, entre elas: Antonio Carlos Magalhães (43) e Alfredo Karam (44);
45 a 54- Aureliano Chaves;
55- "Aureliano Chaves e Major Curió";
56- Aureliano Chaves e Paulo Maluf e, acima, Major Curió;
57 e 58- Aureliano Chaves e Reis Veloso, de óculos, à direita.

Velório de Getúlio Vargas no Salão Ministerial, Palácio do Catete (Rio de Janeiro, RJ)

1- O caixão de Vargas, em câmara ardente, cercado por populares, familiares, militares e políticos. Na foto 2, aparece Lutero Vargas (da esquerda para direita, em frente ao caixão) (primeiro filho do casal Getúlio e Darcy Vargas). Na foto 3, duas pessoas estão debruçadas sobre o caixão, uma delas amparada por um soldado. Na foto 4, ao lado do caixão há um homem, uma mulher e uma criança, levantada pela mãe para olhar o cadáver. Nas fotos 5 e 6, é possível ver alguns fotógrafos em pé em cima dos móveis. Nas fotos 9 e 10, observa-se a expressão de dor de um dos homens que está em frente ao caixão e a mulher que se debruça sobre o caixão;
7- O caixão de Vargas carregado por populares, familiares, destacando-se Lutero Vargas, militares e políticos. Observam-se, ao fundo, alguns fotógrafos em pé em cima dos móveis;
8- Multidão carregando a Bandeira Nacional, com algumas pessoas fazendo o sinal, com os dedos, do “V da Vitória”, quando da saída do caixão de Vargas para seu embarque para enterro em São Borja, tendo, ao fundo o quadro “A Pátria”, do pintor Pedro Bruno;
11- Uma mulher sendo amparada por um homem e um soldado. Aparecem populares, familiares, militares e políticos - sendo um deles Lutero Vargas;
12- Pessoas dando pêsames a familiares e amigos de Vargas, entre eles Lutero Vargas;
13- Coroa de flores e faixa do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Cerveja, Bebidas em Geral e Águas Minerais do Rio de Janeiro colocadas em uma árvore no Palácio do Catete;
14- Pessoas arrumando e outras observando o lugar onde seria colocado o caixão de Getúlio Vargas;
15- Pessoas aguardando a chegada do caixão de Getúlio Vargas, entre elas Lourival Fontes (chefe do Gabinete Civil da Presidência, de 1951 a 1954). Ao fundo, o quadro “Compromisso Constitucional” (do pintor Francisco Aurélio de Figueiredo e Melo).

UNIRIO ressuscita Machado

Informações sobre a aquisição do acervo de Machado de Assis pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Um engenheiro culto e direito

  • BR RJMRAHI AR-IMP-020
  • Dossiê
  • 1936-07-04
  • Parte de Aarão Reis

Artigo publicado no seminário "O Povo", a respeito de Aarão Reis e sua carreira, por ocasião de seu falecimento. Contém conferência de Tavares de Lira, ministro do Tribunal Federal de Contas.

Transcrição de fitas-cassete

Reúne transcrições das fitas-cassete 290 a 294, 373 a 378 correspondentes a reuniões do Comitê Temático 1 (“Princípios Fundamentais da Ordem Constitucional. Organização Internacional. Declaração de Direitos”).

Transcrição de fitas-cassete

Reúne transcrições das fitas-cassete 236 a 238 e 359 a 366 correspondentes a reuniões da Comissão Provisória de Estudos Constitucionais.

Transcrição de fitas-cassete

Reúne transcrições das fitas-cassete 59 a 60, 398 a 429 correspondentes a reuniões do Comitê Temático 2 (“Federação e Organização Tributária”).

Transcrição de fitas-cassete

Reúne transcrições das fitas-cassete 277 e 278 correspondentes à reunião do Comitê Temático 4 (“Poder Executivo”).

Trajetória Profissional

Atos (04) designando Eurípedes Aires de Castro, Vogal dos Empregados da Justiça do Trabalho da 1ª Região, para ter exercício dessa mesma função na 19ª Junta de Conciliação e Julgamento do Estado da Guanabara; para ter exercício na 6ª Junta de Conciliação e Julgamento do Estado da Guanabara; e na 15ª Junta de Conciliação e Julgamento do Estado da Guanabara.

Trabalhos da CEC

Reúne documentos relativos aos trabalhos da Comissão Provisória de Estudos Constitucionais, tais como, textos com emendas aditivas, preâmbulos e textos aprovados intitulados “Federação e Sistema Tributário” e “Disposições Gerais e Transitórias”.

Trabalhos da CEC

Reúne documentos relativos aos trabalhos da Comissão Provisória de Estudos Constitucionais, tais como, questionários e respectivas respostas para elaboração de cartilha de esclarecimento da população; textos elaborados por Cândido Mendes e por Gilberto de Ulhôa Canto com análise das decisões da CEC.

Torneio de Golfe

1- Getúlio Vargas durante uma reunião descontraída. Sentados, da esquerda para direita: Getúlio Vargas (2º), Roberto Alves (3º) (secretário pessoal de Vargas), Segadas Viana (4º) (ministro do Trabalho de 1951 a 1953) e outros não identificados. Enê Garcez (3º), fardado, Valente (3º) (secretário da Guarda Pessoal de Vargas) e outros não identificados. Possivelmente durante um Torneio de Golfe.
2- Getúlio Vargas sentado em frente a uma mesa com troféus. Sentados, da esquerda para direita: Segadas Viana (1º), Negrão de Lima (2º) (ministro da Justiça de 1951 a 1953), Getúlio Vargas (3º). Em pé: Enê Garcez (3º), Valente (4º de terno branco) e outros não identificados. Possivelmente durante um Torneio de Golfe.
3- Getúlio Vargas junto com algumas pessoas. Da esquerda para direita: Getúlio Vargas (3º), Enê Garcez (4º) e outros não identificados.

Títulos militares concedidos a Francisco Affonso de Carvalho.

  1. Carta Patente com promoção ao posto de Primeiro Tenente da Arma de Artilharia, assinada pelo então Presidente da República, Epitácio Pessoa. Rio de Janeiro/RJ, 07/12/1921.
  2. Carta Patente com promoção ao posto de Capitão da Arma de Artilharia, assinada pelo então Presidente da República, Arthur Bernardes. Rio de Janeiro/RJ, 27/03/1924.
  3. Diploma da Medalha de Guerra pela cooperação para a organização da Força Expedicionária Brasileira. Rio de Janeiro/RJ, 21/08/1946.

Títulos honoríficos conferidos a Getúlio Vargas e o Extrato da ata da sessão especial para proclamação dos candidatos eleitos para Presidente e Vice-Presidente da República em 1950

  • BR RJMRAHI GV-DP-005
  • Dossiê
  • 1940-11-14 - 1952-08-01
  • Parte de Getúlio Vargas

1- Extrato da Ata da Sessão Especial para Proclamação dos candidatos eleitos para Presidente (Getúlio Vargas) e Vice-presidente (João Café Filho) da República. Rio de Janeiro, 27/01/1951. Ata para o período de 31/01/1951 a 31/01/1956;
2- Título de Cidadão Benemérito de Lisboa concedido pela Câmara Municipal de Lisboa - Lisboa, 21/02/1941. (título encadernado com capa de couro e selo de cera dentro de lata alumínio ou ferro);
3- Título de Sócio Honorário do Centro Acadêmico “Sarmento Leite”, de Medicina, Farmácia e Odontologia – Porto Alegre, 14/11/1940;
4- Título de Sócio Benemérito do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (em latim), Porto Alegre, 1940;
5- Título de Professor Honorário da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas do Rio de Janeiro – “Tendo em vista os relevantes serviços prestados ao ensino econômico do país por Getúlio Vargas com a instituição do curso superior de administração e finanças pelo decreto 20.158 de 30/06/1931” – Rio de Janeiro, 12/1940;
6- Título de Doutor Honoris Causa da Universidade Nacional de Assunção, Faculdade de Direito e Ciências Sociais – Assunção, 02/08/1941;
7- Título de Comodoro de Honra do Club dos Caiçaras – Rio de Janeiro, 09/1941;
8- Título de Sócio Honorário da Associação de Arquitetos do Chile, 29/12/1941;
9- Título de Presidente de Honra do X Congresso Brasileiro de Geografia – Rio de Janeiro, 16/01/1942;
10- Título de Patrono da Associação dos Servidores Civis do Brasil, como grande benfeitor do funcionalismo nacional – Rio de Janeiro, 10/08/1943;
11- Título de Cidadão Honorário de Duque de Caxias conferido pela Câmara Municipal de Duque de Caxias, 28/12/1951;
12- Título de Maquinista Honorário da Estrada de Ferro Central do Brasil – Rio de Janeiro, 01/08/1952;
13- Carteira de Título de Benemérito da Confederação Brasileira de Basketball, 24/12/1944. Contém uma foto 3/4 de Getúlio Vargas;
14- Carteirinha de Presidente de Honra do Sindicato dos Condutores Autonômos de Veículos Rodoviários do Rio de Janeiro, 18/04/1952.

Títulos conferidos ao General Antônio Affonso de Carvalho (pai do titular)

  1. Carta Patente com promoção ao posto de 1º Tenente da Arma de Artilharia, assinada pelo então Chefe do Governo Provisório, Manoel Deodoro da Fonseca. 30/12/1890.
  2. Carta Patente com promoção ao posto de Capitão para a 3ª Bateria do 1º Batalhão da Arma de Artilharia, assinada pelo então Vice-Presidente da República, Floriano Peixoto. 22/05/1894.
  3. Diploma de Agrimensor de Terras Públicas conferido pela Escola Polytechnica. 1896.
  4. Diploma da Medalha Militar concedendo a Medalha de Prata como reconhecimento dos bons serviços militares prestados durante mais de 20 anos. 10/12/1904.
  5. Carta Patente com promoção ao posto de Major da Arma de Artilharia, assinada pelo então Presidente da República, Nilo Peçanha. 21/06/1910.
  6. Diploma da Medalha Militar concedendo a Medalha de Ouro como reconhecimento dos bons serviços militares prestados durante mais de 30 anos. 24/08/1912.
  7. Nomeação como Diretor da Fábrica de Pólvora Sem Fumaça, assinada pelo então Presidente da República, Wenceslau Brás. 04/03/1915.
  8. Carta de encaminhamento do decreto de nomeação como Diretor da Fábrica de Pólvora Sem Fumaça. 11/03/1915.
  9. Carta Patente com promoção ao posto de Tenente Coronel, assinada pelo então Presidente da República, Wenceslau Brás. 08/06/1916.

Textos de discursos proferidos por Eurípedes Aires de Castro

1- Em homenagem a Joaquim Pedro Salgado Filho (consta apenas a primeira folha);
2- Em homenagem aos que garantiram a posse de João Goulart e pela memória de Getúlio Vargas, inauguração de busto;
3- Em homenagem ao General Henrique Teixeira Lott e Odilo Denys e ao presidente Juscelino Kubitschek;
4- À beira do túmulo do Governador Roberto Silveira, em nome do Conselho Sindical do RJ;
5- No Estádio Caio Martins, no dia 1º de maio, em nome dos trabalhadores fluminenses;
6- Por ocasião de sua posse na presidência no sindicato [STIMMMERJ];
7- Ao transmitir o seu mandato de presidente no STIMMMERJ, no dia 16/07/1955, solenidade realizada no ginásio do IAPI da Penha. Consta dedicatória a Oliveira de Castro com autógrafo de João Goulart.

Telegramas enviando pêsames à Mary Sayão Pessoa, viúva de Epitácio Pessoa, e sua família, pela morte de Epitácio Pessoa

  • BR RJMRAHI EP-DC-001
  • Dossiê
  • 1942-02-14 - 1943-12-31
  • Parte de Epitácio Pessoa

Constam pêsames de amigos, personalidades e parentes pela morte de Epitácio Pessoa [ocorrida em Nova Betânia (Petrópolis, RJ), em 13.02.1942, tendo sido enterrado no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro, e, posteriormente, transladado para João Pessoa (PB)].

Exibindo 1-50 de 770 resultados