Mostrando 39 resultados

Fundos e coleções
Paris (França)
Visualizar impressão Visualizar:

Telegramas

Documentos diversos, tais como: telegramas relativos a agradecimentos; reuniões em geral dos secretariados; posses de funcionários; revisões e vistorias de obras; relativos a sugestões para o trânsito urbano; orçamentos; votos de felicitações; pagamentos de funcionários; assembléias; vitória judicial relativo à censura; relativo à energia elétrica; referente a acidentes de menor em lugar público; refere-se loteamento de estradas; publicação de decreto no Diário Oficial; requisições de funcionários; referente a pedido de policiamento em prédio da Embaixada Honduras em Copacabana; referente a projeto de água e esgoto; convites para eventos; refere-se a noticiários na imprensa sobre Usina de Lixo; financiamento BNDE; Reforma da Justiça; projeto relativo as favela; exportação de minério; referente a reclamações de moradores; convênios, Fundação Leão XIII; licença de funcionários; referente ao fechamento do comércio aos domingos; despachos; refere-se a exibição de filmes, entre outros assuntos.

Pereira passos e sua neta Maria

  • BR RJMRAHI FP-PP-CR-MPC-1908.05.27
  • Dossiê
  • 07/05/1908 - 04/06/1912
  • Parte de Família Passos

Cartas enviadas de cidades da Europa, tratando de assuntos pessoais, de Pereira Passos para a sua neta Maria.

Pereira Passos e sua neta Ernestina

  • BR RJMRAHI FP-PP-CR-ECP-1908.05.16
  • Dossiê
  • 16/05/1908 - 01/11/1912
  • Parte de Família Passos

Cartas enviadas durante viagens, tratando de assuntos pessoais, de Pereira Passos para sua neta Ernestina.

Panfletos e jornais

  • BR RJMRAHI BL-IPB-MPD-009
  • Dossiê
  • 1933-01-15 - 1949-07-17
  • Parte de Bagueira Leal

1- Panfleto da Union Internationale des Pascifistes Patriotes;
2- Volume do The Abolitionist;
3- Páginas do Air France.

Ordens diversas

Documentos relativos a condecorações e medalhas concedidas a Arthur Bernardes da Ordem de Leopoldo II, Bélgica (01); Ordem de São Maurício e Lázaro, Itália (02); Legião de Honra, França (03); Condecoração Al Mérito, Chile (04). Bem como uma homenagem a Arthur Bernardes, do Ofício Acadêmico de Lisboa. Apresenta desenho em torno do texto com Armas de Portugal, do Brasil e do Orfeão.

Internacionais

Diplomas diversos emitidos por países e instituições internacionais:
1 – Diploma da “Ordre National de la Légion D’Honneur” (Ordem Nacional da Legião de Honra, no Grau de Grande Oficial), concedido ao Ministro da Guerra do Brasil, General de Divisão Góis Monteiro. Assina o documento: M. Renault, chefe do 4º Bureau da Legião de Honra, (documento em francês). Data do documento: 25/06/1934, Paris, França.
2 – Diploma da Grã Cruz da Ordem Militar de Aviz, concedido ao Ministro da Guerra do Brasil, General Góis Monteiro. Assinam o documento: Oscar Carmona, Presidente de Portugal e Grão-Mestre das Ordens Portuguesas, e Antonio de Aguiar, Chanceler da Ordem. Acompanha envelope timbrado da Presidência da República Portuguesa, Chancelaria das Ordens Portuguesas, endereçado ao General Góis Monteiro, Ministro da Guerra do Brasil. Data do documento: 23/03/1935, Lisboa, Portugal.
3 – Diploma de Honra da “Gran Confederacion de Trabajadores Manuales e Intelectuales de Chile” (Grande Confederação de Trabalhadores Manuais e Intelectuais do Chile), nomeando o Chefe de Estado Maior do Exército Brasileiro, General de Divisão Góis Monteiro, como membro. Assinam: Antonio Anaya, presidente da Federação, e Arturo Lein, Secretário, (documento em espanhol). Data do documento: 05/04/1938, Santiago, Chile.
4 – Diploma de “Al Mérito” (Honra ao Mérito), no Grau de Grã Cruz, concedido ao Chefe do Estado Maior do Exército Brasileiro, General de Divisão Góis Monteiro. Assinam: Arturo Alessandri Palma, Presidente do Chile, e outro ilegível, (documento em espanhol). Data do documento: 24/05/1938, Santiago, Chile.
5 – Diploma de “Cavaliere di Gran Croce, decorato del Gran Cordone della Corona d’Italia” (Medalha de Cavaleiro da Grã Cruz com Grande Cordão da Ordem da Coroa Italiana), concedida ao General de Exército Góis Monteiro. Assinam: Renel, Chanceler da Ordem, e Benito Mussolini, Diretor-Chefe da Divisão. Acompanha carta do Ministro do Exterior italiano ao Chefe do Estado-Maior do Exército Brasileiro, General Góis Monteiro, comunicando a concessão da condecoração. Documentos em italiano. Data: 18/02/1939, Roma, Itália.
6 – Diploma da “Estrella de Oro” (Estrela de Ouro) do Exército do Chile concedido ao General de Divisão Góis Monteiro. Assina: Carlos Fuentes, Comandante em Chefe do Exército Chileno, (documento em espanhol). Data do documento: 02/11/1939, Santiago, Chile.
7 – Diploma da “Orden del Condor de los Andes” (Ordem do Condor dos Andes), no Grau de Grã Cruz, concedida ao General Góis Monteiro. Assinam: Enrique Peñaranda del Castillo, Presidente da Bolívia, e outro não identificado, (documento em espanhol). Data do documento: 06/08/1940, La Paz, Bolívia.
8 – Diploma da “Union Social Americana” (União Social Americana), como Sócio Honorário, concedido ao General Góis Monteiro. Não foi possível identificar os signatários, (documento em espanhol). Data do documento: 19/07/1941, Buenos Aires, Argentina.
9 – Diploma da “Orden Nacional del Mérito” (Ordem Nacional do Mérito), no Grau de Grão-Oficial, concedido ao General de Divisão Góis Monteiro. Assinam: Higino Morínigo, Presidente do Paraguai, e chanceler da Ordem (ilegível). Acompanha carta com Decreto nº 8.840 conferindo a condecoração ao General de Divisão e Ministro da Guerra Eurico Gaspar Dutra, ao General de Divisão e Chefe do Estado Maior do Exército Góis Monteiro, e ao General de Brigada e Secretário do Ministério da Guerra Valentim Benício da Silva. Documentos em espanhol. Data: 26/03/1943 (documento principal) e 16/09/1941 (carta), Assunção, Paraguai.
10 – Diploma da Ordem Militar de Cristo, no Grau de Grã-Cruz, concedido ao Ministro da Guerra, General de Divisão Góis Monteiro. Assina: Oscar Carmona, Presidente de Portugal e Grão-Mestre das Ordens Portuguesas, entre outros. Data do documento: 03/09/1945, Lisboa, Portugal.
11 – Diploma da “Legion of Merit” (Legião do Mérito), no Grau de Comandante em Chefe, concedida ao General de Divisão Góis Monteiro. Assina: Robert Porter Patterson, Secretário da Guerra. Acompanha carta e cópia elogiando o desempenho de Góis Monteiro assinada pelo Presidente Harry Truman. Documentos em inglês. Data do documento: 21/08/1946, Washington, Estados Unidos.
12 – Diploma da “Orden del Mérito Militar” (Ordem do Mérito Militar), no Grau de Primeira Classe com Distintivo Branco, concedida ao General Góis Monteiro. Assinam: Ministro da Defesa Nacional de Cuba e Chefe do Estado Maior Geral, (documento em espanhol). Data do documento: 22/10/1947, Havana, Cuba.
13 – Diploma da Condecoração “Abdon Calderon”, no Grau de Primeira Classe, concedida ao General Góis Monteiro. Assinam: Galo Plaza Lasso, Presidente do Equador, e Ministro da Defesa Nacional, (documento em espanhol). Data do documento: 10/12/1951, Quito, Equador.

Internacionais

  • BR RJMRAHI RF-DI-003
  • Dossiê
  • 20/02/1928 - 17/10/1967
  • Parte de Raul Fernandes

Diplomas diversos emitidos por países e instituições internacionais:
1 - Diploma de “Colegiado de Honor, Colegio de Abogados de Habana”, (Cuba), (Membro de Honra da Associação de Advogados de Havana), concedido a Raul Fernandes, pela sua fama internacional como jurisconsulto. Assinam o documento: o Decano e o Secretário, (nomes ilegíveis), documento em espanhol. Data do documento: 20/02/1928, Havana (Cuba).
2- Diploma de Membro da Associação Fraternidade da Vitória, no grau de (ilegível), concedido a Raul Fernandes por sua atuação na área do Direito Internacional. Documento redigido em latim, assinado pelo presidente José (ilegível) e pelo decano (ilegível). Acompanha envelope timbrado da Presidência da República de Portugal – Chancelaria das Ordens Portuguesas –, endereçado ao Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Embaixador Raul Fernandes. Data do documento: 31/12/1930, Portugal.
3 - Diploma da “Orden El Sol del Peru, Gran Cruz”, (Peru), (Ordem O Sol do Peru, no Grau de Grão Mestre, categoria Grã Cruz), concedido a Raul Fernandes. Assinam o documento: Oscar Benavides, Presidente do Peru, e Carlos Camacho, Ministro das Relações Exteriores e Chanceler da Ordem, documento em espanhol. Acompanha uma folha de papel timbrado da Ordem, onde seriam preenchidos os dados do agraciado, e uma carta assinada por Carlos Camacho, datada de 11/10/1934, encaminhando o Diploma. Data do documento: 18/09/1934, Lima (Peru).
4 - Diploma de “Doutor Honoris Causa da Universidad de La Republica del Uruguay” concedido a Raul Fernandes. Assinam o documento: Jose Pedro Varela, Reitor, e Juan Danza, Secretário-Geral, documento em espanhol. Data do documento: 16/05/1947, Montevidéu (Uruguai).
5 - Diploma de homenagem e agradecimento à visita e à bandeira dada como presente por Raul Fernandes, Ministro das Relações Exteriores, à “Escuela Baron de Rio Branco”, (uma escola de ensino público), de Montevidéu, Uruguai. Assinado pelo corpo docente e outros funcionários da mesma, documento em espanhol. Data do documento: 17/05/1947, Montevidéu (Uruguai).
6 - Diploma da “Condecoracion Al Mérito en el grado de Gran Cruz”, (Chile), (Condecoração “Al Mérito”, no Grau de Grã Cruz), concedida ao Ministro das Relações Exteriores Raul Fernandes. Assinam o documento: Gabriel Gonzáles Videla, presidente do Chile, e (ilegível), Ministro das Relações Exteriores, documento em espanhol. Data do documento: 11/06/1947, Santiago (Chile).
7 - Diploma da “Condecoracion Nacional de la Orden Mexicana del Áquila Azteca, em grado Banda de Primera Classe”, (México), (Condecoração Nacional da Ordem Mexicana da Águia Azteca, no Grau Faixa de 1ª Classe), concedido ao Ministro das Relações Exteriores Raul Fernandes. Assinam o documento: Miguel Aléman Valdés, Presidente do México, e (ilegível), Presidente da Ordem, documento em espanhol. Data do documento: 05/08/1947, Cidade do México (México).
8 - Diploma de “Kommendor mso stora Korset ao Kungl Kordstarnsrdsn”, (Suécia), (Comandante da Grande Cruz da Ordem da Real Estrela do Norte), com selo “Sigillum Ordinis Eqüestris Seraphinorum” (Selo dos Cavaleiros da Ordem dos Serafins), concedido ao Ministro das Relações Exteriores Raul Fernandes. Assinam o documento: (ilegível), Presidente da Ordem, e (ilegível), Secretário da mesma, documento em sueco. Data do documento: 28/10/1947, Estocolmo (Suécia).
9 - Diploma da “Gran Cruz, Placa de Prata, de la Orden del Mérito Juan Pablo Duarte”, (República Dominicana), (Ordem do Mérito Juan Pablo Duarte, no Grau de Grã Cruz com Placa de Prata), concedida a Raul Fernandes. Assinam o documento: Rafael Trujillo, Presidente da República Dominicana, e (ilegível), Secretário de Estado das Relações Exteriores, documento em espanhol. Data do documento: 21/04/1948, Cidade Trujillo (República Dominicana).
10 - Diploma da “Academia Nacional de Letras, Académico Correspondiente”, (Uruguai), (título de Acadêmico Correspondente), concedido a Raul Fernandes. Assinam o documento: Raul Montero Bustamante, Presidente da Academia, e (ilegível), Secretário da mesma, documento em espanhol. Data do documento: 07/09/1948, Montevidéu (Uruguai).
11 - Diploma da Ordem Militar de Cristo, no Grau de Grã Cruz, concedido ao Ministro das Relações Exteriores Raul Fernandes. Assinam o documento: Oscar Carmona, Presidente da República e Grão-Mestre das Ordens Portuguesas, Ernesto Rocha, Secretário, e (ilegível). Acompanha envelope da Presidência da República Portuguesa. Data do documento: 04/12/1948, Lisboa (Portugal).
12 - Diploma da “Gran Cruz de la Orden del Condor de los Andes”, (Bolívia), (Ordem do Condor dos Andes, no Grau de Grã Cruz), concedido a Raul Fernandes. Assinam o documento: Enrique Garaizabal, presidente da Bolívia, e (ilegível), documento em espanhol. Data do documento: 03/01/1949, La Paz (Bolívia).
13 - Diploma da “Grand Croix de la Ordre National de la Légion D’Honneur”, (França), (Ordem Nacional da Legião de Honra, no Grau de Grã Cruz), concedido ao Ministro das Relações Exteriores Raul Fernandes. Assinaturas ilegíveis, documento em francês. Data do documento: 20/07/1949, Paris (França).
14 - Diploma da “Gran Cruz de la Orden Nacional del Mérito”, (Paraguai), (Ordem Nacional do Mérito, no Grau de Grã Cruz), concedida ao Ministro das Relações Exteriores Raul Fernandes. Assinam o documento: Felipe López, Presidente do Paraguai, e (ilegível), Secretário da Ordem, documento em espanhol. Acompanha recibo e carta com o decreto (25/08/1949). Data do documento: 28/08/1949, Assunção (Paraguai).
15 - Diploma da “Gran Cruz de la Orden de Boyacá”, (Colômbia), (Ordem de Boyacá, no Grau de Grã Cruz), concedida a Raul Fernandes. Assina o documento: Pinto Valderrama, Chanceler da Ordem, documento em espanhol. Data do documento: 27/06/1950, Bogotá (Colômbia).
16 - Diploma do “Grand Cordon de L’Ordre National Du Cedre”, (Líbano), (Ordem Nacional do Cedro, no Grau de Grande Cordão), concedido ao Ministro das Relações Exteriores Raul Fernandes. Assinam o documento: Riad Soll, Presidente do Conselho de Ministros, e (ilegível), Diretor do Gabinete da Presidência da República. Documento bilíngue em francês e árabe. Data do documento: 04/11/1950, Beirute (Líbano).
17 - Diploma da “Ordine Al Mérito della Republica Italiana, honorificenza di Cavaliere di Gran Croce”, (Itália), (Ordem do Mérito da República Italiana, no Grau de Cavaleiro da Grã Cruz), concedido ao Embaixador Raul Fernandes. Assinam o documento: Luigi Einaudi, Presidente da Itália; Alcide De Gasperi, Primeiro-Ministro; (ilegível), Chanceler da Ordem; e (ilegível), Diretor-Chefe da Ordem. Documento em italiano. Data do documento: 11/03/1953, Roma (Itália).
18 - Diploma da “The Grand Cordon of the Order of the Rising Sun”, (Japão), (Ordem do Sol Nascente, no Grau de Grande Cordão), concedida ao Ministro das Relações Exteriores do Brasil. Assinam o documento: Hirohito, Imperador do Japão; Taketora Ogata, Primeiro-Ministro Interino; Yachiho Murata, Secretário do Primeiro-Ministro. Documento em japonês. Acompanha carta em inglês. Data do documento: 01/10/1954, Tóquio (Japão).
19 - Diploma de saudação e amizade do “Centro Estudiantil Deportivo Cultural Altiplanico”, (Bolívia), (Centro Estudantil, Desportivo e Cultural Altiplânico), oferecido ao Ministro das Relações Exteriores Raul Fernandes. Assinam o documento: (ilegível), Presidente Honorário; Jorge R. Cusicanqui, Presidente em Exercício; Felipe Romero; e Nicanor Yañez. Documento em espanhol. Data do documento: 00/12/1954, La Paz (Bolívia).
20 - Diploma da Ordem Militar de Santiago da Espada, no Grau de Grã Cruz, concedido ao Ministro das Relações Exteriores Raul Fernandes. Assinam o documento: Craveiro Lopes, Presidente de Portugal, e José Caieiro da Matta, Presidente da Academia Portuguesa de História e Chanceler da Ordem. No verso encontram-se dados sobre o registro do diploma. Data do documento: 21/04/1955, Lisboa (Portugal).
21 - Diploma do “El Comitê Jurídico Interamericano”, (Comitê Jurídico Interamericano), em comemoração aos 90 anos de Raul Fernandes, ressaltando os seus serviços prestados na área do Direito Internacional e Relações Exteriores. Assinam o documento: Jose Joaquim Caicedo Castilla (Colômbia), William Barnes (EUA), Elbano Provenzali Heredia (Venezuela), Edwin Lets Sanchez (Peru), Lui David Cruz Ocampo (Chile), Jorge Antonio Aja Espil (Argentina) e Francisco Gonzalex de La Veja (México). Documento em espanhol. Data do documento: 01/10/1967.
22 - Diploma da “Orden del Libertador, em Grado de Gran Cordon”, (Venezuela), (Ordem do Libertador, no Grau de Grão Cordão), concedido a Raul Fernandes. Assinam o documento: Raul Leoni Otero, Presidente da Colômbia, e Ignaci Iribarren Borges, Ministro das Relações Exteriores. Documento em espanhol. Acompanha carta dando ciência da concessão da condecoração. Data do documento: 17/10/1967, Caracas (Venezuela).
23 - Diploma da “Orden del Libertador San Martin em el grado de Gran Cruz”, (Argentina), (Ordem do Libertador San Martin, no Grau de Grã Cruz), concedida ao Ministro das Relações Exteriores Raul Fernandes. Assina o documento: (ilegível), Ministro das Relações Exteriores. Documento em espanhol. Sem data (observação: Raul Fernandes foi Ministro das Relações Exteriores entre 1946 e 1951), Argentina.
24 - Diploma de “Menbru al Ordinului Coroana Romaniei, in gradul de Mare Cruce pe Domnul”, (Romênia), (Membro da Ordem da Coroa da Romênia, no Grau de Grande Cruz, com Cúpula), concedido ao Embaixador Raul Fernandes. Assinam o documento: Miguel I, Príncipe-Regente da Romênia, e (ilegível), Ministro das Relações Exteriores e Chanceler da Ordem. Documento em romeno.

Fotografias registrando almoço e festa oferecidos pela colônia brasileira em Paris ao então Senador Epitácio Pessoa - presidente da Comissão brasileira na Conferência da Paz - delegação e família

  • BR RJMRAHI EP-IC-FT-003
  • Dossiê
  • 1919-01-01 - 1919-01-31
  • Parte de Epitácio Pessoa

Nas fotografias que registram o grupo na varanda do restaurante Laurent, no Champs Elysèes aparecem:
1- Ministro Olyntho de Magalhães(1), Ministro Régis de Oliveira(2) e Sra.(3), Evelyna Burlamarqui(4), Mary Pessoa(5), Epitácio Pessoa(6), Deputado Pandiá Calógeras(8), Comandante Armando Burlamarqui(19), Rodrigo Octávio(20)- Subsecretário de Estado das Relações Exteriores, Maurício Nabuco(22), Luís Silveira(29), Eudóxio de Vasconcellos(31), Gustavo Barroso(36) - redator da Revista Fon-Fon - Eduardo G. Cattapreta(37), Francisco Pessoa de Queiroz(38). Presentes ainda na foto e não identificados: Gonçalves Pereira, Oswaldo Pacheco, Graça Aranha, Senador Paes de Carvalho, oficiais da Missão Militar e diversos jornalistas;
2- Sentados, da esquerda para a direita: francisco Pessoa de Queiroz(1), Rodrigo Octávio(2), Pandiá Calógeras(3), Epitácio Pessoa(4), Ministro Olyntho de Magalhães(5), Comandantes Armando Burlamarqui(6) e Malan d’Angrogne(7). Em pé, na primeira fila, da direita para a esquerda: Fernando Mendes de Almeida Júnior(18), Eudóxio de Vasconcellos(17), Gustavo Barroso(16), Ascendino Cunha(15), Carlos de Ouro Preto(14), F. Souza Dantas(12), Castro Maya(11), Paulo Bittencourt(10), Eduardo G. Cattapreta(9), Luís Silveira(8). Ao fundo: Raphael de Holanda e Maurício Nabuco(26). Presentes também nesta foto, os jornalistas creditados junto à Embaixada do Brasil na França: Carvalho Azevedo, Garcia Rosa, Affonso Lopes de Almeida, Otto Prazeres e José Maria Bello, além de outras pessoas não identificadas.

Figueiredo

  • BR RJMRAHI FP-PP-CR-MRAP-1911.11.20
  • Dossiê
  • 20/11/1910
  • Parte de Família Passos

Cartas tratando de assuntos pessoais, de autoria de Figueiredo - provavelmente o Conde de Figueiredo.

Documentos referentes à viagem de retorno da Europa ao Brasil do recém eleito presidente, Epitácio Pessoa, registrando sua passagem por alguns países europeus e pelos Estados Unidos da América

  • BR RJMRAHI EP-ASP-001
  • Dossiê
  • 1919-05-08 - 1919-06-25
  • Parte de Epitácio Pessoa

1- Programação da viagem do Presidente Epitácio Pessoa e esposa a Bruxelas, Bélgica;
2- Menu de jantar oferecido ao Presidente Epitácio Pessoa durante sua visita a Bruxelas;
3- Menu e programa musical de banquete oferecido a Epitácio Pessoa e esposa, em Paris, por compatriotas e admiradores;
4- Mensagem aos cidadãos de Campidoglio, Itália, de autoria de Enrico Caselli - Secretario Geral do Sindicato de Roma - enaltecendo a amizade entre o povo brasileiro e italiano;
5- Folheto com o horário e itinerário a ser percorrido pelo Presidente Epitácio Pessoa a bordo do trem da “Ferrovie Italiane dello Stato” em sua visita à Itália;
6- Mapa com a disposição nominal dos convidados à mesa de banquete oferecido ao Presidente Epitácio Pessoa em sua visita à Itália;
7- Menu do jantar oferecido ao Presidente Epitácio Pessoa e sua esposa pelo Comitê Franco-Americano, em Paris;
8- Programa de jantar oferecido a Epitácio Pessoa no Lancaster House (London Museum);
9- Programa de recepção a Epitácio Pessoa pelo governo britânico;
10- Cerimonial da visita de Epitácio Pessoa e esposa à Inglaterra;
11- Programa de almoço oferecido a Epitácio Pessoa por Sir Horace Brooks Marshall, Lld, na The Mansion House, em Londres;
12- Menu de jantar, encimado por brasão de Portugal, com os dizeres "Presidência da República”;
13- Menu, programa de recepção e lista de convidados do jantar oferecido ao Presidente Epitácio Pessoa pelo Mayor’s Committee on Reception to Distinguished Guests’ no Waldorf Astoria Hotel, em Nova Iorque;
14- Menu e programa de concerto oferecido a Epitácio Pessoa a bordo do encouraçado brasileiro “São Paulo”, em Nova Iorque;
15- Programa para recepção ao Presidente Epitácio Pessoa em visita aos Estados Unidos da América;
16- Documento contendo folha do Olmeiro plantado por D.Pedro II no túmulo de Washington, colhido pelo Dr. Gustavo Barros durante a visita de Epitácio Pessoa à Mount Vernon, em junho de 1919.

Diplomas e Benção Apostólica, concedidos a Getúlio Vargas, Darcy Vargas e Getúlio Vargas Filho, entre outros

  • BR RJMRAHI GV-DP-004
  • Dossiê
  • 1935-07-19 - 1964-06-19
  • Parte de Getúlio Vargas

1- Diploma de Ordre National de la Légion D´honnoeur, Paris, 19/07/1935;
2- Diploma de Sócio Benemérito conferido pelo Centro Ouropretano de Belo Horizonte a Getúlio Vargas em 14/07/1938. Diploma com brasão em ferro e faixa (estado de conservação ruim);
3- Diploma/título de Sócio Honorário a Getúlio Vargas da União Operária Amazonense em 01/05/1939;
4- Diploma de membro honorário a Getúlio Vargas da Confederacion Sud Americana de Atletismo, Lima, 31/05/1939;
5- Diploma conferindo título de professor Honoris Causa a Getúlio Vargas. Acompanha carta encaminhando o diploma. Universidade de Porto Alegre, 07/03/1940;
6- Diploma concedendo a Getúlio Vargas o título de Patrono da Marinha Mercante Brasileira. Em encadernação de couro e com brasão da Federação Nacional dos Marítimos, Rio de Janeiro, 29/06/1940;
7- Título de “O Tapir de Prata” a Getúlio Vargas, da União dos Escoteiros do Brasil, 27/07/1940;
8- Diploma Mestre de civismo à Getúlio Vargas no Primeiro Congresso de Brasilidade, Rio de Janeiro, 10/12/1941;
9- Diploma de Honra ao Mérito conferido a Getúlio Vargas em gratidão da Cidade de Belém em 12/02/1942 (“em obediência ao decreto municipal nº 599, de 09/02/1942”);
10- Diploma conferindo a Getúlio Vargas o título de sócio-presidente de honra da Real Sociedade Portuguesa de Beneficência. Em pasta de couro, dentro de caixa de madeira. A caixa contém uma foto panorâmica da Real Sociedade Portuguesa de Beneficência, fundada em Petrópolis em 1875. Petrópolis, 20/03/1942;
11- Título de admissão no Hábito da Venerável Ordem Terceira da Penitência a Getúlio Vargas em 01/10/1942;
12- Título de admissão no Hábito da Venerável Ordem Terceira da Penitência conferido à Darcy Sarmanho Vargas;
13- Diploma de Grande Benemérito conferido a Getúlio Vargas pela Confederação Brasileira de Pugilismo em 12/11/1943;
14- Diploma de Membro Efetivo da Academia Brasileira de Letras conferido a Getúlio Vargas em 29/12/1943;
15- Diploma conferindo o título de presidente de honra a Getúlio Vargas pelos relevantes serviços prestados à agricultura, criação e economia nacionais (Diretoria da Confederação Rural Brasileira e da Sociedade Nacional de Agricultura), Rio de Janeiro, 15/01/1944;
16- Documento/homenagem a Getúlio Vargas da Casa da Moeda (O esforço de Guerra da Casa da Moeda pelo Brasil) em 19/04/1944;
17- Diploma de Presidente de Honra a Getúlio Vargas pela Academia Brasileira de Filologia em 16/09/1944;
18- Diploma de Sócio Benemérito do Clube de Engenharia (em capa dura de veludo verde) – Homenagem do Clube de Engenharia a Getúlio Vargas em 11/12/1944;
19- Diploma de Benemérito conferido a Getúlio Vargas pela Confederação Brasileira de Basketball em 22/12/1944;
20- Diploma do Tribunal Superior Eleitoral declarando Getúlio Vargas eleito Presidente para o período de 31/01/1951 a 31/01/1956, Rio de Janeiro, 27/01/1951 (documento em pasta de couro);
21- Diploma da Confederação Omayád-Síria em 27/08/1951. Acompanha carta encaminhando o diploma;
22- Diploma de Cidadão Resendense Meriti Causa. Resende (RJ), 29/09/1951;
23- Diploma de Membro Honorário do Colégio Farmacêutico Nacional, Cuba, 12/11/1951;
24- Diploma da I Conferência Nacional de Polícia, Rio de Janeiro, 12/1951;
25- Diploma de Presidente de Honra a Getúlio Vargas pelo Conselho da administração da União Brasil – Bélgica (a.s.b.l);
26- Diploma conferindo a Getúlio Vargas a medalha de ouro comemorativa do I Congresso Columbófilo Brasileiro, realizado pelo Ministério da Guerra, Rio de Janeiro, 27/04/1952 (documento em caixa de madeira);
27- Diploma conferindo a Getúlio Vargas a medalha de ouro comemorativa do Centenário do Banco do Brasil – 10/04/1954;
28- Diploma ofertando a Getúlio Vargas medalha e diploma da Universidade Internacional de Estudos Sociais “PRODEO”, Roma, 19/04/1954. Acompanha carta encaminhando o diploma, destacando, entre outros, a "inequívoca demonstração de apoio à causa católica" por parte de Getúlio Vargas;
29- Benção Apostólica e Indulgência Plenária à família Vargas em 19/06/1964.

Cartões Postais

1- Cartão Postal com imagens do navio Alcântara que realizava o trajeto Europa - América do Sul, agradecendo as lembranças de Luís Pereira pelo aniversário de Washington Luís.
2- Cartão no qual Washington Luís agradece e retribui os votos de boas festas do primo Luís Pereira e sua família.

Cartas de Edmundo Bittencourt para Álvaro de Carvalho

Manifestação de descontentamento pela demissão do Teixeira; Pedido de empréstimo de dinheiro; Comunicado de partida para a Europa; Pedido de emprego para Mario Monteiro no Correio da Manhã.

Cartas de Álvaro de Carvalho a Rodrigues Alves, Batista Acióli, Paulo Moraes Barros, João Pessoa, entre outros.

Manifestação de descontentamento contra Brício Filho e Lauro Sodré. Envio de medalha oferecida pelo príncipe de Belford. Esclarecimento sobre pretensão de Batista Acióli de concorrer ao cargo de governador de Alagoas. Esclarecimento sobre retirada de sua responsabilidade com o projeto de valorização do café. Esclarecimento sobre a indenização por danos causados no alto Paraná. Esclarecimento sobre a assinatura do Manifesto do Partido Republicano Paulista após a Revolução de 1932. Esclarecimento sobre acordo para eleição em Jaú. Esclarecimentos sobre proposta de renúncia de Artur Bernardes discutida no Palácio do Catete.

Cartas a Luís Pereira - Exílio

A série é composta por correspondências trocadas por Washington Luís durante o período em que esteve exilado fora do Brasil. O conteúdo das cartas é variado, incluindo confirmações de recebimento, agradecimentos, relatos sobre saudades do Brasil, mensagens de pêsames, entre outros.

Carta de [ José Luís] a Aarão Reis

  • BR RJMRAHI AR-CR-034
  • Dossiê
  • 1926-02-10
  • Parte de Aarão Reis

Informação sobre recebimento da obra "Laudos e Pareceres técnicos", de Aarão Reis, que faz paralelo entre a situação das obras públicas no Brasil e na Argentina. Informações sobre ida do ministro de obras públicas da Argentina, Roberto Ortiz, para o Rio de Janeiro.

Bilhetes a Luís Pereira

O dossiê é composto por bilhetes de Washington Luís ao primo Luís Pereira. O conteúdo dos documentos abrange os mais diversos assuntos, como agradecimentos, felicitações, notícias sobre familiares e amigos.

Artur Bernardes

Cartões de visita: de Arthur Bernardes como Presidente do Estado de Minas Gerais, Presidente da República, membro do Partido Republicano de RJ – do casal Bernardes e de Arthur Bernardes Filho.