Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1806 - 1960 (Produção)
Nível de descrição
Coleção
Dimensão e suporte
Documentos Textuais: 5.592 itens
Documentos iconográficos: 1.147 itens
Papel, papel fotográfico
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
O engenheiro Francisco Pereira Passos nasceu na cidade de São João Marcos (RJ) em 29 de agosto de 1836, filho de Antônio Pereira dos Passos e Clara Rosa de Oliveira Passos, barão e baronesa de Mangaratiba. Formou-se pela Escola Central de Engenharia e especializou-se pela École de Ponta et Chausés de Paris. Pioneiro no uso de cremalheira na ferrovia para Petrópolis e na Estrada de Ferro Corcovado, entre outras, dirigiu a Estrada de Ferro D. Pedro II (1876-1880) e o estaleiro de Ponta da Areia (1873). Prefeito do Rio de Janeiro (DF) no período de 1902-1906, Pereira Passos teve sua gestão marcada pela remodelação e saneamento da cidade, através da realização de obras que alteram profundamente a paisagem urbana. Foi casado com Maria Rita de Andrade, com quem teve quatro filhos: Francisco de Oliveira Passos, Maria Paula Passos de Castro, Olympia Oliveira Passos e Paulo de Oliveira Passos. Faleceu a bordo do vapor Araguaia em 1º de março de 1913.
Nome do produtor
Biografia
Francisco de Oliveiras Passos era filho de Francisco Pereira Passos e Maria Rita César Passos e nasceu no Rio de Janeiro, provavelmente, em 1876. O engenheiro Oliveira Passos venceu, com o “Projeto Áquila”, o concurso para a construção do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Foi empresário e um dos sócios da Serraria Santa Luzia. Entre 1926 e 1931 foi presidente do Centro Industrial do Brasil.
Faleceu no Rio Janeiro em 1958.
Nome do produtor
Biografia
Maria Passos de Castro, neta de Francisco Pereira Passos, nasceu no Rio de Janeiro a 12 de junho de 1888 e faleceu na mesma cidade em 14 de dezembro de 1971. Era colecionadora de documentos raros e autógrafos.
Desquitada de Rodolpho Malempré, não teve filhos.
Entidade custodiadora
História do arquivo
A coleção Família Passos foi formada artificialmente pela reunião de documentos relacionados à família do ex-prefeito do Rio de Janeiro, Francisco Pereira Passos.
Quase a totalidade da documentação foi doada pela família Passos ao Museu da República em 1965. A série Maria Passos foi doada por Maria Passos de Castro, neta de Francisco Pereira Passos, ao Museu da República, em 1966. Parte das fotografias foi transferida do Museu Histórico Nacional ao Museu da República em 1980.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
A série Pereira Passos é composta em sua maioria de correspondências particulares de Pereira Passos, sua mulher e seus filhos. Há também uma grande quantidade de cartas de terceiros, como Barão do Rio Branco, Ferreira Rosa e outros. São cartas de diversos locais, escritas em diferentes idiomas. As correspondências tratam de economia, agricultura, homenagens, religião, esportes, boas vindas a Pereira Passos, por ocasião, de seu retorno de viagem à Europa; cartas de pêsames pelo falecimento de sua mulher Maria Rita e pelo falecimento de Pereira Passos. Reúne também documentos produzidos após a morte de Passos: menus do navio em que o corpo de Pereira Passos retornou ao Brasil; artigos de jornais e revistas sobre Pereira Passos; documentos de comemoração pela passagem do seu centenário de nascimento; estampas; biografia de Pereira Passos.
Por ter sido prefeito da cidade do Rio de Janeiro existem também documentos administrativos produzidos durante sua gestão: recibos; documentos sobre urbanização; mapas; sugestões sobre obras a serem realizadas na cidade; documentos sobre instrução pública, do Conselho Municipal; estradas de ferro; livro contendo homenagens dos funcionários da Prefeitura do Rio a Pereira Passos; documentos da viagem do prefeito a Londres, a serviço do Ministério dos Negócios da Agricultura e Comércio; propostas apresentadas por Pereira Passos, ao governador Imperial, sobre a execução de obras de abastecimento de água para a cidade do Rio; rascunhos de pareceres técnicos, enviados ao presidente da Junta de Higiene e sobre a construção e uso da habitação popular, em especial, dos cortiços.
Destacam-se ainda documentos referentes à atuação social de Pereira Passos e família: menus; convites; recortes sobre a Exposição Nacional de 1908; desenhos e caricaturas de Pereira Passos; e manuscritos do “Livro de Viagens” e de “Cartas a um amigo”, os dois de autoria de Pereira Passos.
A Série Oliveira Passos é composta, em sua maioria, de cartas escritas pelo titular da série e de terceiros. Oliveira Passos foi o engenheiro responsável pela construção do Teatro Municipal, e a série reúne vários documentos sobre a construção do teatro, como o edital do concurso e recibos. Há também documentos de família sobre o Barão de Mangaratiba, incluindo rascunhos biográficos do barão; mapas de ferrovias e documentos referentes a viagens realizadas por Oliveira Passos.
Maria Passos colecionou, ao longo de vida, documentos referentes à família e terceiros. Assim, a série Maria Passos reúne documentos diversos, tais como: correspondências, inclusive da família real; cartões de felicitações, mensagens de pêsames; santinhos; testamentos; nomeações; diversos recortes sobre literatura; Teatro Municipal; partituras musicais; autógrafos de artistas e intelectuais; documentos referentes à campanha de Eduardo Gomes para a presidência da República, em 1945; álbum fotográfico de coleção numismática e documentos relativos ao Império.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Seção Pereira Passos
Série Correspondência
Série Documentos Complementares
Série Produção Intelectual
Série Administração Municipal
Série Documentos Pessoais
Série Obras Públicas no Império
Série Atividades sociais e políticas
Série Borradores
Série Estradas de Ferro
Série Impressos
Série Diversos
Série Desenhos, mapas e plantas
Seção Maria Passos
Série Documentos Familiares
Série Personalidades Diversas
Série Impressos
Série Música
Série Autógrafos
Série Eduardo Gomes
Série José Carlos de Carvalho
Série Família Imperial
Série Diversos
Série Antônio Bulhões
Série Fotografia
Seção Oliveira Passos
Série Correspondência
Série Impressos
Série Centenário de Pereira Passos
Série Teatro Municipal
Série Documentos Pessoais
Série Obras e Projetos
Série Desenhos, Mapas e Plantas
Série Falecimentos
Seção Fotografia
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Aberto à consulta.
Condiçoes de reprodução
Reprodução permitida mediante autorização por escrito da direção do Museu da República.