Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1893 - 1989-06-21 (Produção)
Nível de descrição
Coleção
Dimensão e suporte
Documentos textuais: 44 itens; 67 páginas
Documentos iconográficos: 20 itens
Documentos sonoros: 1 item
Papel fotográfico; vinil; papel.
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
O escritor Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro, em 21 de junho de 1839, filho de Francisco de Assis e da portuguesa Maria Leopoldina Machado de Assis. Foi poeta, romancista e contista, tendo produzido ainda crônica e peças para teatro. Seus escritos são considerados entre os mais significativos da história da literatura brasileira. Foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras e seu primeiro presidente. Entre outras obras, estão "Americana" (1875), poesia; "Memórias Póstumas de Brás Cubas" (1881), "Quincas Borba" (1891), "Dom Casmurro" (1899), "Esaú e Jacó" (1904), "Memorial de Ayres" (1908), "Romana"; "Papéis avulsos" (1882), "Histórias sem data" (1884), "Várias Histórias" (1896). Casou-se com Carolina Augusta Xavier de Novais e faleceu no Rio de Janeiro, então Distrito Federal, em 29 de setembro de 1908, dois anos depois de sua esposa.
Entidade custodiadora
História do arquivo
A coleção é composta por documentos que, provavelmente, foram comprados de Laura Leitão de Carvalho, filha de Sara Leitão, sobrinha da esposa do titular, pelo Ministério da Educação e Cultura e tranferidos ao Museu da República em 1979.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Transferida pelo Ministério da Educação e Cultura, em 1979.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Reúne documentos textuais e iconográficos retratando, principalmente, a vida pessoal do escritor, através de cartas à sua esposa - Carolina Machado de Assis - e à sobrinha desta - Sara Leitão -, o testamento do titular, retratos de familiares e de objetos pessoais. No disco, encontra-se registrada uma gravação de poemas e prosa de Machado de Assis, interpretados por diversos artistas, com direção musical de Pixinguinha, realizado para comemorar a passagem do cinquentenário da morte do escritor. Encontra-se, ainda, nos impressos a discussão sobre o destino do acervo do escritor e outros aspectos de sua vida e obra.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Série Documentos Iconográficos
Série Documentos Sonoros
Série Correspondência
Série Documentos Pessoais
Série Impressos
Série Documentos Complementares