Mostrando 17 resultados

Fundos e coleções
Nilo Procópio Peçanha Finanças
Visualizar impressão Visualizar:

Apólices de seguro e ações de saque

  • BR RJMRAHI NP-DP-002
  • Dossiê
  • 1898-12-31 - 1923-12-31
  • Parte de Nilo Peçanha

Reúne apólices de seguro, em nome do titular, ações e avisos de saque enviados por diversos bancos.

Cartas de Francisco de Paula Rodrigues Alves para Álvaro de Carvalho

Considerações sobre o contrato com a Companhia Manaos Harbour. Agradecimento pela manifestação de pêsames. Solicitação para o envio seguro de carta ao dr Domício. Considerações sobre emissão de moeda no governo Venceslau Brás; proposta de elevação do déficit; dívida do Uruguai; projeto sobre Guarda Civil a pedido do dr. Piragibe; teor da carta a Venceslau Brás e situação financeira do país; projeto de auxilio aos lavradores vítimas da geada; conversa com Altino Arantes sobre auxílio financeiro aos cafeicultores. Críticas ao projeto de criação de um Conselho de Estado. Considerações sobre a construção de um edifício para o Senado; questão da compulsória no Exército e na Brigada Policial; Tribunal de Contas; convite feito a Nilo Peçanha para ocupar ministério.

Correspondências do ano de 1900

  • BR RJMRAHI NP-CR-002
  • Dossiê
  • 1900-01-01 - 1900-12-31
  • Parte de Nilo Peçanha

Reúne correspondências recebidas pelo titular e por terceiros, tratando de questões políticas diversas, eleições, pedidos de emprego, construção de ferrovias, intervenções políticas, compras de fazendas e posses de casas, assuntos financeiros, construção de usinas elétricas, reforma no judiciário, salários, produção agrícola e cobranças.

Correspondências do ano de 1903

  • BR RJMRAHI NP-CR-005
  • Dossiê
  • 1903-01-04 - 1903-12-31
  • Parte de Nilo Peçanha

Reúne correspondências recebidas pelo titular e por terceiros. Entre as missivas recebidas pelo titular destacam-se aquelas que tratam da eleição de Nilo Peçanha para o Senado e para a Presidência do estado do Rio de Janeiro; do orçamento e da reforma da Constituição do estado do Rio de Janeiro; de assuntos partidários locais e alianças políticas. Destacam-se também, diversos pedidos feitos para pagamento de funcionários públicos, intervenção em sentenças judiciais, remoções e transferência de cargos, intervenção em conflitos municipais, verbas para municípios, intervenção para aprovação de projeto de lei, intervenção para reconhecimento de cargos eletivos e intervenção para realização de negócios variados. As correspondências recebidas por terceiros, em sua maior parte, são pedidos de intermediação de favores políticos junto ao titular.
Os remetentes mais frequentes no dossiê são: Alfredo Backer, Honório Pacheco, Francisco Botelho, Visconde de Quissaman, Raul Bastos Macedo e Jurumenha.

Correspondências do ano de 1904

  • BR RJMRAHI NP-CR-006
  • Dossiê
  • 1904-01-02 - 1904-12-31
  • Parte de Nilo Peçanha

Reúne correspondências recebidas pelo titular e, em menor volume, por terceiros, tratando, majoritariamente, dos seguintes assuntos: pedidos de emprego, nomeações e exonerações, questões eleitorais, administração e gestão pública, assuntos pessoais, pedidos e agradecimentos por favorecimentos políticos.
Em menor escala, constam ainda documentos sobre: produção agrícola, articulações políticas, com destaque para a economia cafeeira, homenagem a Nilo Peçanha, obras públicas, denúncias diversas, projetos de lei, direitos trabalhistas, impostos, questões forenses, casos de polícia, propostas de empréstimos, transportes públicos.

Correspondências do ano de 1905

  • BR RJMRAHI NP-CR-007
  • Dossiê
  • 1905-01-01 - 1905-12-31
  • Parte de Nilo Peçanha

Reúne correspondências recebidas pelo titular e por terceiros, tratando de questões políticas diversas, tais como: sugestões políticas diversas, felicitações pessoais, convites e pêsames, congratulações por vitórias eleitorais, assuntos financeiros e relativos a direitos alfandegários, pedidos de emprego, nomeações e exonerações, licenças trabalhistas, obras no Palácio do Catete, ajudas militares, transferência de cargo, favorecimentos políticos, eleições, obras e administração pública, aposentadoria, orçamentos e compras, atividades exportadoras, instalação de fábricas e ocorrências nas mesmas, segurança pessoal, cobranças diversas e produção agrícola.

Correspondências do ano de 1910

  • BR RJMRAHI NP-CR-012
  • Dossiê
  • 1910-01-01 - 1910-12-31
  • Parte de Nilo Peçanha

Reúne correspondências recebidas pelo titular e, em menor número, por terceiros tratando de: política dos estados; inauguração de uma escola de aprendizes; construção de estradas de ferro; orçamento para obras; pedidos de emprego e de intervenção política; fretes marítimos; dívida externa; direitos alfandegários; produção agrícola; eleições; drenagem de rios; exoneração e nomeação de cargos; comércio de importação e exportação; questões pessoais; monumento a Floriano Peixoto; Indústria de Ferro; finanças dos estados; campanha civilista; construção de Hotel; armamento; administração pública; serviços e comércio; projeto para a cidade de Campos; transportes públicos; homenagens a Nilo Peçanha; organização do arquivo do arsenal da Marinha; saneamento básico; Revoltas no Acre e em Lisboa; instalação do Sanatório Dona Amélia; inauguração estação telegráfica Monte Carmello; proibição do desembarque de religiosos estrangeiros e Revolta dos Marinheiros.
Consta ainda um telegrama enviado pelo titular a Wenceslau Braz, presidente do estado de Minas Gerais (1908-1910).
Como missivas mais frequentes destacam-se: Tavares Bastos, Leopoldo Bulhões, Rodrigues Doria, Gal Bormann.

Correspondências do ano de 1911

  • BR RJMRAHI NP-CR-013
  • Dossiê
  • 1911-01-01 - 1911-12-29
  • Parte de Nilo Peçanha

Reúne correspondências recebidas pelo titular e por terceiros (em menor número). Entre as massivas recebidas pelo titular constam diversos pedidos de favores políticos (nomeação para cargos públicos, intervenção para pagamento de vencimentos de funcionários públicos, carta de recomendação, intervenção para o reconhecimento de candidatos a cargos eletivos, remoções/ transferências); comunicados de posse de políticos, convites diversos, comunitários e pedidos de notícia sobre a viagem do titular pela Europa. Constam também correspondências sobre a política nacional, estadual e local, onde se destacam a sucessão do governo nos estados da Bahia, Pernambuco e São Paulo; obras de saneamento no município de Niterói; empréstimo internacional para o estado do Rio de Janeiro, intermediado por Nilo Peçanha; formação de chapas pelos diretórios municipais fluminenses. Aparecem com destaque nestas correspondências os nomes de Hermes da Fonseca e de José Joaquim Seabra.
Entre as missivas recebidas por terceiros destacam-se diversas justificativas e pedidos de desculpa pelo não comparecimento ao banquete oferecido a Nilo Peçanha, endereçadas a José M. Penido, organizador da homenagem.
A maior parte das correspondências pelo titular data de quando ele estava em viagem pela Europa. No dossiê consta ainda uma correspondência enviada pelo titular, contendo impressões deste sobre a Suíça.

Correspondências do ano de 1912

  • BR RJMRAHI NP-CR-014
  • Dossiê
  • 1912-01-01 - 1912-12-31
  • Parte de Nilo Peçanha

Reúne correspondências recebidas pelo titular e por terceiros (em menor número). Consta também bloco com cópias de 58 telegramas de autoria de Nilo sobre assuntos pessoais e políticos diversos, com destaque para política do Estado Fluminense. Destacam-se os seguintes assuntos: formações de chapas eleitorais e pleitos; inclusão de curso no ensino profissionalizante; revoltas militares; nomeação e exoneração de cargo; pedido de verbas para construção de escola; venda de terreno, hipoteca e invasão de propriedade agrícola; a publicação do livro “Impressões da Europa”; pedido de emprego de aposentadoria e outras intervenções políticas; construções de estradas de ferro; Guerra de Canudos; dragagens de rios e canalização de lagoas; investimento nas atividades agrícolas; plantio de algodão; relações internacionais; embate político; administração pública; impostos; Manifesto Republicano; reforma judiciária; projeto de criação do Conselho Supremo da República; importação e exportação; falecimento do Presidente Afonso Penna; infrações de leis; assuntos pessoais.

Correspondências do ano de 1914

  • BR RJMRAHI NP-CR-016
  • Dossiê
  • 1914-01-01 - 1914-12-31
  • Parte de Nilo Peçanha

Reúne correspondências recebidas pelo titular, além dos diversos pedidos de favores (empréstimo de dinheiro, nomeação para cargos públicos, exonerações, transferências de cargos, intervenção em sentenças judiciais, cartas de recomendação e empregos), tratam, majoritariamente, da cisão entre Francisco Oliveira Botelho, presidente do estado do Rio de Janeiro e o posterior embate político e judicial envolvendo os candidatos Nilo Peçanha e Feliciano Sodré e as decisões do Supremo Tribunal Federal e do Presidente da República, Wenceslau Braz (1914-1918). Constam também, missivas tratando de venda e troca de gado de propriedade do titular e agradecimentos diversos.
Entre as missivas recebidas por terceiros e enviadas pelo titular, que aparecem em menor número no dossiê, destacam-se também, a cisão entre o titular e o presidente do Estado do Rio de Janeiro e a disputa pela sucessão presidencial do Rio de Janeiro. Consta ainda um bloco com rascunhos de correspondências, principalmente sobre: campanha presidencial; migração; cultivo de terras; instalação de indústrias no estrado do Rio de Janeiro e prestações de contas relativas às administrações Municipais Fluminenses.
Os remetentes mais frequentes no dossiê são João Guimarães, Sebastião, J. Côrtes Junior, Lulu Barboza, Júlio Zamith e J. Oliveira Botelho.

Correspondências do ano de 1915

  • BR RJMRAHI NP-CR-017
  • Dossiê
  • 1915-01-01 - 1915-12-31
  • Parte de Nilo Peçanha

Reúne correspondências recebidas pelo titular e por terceiros (em menor número), tratando de: nomeações e exonerações de cargos públicos, congratulações pelo ano novo e pelo cargo de governador do estado; pedidos de emprego; denúncia funcional; cobrança de salários; eleições; considerações sobre a sucessão presidencial da república; pedidos de intervenção política; limites entre estados; extração de fibras têxteis; produção agrícola; inauguração de instituição pública; administração pública; exportação; impostos; saúde; homenagens ao titular; venda de animais; criação de suínos; crise financeira do estado do Rio de Janeiro; saneamento básico; loja maçônica; projeto de código comercial; usina elétrica; dívida externa; criação da agência do Banco do Brasil em Cabo Frio; produção de sal; indicações para a Assembleia Legislativa e pedido de instalação de luz elétrica.

Correspondências do ano de 1917

  • BR RJMRAHI NP-CR-019
  • Dossiê
  • 1917-01-02 - 1917-12-26
  • Parte de Nilo Peçanha

Reúne correspondências recebidas pelo titular e por terceiros (em menor número), onde se destacam os seguintes assuntos: cobrança de impostos; grande comércio de exportação; industrialização da primeira instalação para carvão em Barra do Piraí; eleições; pedido de emprego; apoio político e financeiro; obras públicas; política interna e externa; energia elétrica; produção agrícola, em particular, café em Minas e no Rio; nomeação para cargos públicos; envio de mudas e animais para a fazenda de Nilo Peçanha; reparo em estradas; empréstimos de terras do governo; candidatura de Nilo Peçanha à Presidência da República; Primeira Guerra Mundial com ênfase para navios brasileiros torpedeados por alemães; ataques à alemães no Brasil; rompimento de relações políticas entre Brasil e Alemanha; criação de escolas estaduais; amortização da dívida externa; congratulações à Nilo Peçanha pelo cargo de Ministro das Relações Exteriores; Sistema de Defesa Permanente do Café; recusa de Nilo à cadeira de representante do estado do Rio de Janeiro; felicitação à Nilo pela à “Grão Mestrado na Maçonaria”; verbas para município; política cambial e abastecimento de água.
Consta ainda uma correspondência enviada pelo titular a Francisco de Paula Rodrigues Alves.

Correspondências do ano de 1920

  • BR RJMRAHI NP-CR-022
  • Dossiê
  • 1920-01-01 - 1920-12-31
  • Parte de Nilo Peçanha

Reúne correspondências recebidas pelo titular e, em menor volume, por terceiros, tratando, principalmente, dos seguintes assuntos: congratulações e homenagens ao titular; grande comércio de importação e exportação; transferências de cargo; relações políticas entre Brasil e Portugal; construção da estrada de ferro de Araraquara; assuntos políticos diversos; pedidos de emprego; produção agrícola no Rio de Janeiro; crise financeira Nacional; administração pública; eleições; pedidos de intervenção política; venda de casa; política internacional; cobranças e impostos; preço de animais; instalação de luz elétrica no Rio de Janeiro; inauguração de estação telegráfica nacional; inauguração de escola profissional feminina de Campos e assuntos pessoais.
Constam ainda, duas correspondências enviadas pelo titular a José Bezerra, presidente do estado de Pernambuco (1920) e ao presidente do estado do Rio de Janeiro.

Correspondências do ano de 1921

  • BR RJMRAHI NP-CR-023
  • Dossiê
  • 1921-01-01 - 1921-12-31
  • Parte de Nilo Peçanha

Reúne correspondências recebidas pelo titular e, em menor volume, por terceiros, tratando principalmente de: homenagens ao titular; pêsames pelo falecimento de seu pai; votos de feliz ano novo, de boa viagem e de boas vindas; congratulações pelo aniversário natalício e por sua candidatura à presidência do Brasil; eleições; questões políticas diversas; crise financeira e econômica do estado do Rio de Janeiro; definição de impostos; intervenção política; usina elétrica (Campos); relações políticas Luso-Brasileira; Comércio de exportação; nomeação para cargos públicos; apoio eleitoral de Ruy Barbosa a Nilo Peçanha; discursos de Nilo Peçanha sobre a Campanha “Reação Republicana”; considerações sobre a Europa; imigração de alemães; medidas protecionistas pós-guerra; remessa de animais; espiritismo, incluindo a realização de obras em um novo templo maçônico e a fundação do Instituto Neo-espiritualista.

Correspondências do ano de 1924

  • BR RJMRAHI NP-CR-026
  • Dossiê
  • 1924-01-01 - 1924-04-01
  • Parte de Nilo Peçanha

Reúne correspondências recebidas pelo titular e, em menor número, por terceiros. Destacam-se os seguintes assuntos: felicitações ao titular; nomeações; exonerações e pedidos de emprego; perseguições políticas e pedido de favorecimento político; pedido de ajuda financeira e de garantia de vida; campanhas políticas e resultados de eleições; manifestações nacionais a favor do voto secreto; questões relacionadas às atividades agrícolas; criação da Escola Primária Anita Peçanha; votos ao titular de restabelecimento de saúde.

Documentos referentes às finanças de Nilo Peçanha

  • BR RJMRAHI NP-DP-001
  • Dossiê
  • 1897-12-06 - 1923-12-31
  • Parte de Nilo Peçanha

Reúne cadernos de pagamento, livro de contas, notas fiscais, impostos, ordem de pagamento, orçamento e recibos de pessoas físicas e de estabelecimentos em nome de Nilo Peçanha e de terceiros.

Temas Municipais

  • BR RJMRAHI NP-TM
  • Série
  • 1899-12-31 - 1923-11-20
  • Parte de Nilo Peçanha

Reúne documentos cujo conteúdo abrange questões políticas, econômicas e sociais no âmbito dos municípios do estado de Rio de Janeiro. Destacam-se os seguintes assuntos: reuniões do Partido Republicano; aspectos de campanhas políticas; apoio e oposição ao Governo Federal; balanço administrativo; boletins de apuração de eleições; balancetes; prestação de contas; orçamentos; empréstimos; impostos; saneamento básico; abastecimento de água e gás; ensino; indústria; comércio; exportação de produtos e atividades extrativistas vegetais e minerais.