Telegramas de José Joaquim Seabra para Álvaro de Carvalho
- BR RJMRAHI AC-CR-TEL-066
- Dossiê
- 1917 - 1921
Parte de Álvaro de Carvalho
Agradecimento pela manifestação de apreço.
Telegramas de José Joaquim Seabra para Álvaro de Carvalho
Parte de Álvaro de Carvalho
Agradecimento pela manifestação de apreço.
Parte de Raphael de Almeida Magalhães
Documentos diversos, tais como: telegramas relativos a agradecimentos; reuniões em geral dos secretariados; posses de funcionários; revisões e vistorias de obras; relativos a sugestões para o trânsito urbano; orçamentos; votos de felicitações; pagamentos de funcionários; assembléias; vitória judicial relativo à censura; relativo à energia elétrica; referente a acidentes de menor em lugar público; refere-se loteamento de estradas; publicação de decreto no Diário Oficial; requisições de funcionários; referente a pedido de policiamento em prédio da Embaixada Honduras em Copacabana; referente a projeto de água e esgoto; convites para eventos; refere-se a noticiários na imprensa sobre Usina de Lixo; financiamento BNDE; Reforma da Justiça; projeto relativo as favela; exportação de minério; referente a reclamações de moradores; convênios, Fundação Leão XIII; licença de funcionários; referente ao fechamento do comércio aos domingos; despachos; refere-se a exibição de filmes, entre outros assuntos.
Telegrama de Pedro Francisco Rodrigues do Lago para Álvaro de Carvalho
Parte de Álvaro de Carvalho
Solicitação para que o gerente do Banco do Brasil faça a nomeação de candidato indicado.
Telegrama de Frederico Augusto Rodrigues da Costa para Álvaro de Carvalho
Parte de Álvaro de Carvalho
Comentários sobre atendimento de um pedido.
Parte de Manoel Vitorino
Impresso com o retrato de Manoel Vitorino.
Processo administrativo sofrido por Mário Ribeiro
Parte de J.J. Seabra
Documentos relacionados ao processo administrativo sofrido por Mário Ribeiro, acusado de desvio de dinheiro público na Bahia.
Parte de Armindo Doutel de Andrade
A subsérie com 17 documentos entre discurso; correspondência; fotografia (2); ata de fundação; relatório; minuta sobre discurso no Rio Grande do Sul após assumir a presidência; boas-vindas ao chefe de Estado do Uruguai; falando ao congresso parlamentar de porto alegre; relatório sobre saúde da mãe e de João Goulart feito pelo dr. John s. La due; situação do comércio do café; confirmação de presença para jantar; carta de Antônio Lomanto Júnior comunicando vitória em Salvador e manifestando a intenção de seguir a linha partidária em seu governo e outra sobre situação no interior da Bahia após enchente no interior do estado; relatório sobre quotas de exportação de café feito pelo Instituto Brasileiro do Café; carta do general Joaquim Justino Alves de Brito sobre visita do general Kruel; carta do senador Nelson Maculan informando situação da exportação cafeeira após assumir a presidência do Instituto Brasileiro do Café; fotografia de João Goulart no clube dos empregados da estância de São Lucas; esclarecendo a aquisição de bens; lista de nomes para receber patente; ata da fundação do Instituto João Goulart; carta de João de Balreira enviando recorte de jornal sobre rompimento do Partido Trabalhista Brasileiro com o governo de João Goulart; parecer sobre a pretensão dos cafeicultores paranaense; cartaz de João Goulart com a faixa presidencial.
Parte de Armindo Doutel de Andrade
A subsérie é composta de 32 documentos contendo cartas, minutas de discursos, atas, recortes de jornais, revistas. A subsérie trata dos seguintes assuntos: carta de Fernando Ferrari a João Caruso sobre convite para concorrer ao cargo em porto alegre; minuta falando sobre surpresa pelo manifesto do PTB de São Borja; carta de Rômulo Almeida para Inácio de Souza sobre indicação de seu nome para o governo do estado da Bahia; carta de Paulo Baeta Neves sobre congresso do PTB; governo brasileiro e situação das regionais do partido; minuta de discurso para convenção PTB; ata do PTB sobre o PTB de Pernambuco; discurso sobre a possibilidade de desenvolvimento social e político; lista com membros do diretório; discurso para ser lido durante convenção do partido (minuta); carta para Goulart de Rubens Porciúncula e João Lino sobre atos cometidos pelo delegado Antônio de Pádua Ferreira da Silva, delegado do IAPTEC no Rio Grande do Sul; esquema de organização do fórum trabalhista internacional do PTB; texto “observações sobre a incompreensão PTB; discurso de Jango após indicação para presidência da república na chapa com Juscelino Kubistchek; carta para Jango de João Andrea e Ignácio Souza sobre as atividades do PTB na Bahia; carta para Jango de Hermes e Santiago Dantas sobre congresso trabalhista e linha de atuação do partido (com anexo); discurso (minuta) de Jango durante a 10º e a 12ª convenção nacional do PTB [1960]; carta de Benedito Valadares sobre situação do partido em São Paulo e apoio político; carta para Jango de Ronaldo almeida sobre lançamento de seu nome como candidato ao governo da Bahia; revista trabalhista; carta para Benedito Neves Goes comunicando envio dos textos com emendas constitucionais (sem anexo); texto de Paulo Faria sobre “a sucessão paulista e algumas de suas implicações”; minuta de discurso para convenção nacional do PTB; recorte de jornal sobre Euzébio da Rocha; ficha de filiação de Getúlio Vargas ao PTB; pesquisa IBOP; cartaz de Getúlio Vargas.
Posse de J.J. Seabra como governador da Bahia
Parte de J.J. Seabra
Sessão solene na Assembléia Legislativa, perante a qual J.J. Seabra presta juramento em sua posse como governador da Bahia.
Perfis e homenagens a J.J. Seabra
Parte de J.J. Seabra
Cartão, artigos de jornais, folheto, poesia e exposição na Biblioteca Pública do Estado da Bahia que prestam homenagens a J.J. Seabra, descrevem sua trajetória política e fazem um apanhado de seu perfil.
Parte de Manoel Vitorino
Fotografias do monumento em homenagem aos três irmãos Pereira:
(1) - Monumento com estátuas de Manoel Vitorino Pereira, Antônio Pacífico Pereira e José Basílio Pereira.
(2) - Maquete da estátua de Manoel Vitorino Pereira.
Monumento aos "três irmãos Pereira"
Parte de Manoel Vitorino
Impresso sobre o monumento dos "três irmãos Pereira" na cidade de Salvador.
Parte de J.J. Seabra
Recortes de jornais (artigo e notícia) que falam sobre o monumento a Seabra a ser erigido na Praça da Inglaterra, em Salvador/BA, de autoria de Antonio Caringi. Também contém convite que a Comissão pró-monumento ao Dr. J.J. Seabra faz para a inauguração do mesmo. Constam das solenidades: Missa solene na Matriz da Conceição da Praia, discursos e Retrato na Praça.
Parte de Manoel Vitorino
04 Fotografias:
(1) - Porta-retratos com uma foto de Manuel Vitorino.
(2) - Manuel Vitorino (à esquerda) e Roxo de Rodrigues com dedicatória para Dr. Pacífico Pereira [Antônio Pacífico Pereira, irmão de Manoel Vitorino] em 18/09/1895.
(3) - Porta-retratos com armas da República, contendo 01 foto de Manoel Vitorino Pereira e 01 foto de Maria Amélia da Silva Luna Pereira (esposa de Manoel Vitorino).
Parte de J.J. Seabra
Pátio de estação ferroviária na Estrada de Ferro de Nazareth com a locomotiva Dr. Seabra.
J.J. Seabra nos jardins do Palácio da Aclamação
Parte de J.J. Seabra
Parte de J.J. Seabra
Seabra sob o guarda-sol, tendo ao seu redor o público e duas bandeiras. Um de seus filhos, calvo e de bigode, está próximo de J.J. Seabra.
Parte de J.J. Seabra
Entrevista com J.J. Seabra (1) e artigo (3) que se referem à relação entre Seabra e Rui Barbosa e artigo (2) que descreve a criação, no Rio de Janeiro, da Casa Seabra nos moldes da Casa Rui.
Parte de J.J. Seabra
Seabra na inauguração de seu retrato realizada na Assembléia Legislativa.
Parte de J.J. Seabra
Multidão acompanha caixão de Seabra.
Parte de Manoel Vitorino
Fotografia retratando os filhos do casal Manoel Vitorino Pereira e Maria Amélia da Silva Luna Pereira, da esquerda para a direita: Dionísio (médico), Álvaro (advogado), Carlos (engenheiro), Alice (religiosa), Edgar (engenheiro agrônomo), Manoel (médico) e Mário (dentista).
Parte de J.J. Seabra
Anúncios e recortes de jornais (artigos, notas e notícias) relatando o estado de saúde de J.J. Seabra, sua morte no Rio de Janeiro, a chegada de seu corpo em Salvador, seu funeral, as missas solenes celebradas por sua alma, e o 1º aniversário de morte. Contém descrições sobre seu perfil e sua trajetória política.
Desembarque de J.J. Seabra em Salvador
Parte de J.J. Seabra
1 e 2- Recorte de jornal e cartaz da União Revolucionária da Bahia convidando o povo a comparecer no desembarque de J.J. Seabra em Salvador, no cais Comendador Ferreira;
3- Intimação e multa ao Sr. Alvaro Ramos por ter afixado o cartaz em postes e paredes de edifícios públicos;
4- Artigo do Diário Carioca com foto de J.J. Seabra e texto referente a sua chegada no navio Alcântara.
Parte de Armindo Doutel de Andrade
O dossiê com 52 documentos, incluindo listas, programas, manifestos, proposições, relações, pronunciamentos, estatutos, discursos, correspondências, moções e mensagens, versa sobre a adoção da sigla Partido Socialista; os endereços dos membros do partido; o estudo do partido; a indicação de Enivaldo Ribeiro para vice-governador da Paraíba, Wilson Braga para governador da Paraíba e Marcondes Gadelha para o Senado pela Paraíba; a aliança entre PDT, PFL e PTB; os candidatos eleitos no Rio de Janeiro; as convenções municipais; a adequação dos diretórios à nova filosofia do partido; a destituição do deputado Sebastião Nery da Executiva Nacional; a criação de uma CPI para investigar a morte de Tancredo Neves; a atuação do partido e a Convenção Nacional.
Comemoração do aniversário de nascimento de J.J. Seabra
Parte de J.J. Seabra
1- Artigo do jornal "A Tarde" com considerações de Nelson Carneiro sobre a passagem do aniversário de Seabra, que estaria completando 89 anos se estivesse vivo, e a felicidade que esse teria ao saber que os aliados desfilavam sua vitória nas ruas de Paris. Cita opiniões elogiosas de outros personagens politícos sobre Seabra.
2 a 4- Convite-programa, Hino cívico e folheto relativos à comemoração do centenário de nascimento de J.J. Seabra. Contém fotos dos exilados por Floriano Peixoto em Cucuí no Amazonas.
Chegada de J.J. Seabra ao Palácio da Aclamação
Parte de J.J. Seabra
Multidão recebe Seabra, recém eleito governador da Bahia.
Parte de Manoel Vitorino
Prospecto de homenagem ao centenário de nascimento de Manoel Vitorino, publicado pela Gazeta Jurídica. Contém frase de Rui Barbosa e retrato de Manoel Vitorino.
Bilhetes postais - Aureliano Coutinho
Parte de Bagueira Leal
Documentos que retratam sequências de bilhetes postais (a maioria com fotos no verso) enviados pelo "amigo e admirador", Aureliano Coutinho, em viagem pelo Nordeste, Norte e Centro-Oeste do Brasil.
Joaquim Bagueira do Carmo Leal
Banquete oferecido por J.J. Seabra no Teatro São João
Parte de J.J. Seabra
Vê-se a mesa principal com autoridades, disposto na boca do palco, adornado com cenário de lanternas e pavilhões japoneses, está José Joaquim Seabra. A platéia, transformada em salão de banquetes, abriga quatro longas mesas. Frisas e camarotes abrigam senhoras e jovens.
Artigos diversos que citam J.J. Seabra
Parte de J.J. Seabra
1- Folheto transcrito de a “A Pátria”, intitulado “Um dia depois do outro” em que Mozart da Gama explica sua ruptura com Getúlio Vargas e exalta a figura de Washington Luís.
2- Folha inteira do jornal A Tarde com cabeçalho “O dia em que Salvador foi bombardeada”, escrito por José Augusto Berbert.
A atuação de Mário Ribeiro como Procurador da República na Bahia
Parte de J.J. Seabra
Documentos relacionados à atuação de Mário Ribeiro como Procurador da República na Bahia, contendo: o decreto de sua nomeação, relatórios e gráfico de sua atividade, carta que cita o interventor Juracy Magalhães e texto e ofício referentes a sua demissão, entre outros.
Parte de J.J. Seabra
Documentos relacionados ao artigo intitulado “Silêncio inexplicável”, publicado pelo Diário da Bahia. Juracy Maglhães, interventor da Bahia, o considerou calunioso e solicitou ação do então Procurador da República, Mário Ribeiro.