Telegramas de Hermínio Barroso para Álvaro de Carvalho
- BR RJMRAHI AC-CR-TEL-047
- Dossiê
- 1919-02-24
Parte de Álvaro de Carvalho
Relato sobre campanha contra a candidatura de Rui Barbosa.
Telegramas de Hermínio Barroso para Álvaro de Carvalho
Parte de Álvaro de Carvalho
Relato sobre campanha contra a candidatura de Rui Barbosa.
Parte de Francisco Sá
Reúne recortes (07) do jornal O Imparcial referente a assuntos, tais como: empréstimos; suspensão das consignações feitas em folha dos funcionários federais; a tabela Lyra; a recepção do Sr. Conselheiro Ruy Barbosa na Associação Comercial, e etc.
Parte de Francisco Sá
Reúne recortes do Jornal Correio da Manhã, os quais trazem variados assuntos, incluindo notícias internacionais; conferência de Rui Barbosa; orçamento da receita no Senado, entre outros.
Parte de Bagueira Leal
1- Jornal O Paiz;
2- Recorte de jornal com artigo "'Habeas Corpus' contra o despotismo sanitario", de Bagueira Leal.
Parte de J.J. Seabra
Entrevista com J.J. Seabra (1) e artigo (3) que se referem à relação entre Seabra e Rui Barbosa e artigo (2) que descreve a criação, no Rio de Janeiro, da Casa Seabra nos moldes da Casa Rui.
Parte de Epitácio Pessoa
As estampas fazem referência a: Guerra Junqueiro, Luís de Camões, Pedro Álvares Cabral, D. João VI, Rei de Portugal, Antonio José d’Almeida, Ruy Barbosa, Deodoro da Fonseca, D. Pedro II, Imperador do Brasil, José Bonifácio, Floriano Peixoto, Isabel, Princesa do Brasil, a Proclamação da República, a Abolição da Escravatura e o Descobrimento do Brasil.
"Desvios Mortos. - Vários Estudos I - Perfis de Brazileiros Ilustres"
Parte de Aarão Reis
Contém: lista de obras do autor, justificativa para o nome da obra; estudo sobre Afonso Pena; discursos sobre Rodrigues Alves, Rui Barbosa e o engenheiro Cristiano Ottoni; artigo sobre o senador Francisco José Furtado, intitulado "O Duque de Caxias e o Ministro Furtado".
Correspondências do ano de 1921
Parte de Nilo Peçanha
Reúne correspondências recebidas pelo titular e, em menor volume, por terceiros, tratando principalmente de: homenagens ao titular; pêsames pelo falecimento de seu pai; votos de feliz ano novo, de boa viagem e de boas vindas; congratulações pelo aniversário natalício e por sua candidatura à presidência do Brasil; eleições; questões políticas diversas; crise financeira e econômica do estado do Rio de Janeiro; definição de impostos; intervenção política; usina elétrica (Campos); relações políticas Luso-Brasileira; Comércio de exportação; nomeação para cargos públicos; apoio eleitoral de Ruy Barbosa a Nilo Peçanha; discursos de Nilo Peçanha sobre a Campanha “Reação Republicana”; considerações sobre a Europa; imigração de alemães; medidas protecionistas pós-guerra; remessa de animais; espiritismo, incluindo a realização de obras em um novo templo maçônico e a fundação do Instituto Neo-espiritualista.
Correspondências do ano de 1919
Parte de Nilo Peçanha
Reúne correspondências recebidas pelo titular e, em menor volume, por terceiros, tratando, principalmente, dos seguintes assuntos: felicitações a Nilo Peçanha; impostos; cobranças e prestações de contas; nomeações e pedidos de emprego; saneamento básico, com destaque para abastecimento de água no estado do Rio de Janeiro; sucessão presidencial e campanhas eleitorais, em particular o apoio político de Rui Barbosa a Nilo Peçanha; produção agrícola no estado do Rio de Janeiro; Relações Internacionais; destruição de navios brasileiros por alemães e a entrada do Brasil na Primeira Guerra Mundial; despesa relativa ao funeral do cônsul Américo Santos; reunião do Partido Republicano; reforma política do Estado do Rio de Janeiro; assuntos pessoais, inclusive o envio da Coleção “Boletim Comercial” para Nilo Peçanha.
Correspondências do ano de 1907
Parte de Nilo Peçanha
Reúne correspondências recebidas e expedidas pelo titular e recebidas por terceiros (em menor número). Entre as missivas recebidas pelo titular constam: diversos pedidos de favores políticos; nomeação para cargos públicos; suspensão de exonerações; intervenção em sentenças judiciais, remoções e transferências de cargo; intervenção para subvenção do Estado no serviço de propaganda do café; comunicados sobre a posse de políticos; convites para cerimônias e inaugurações; notícias sobre a política estadual do Rio de Janeiro, onde se destaca a votação da sobretaxa do café na Câmara; mensagens de apoio político e de congratulações pela passagem do ano e datas cívicas.
Entre as missivas recebidas por terceiros, destaca-se o telegrama de Ruy Barbosa à Pinheiro Machado, do presidente do estado do Rio de Janeiro (entre as correspondências enviadas pelo titular uma delas teve sua data atribuída); Alfredo Backer (1907-1910).
Consta também no dossiê diversas cópias de telegramas enviados por Nilo, destacando-se aqueles que tratam de problemas ocorridos na Assembléia Legislativa e uma solicitação de apoio político a Ruy Barbosa, referente ao julgamento do caso constitucional do Rio de Janeiro.
Parte de Bagueira Leal
Correspondências enviadas a Bagueira Leal sobre assuntos diversos, como: pedidos de recomendações, apoio ao movimento antivacina, notícias sobre positivistas, entre outros.
Joaquim Bagueira do Carmo Leal
Cartas de Maria Augusta Ruy Barbosa a Aarão Reis
Parte de Aarão Reis
Agradecimento pelo discurso proferido na Escola Politécnica em homenagem a Rui Barbosa.
Cartas de José Joaquim de Campos da Costa de Medeiros e Albuquerque para Álvaro de Carvalho
Parte de Álvaro de Carvalho
Comentário sobre assunto confidencial. Relato sobre encontro com Domício [da Gama].
Cartas de Bernardino José de Campos Júnior para Álvaro de Carvalho
Parte de Álvaro de Carvalho
Informações sobre roteiro de viagem. Manifestação de estima. Informações sobre justificativa dada a Rui Barbosa pela opção de apoio a Campos Sales.
Parte de Álvaro de Carvalho
Notícias sobre banquete oferecido a Álvaro de Carvalho e candidatura de Rui Barbosa a presidência da República.
Artigos diversos que citam J.J. Seabra
Parte de J.J. Seabra
1- Folheto transcrito de a “A Pátria”, intitulado “Um dia depois do outro” em que Mozart da Gama explica sua ruptura com Getúlio Vargas e exalta a figura de Washington Luís.
2- Folha inteira do jornal A Tarde com cabeçalho “O dia em que Salvador foi bombardeada”, escrito por José Augusto Berbert.