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Dossiê Administração pública
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Secretaria de Estado de Educação e Cultura

Documentos diversos, tais como: organograma da Secretaria de Educação; crítica ao Secretário de Educação, Flexa Ribeiro, feita pelo “Correio da Manhã”; esboço do plano de ação quinquenal do governo; mensagem a Assembléia Legislativa; relação de pessoas internadas em instituições educacionais; anteprojetos de lei; análise da política educacional do governo; estudos do Conselho Estadual de Educação; quadro demonstrativo de atividades de empréstimos e devolução de livros.

Secretarias Diversas

Decretos da Secretaria do Governo, pasta de turismo, liberação de verbas, distribuições das datações orçamentárias e documentos referentes a Secretaria de Justiça, Serviços Sociais, Serviços Públicos, economia; saúde; educação e cultura, cargos em comissão, entre outros.

Secretaria de Interior e Segurança

Documentos diversos, tais como: memorandos; relação nominal de cargos de chefia; despensa de funcionários; concessão de gratificação; indicação de servidores; nomeação de funcionários; Sindicato das Empresas de Jornais e Revistas; fiscalização e arrecadação no carnaval, dentre outros.

Ministério da Fazenda

Documentos diversos, tais como: alvará de licença; nomeação de funcionários; aquisição de navios no exterior; receita de passageiros; relação de funcionários colocados a disposição do governo; reivindicações; despesas; imunidade tributária do Estado da Guanabara; projeto de preparação de empresários industriais; Inquérito Administrativo; relatórios; obras e orçamentos; Conselho Nacional de Petróleo; decretos, entre outros.

Ministério de Justiça e Negócios Interiores

Documentos diversos, tais como: certidão; portarias; inquérito administrativo; e documentos referentes à admissão de sócio titular e membros do Conselho Técnico da Sociedade Brasileira de Criminologia, Jornal Diário da Justiça; importação de feijão, entre outros.

Desenvolvimento Econômico-Social

Documentos referentes às proposições da 1° Comissão ao Plenário; quadro demonstrativo de verbas do Orçamento Estadual e lista de projetos (todos referente ao Desenvolvimento Econômico-Social), entre outros.

Loteria

Documentos relacionados à Loteria do Estado da Guanabara, tais como: parecer de Consultoria Jurídica; estudo sobre as loterias; despacho do governador; boletins informativos e documento da Associação dos Vendedores de Bilhetes de Loteria do Brasil.

Coordenação de Planos e Orçamentos

Documentos diversos, tais como: orçamentos; ofícios; quadros de despesas; decretos; relação de verbas liberadas pelo governo; instruções e recomendações para a elaboração de propostas; ordem de serviços; emenda à proposta orçamentária e orçamento da União para o exercício financeiro de 1963.

Coordenação de Planos e Orçamentos

Documentos diversos, tais como: orçamentos; relação de serviços em andamento; ofícios; minuta; proposta; relatório de financiamento do BID; Tabelas de distribuição de recursos; memorandos; boletim informativo; atas de reuniões do secretariado.

Departamento de Habitação Popular

Regulamento para o Conjunto Residencial Prefeito Mendes de Moraes; Código de Zoneamento; Controle de mensalidades da Vila Aliança; Orçamentos; documentos referentes à construção de Rede de Esgotos Sanitários; documentos diversos sobre Obras de Viação e Planilhas de Cálculos.

Assuntos Variados

Documentos diversos, tais como: decretos; minutas; portarias; Plano Piloto de Urbanização; comunicados, entre outros.

Departamento de Águas (DAA)

Programa de Melhoramento e Ampliação do Sistema do Abastecimento D’água; memorandos; parecer sobre o serviço de abastecimento de água; plano de obras; relatórios; contrato; Estatuto da Companhia Estadual de Águas da Guanabara.

VI Região Administrativa – Lagoa

Memorandos e ofícios sobre problemas de cano furado; reformas no Estádio do Remo; proposta orçamentária; construção do anexo do Hospital Miguel Couto; relatórios de atividades, entre outros.

IX Região Administrativa – Vila Isabel

Documentos de diversos assuntos, tais como: atas da administração regional; relatórios; despachos e documentos relacionados à Assessoria Esporte da Guanabara; problemas de Vila Isabel; Campeonato Inter-colegial; síntese histórica do bairro; aniversário do bairro; associação de moradores, entre outros.

XVIII Região Administrativa – Campo Grande

Documentos referentes à XVIII Região Administrativa (Campo Grande), tais como: memorandos; telegrama; planos de ação; prestações de conta; normas de Regimento Interno da Administração Regional; denúncia de irregularidade; correspondências diversas; relatórios de atividades; convites; solicitações diversas e currículos.

Administrações Regionais

Documentos diversos, tais como: decretos; relação das coordenadorias das zonas portuárias da rede escolar; programas de campanha; relatórios de obras; atas; portarias e memorandos do governo da Guanabara, entre outros.

Reunião dos Governadores

Documentos referentes às Reuniões dos Governadores de 1961, 1962 e 1964, entre eles: proposições e memorandos dos ministérios e discursos de abertura de governadores.

Organização Judiciária

Documentos diversos, tais como: códigos e artigos de Organização Judiciária; relatórios; registros públicos; críticas; listagem de defensores públicos; projetos; observações sobre a “oficialização” dos serviços auxiliares da justiça; observações sobre a Reforma Judiciária; memorandos; estimativas de gastos; sugestões e esclarecimentos variados.

Energia Elétrica e Nuclear

Documentos de diversos assuntos, tais como: relação de nomes de participantes de grupos de estudos de energia do Estado da Guanabara; listas de consumidores gerais; construções de centrais elétricas e termelétrica na Guanabara; cópias de cartas BNDE; construção de linhas transmissão em São José dos Campos SP; obras nos setores elétricos; decretos; debates relativos a problemas de energia elétrica; assinatura de decretos para regularizar Comissão de Estadual de energia (CEE); obras do túnel Santa Bárbara; liberação de verbas; impostos de energia elétrica; inauguração de Reator Argonauta; resoluções; situação econômica financeira; correspondências referente a Central Elétrica Furnas; plano de eletrificação orçamentos e despesas, entre outros.

Energia Elétrica e Nuclear

Documentos de diversos assuntos, tais como: Coordenação de planos e Orçamentos e despesas; DEA – 3º Simpósio Interamericano sobre aplicação de energia Nuclear para fins pacíficos; Sobre Usina de Estreito; Distribuição de energia; Gestões e Atos do Governo; Reuniões; Relatórios, entre outros.

Correspondências

Documentos de diversos assuntos, tais como: referente à prisão especial; propriedade de telefone; suspensão de encomenda de viaturas; reuniões de secretariados; comunicações de despejos residenciais; adiamentos de obras; funcionário requer disponibilidade remuneração; transferência de funcionários; refere à Embaixada de Israel; referente a Escola de Samba; refere-se a Rádio Roque Pinto; transferências de funcionários; fiscalização para embargas de obras em edifício; referente ao Palácio do Governo; internação de menores em instituições; referente a Universidade do Rio de Janeiro; desapropriação de terreno na Rua Alberto de Campos no Leblon; inquérito sobre roubo de carro; relatório mensal das atividade do Serviço Social; crise eleitoral; nomeação de funcionários; sonegação fiscal; concorrências para obras; comissão permanente da Reserva Biológica , embargos de obras em defesa da fauna e flora; revisão do Estatuto de Funcionários; fixação de favelas em rodovias; indicação de promotores público; cursos de treinamento para funcionários; refere-se setor de viagens aérea; guarda civil a disponibilidade do Museu da República; classificação em concurso; financiamento para compra de aparelho de raio X para policlínica Israelita do Rio de Janeiro; resoluções; licenças para obras que a ADECO S.A – administração e comercio; refere-se ao contrabando do café; pedido de exoneração, entre outros.

Correspondências

Documentos diversos, destacando-se: pedidos de transferências de promoção de cargo; de emprego de concessão de empréstimos e financiamentos; indicações de nomeação; pedidos de financiamento ao BID; convites; abaixo/assinado; relato de controle de obras, entre outros.

Correspondências

Documentos variados, destacando-se: pedido de contratação de trabalhadores para a obra do aterro; cartas relacionadas a construção do túnel Rio Comprido - Lagoa; convites para solenidades diversas; relatórios de atividades; pedido de verba à COPEG; carta de Hélio Beltrão recusando a indicação de Carlos Lacerda à candidatura para governador e comentando a candidatura deste último à presidência do Brasil; carta sobre campanha de desburocratização; pedido de licença; manifestação de apoio a Carlos Lacerda; reclamações; solicitações diversas; ofícios diversos; considerações sobre assuntos diversos; comunicados diversos do Tribunal de Contas do Estado da Guanabara; Carta da União Democrática Nacional (UDN); felicitações diversas pela eleição de Raphael de A. Magalhães a vice-governador do Estado da Guanabara; comunicados de nomeação; carta tratando de assuntos relacionados ao pós-golpe militar de 1964; abaixo-assinado; procuração; memorandos; documentos em inglês.

Correspondências

Documentos variados, destacando-se: considerações de Raphael de Almeida Magalhães sobre o governo militar e o Ato Adicional número 2; carta tratando da Revolução de 31 de março (golpe militar de 1964); carta tratando das eleições de 1966; notas sobre a agricultura brasileira; entre os documentos sem datação destacam-se: cartões; bilhetes; pedidos; memorandos diversos; pedido de financiamento; reclamações; críticas e sugestões; carta sobre o “Movimento cívico-militar de 1964”; abaixo-assinado; planos de orçamentos.

Jornal Gazeta da Tarde

Reúne recortes do jornal Gazeta da Tarde com diversos assuntos relacionados a Gazeta do Congresso; Francisco Sá recebe homenagem de seus amigos por seu aniversário; entre outros assuntos relacionada à administração pública.

Correspondências do período compreendido entre os anos 1890 e 1899

  • BR RJMRAHI NP-CR-001
  • Dossiê
  • 1890-11-22 - 1899-12-15
  • Part of Nilo Peçanha

A maior parte das missivas recebidas pelo titular solicita a sua atuação, junto a políticos e no Congresso, a favor da inserção de impostos, apoios políticos, nomeações e transferências para cargos públicos e intervenção no trâmite de projetos diversos. Constam também correspondências contendo cumprimentos a Nilo Peçanha por discursos deste na Câmara, informações sobre problemas partidários locais, campanhas eleitorais, perseguições políticas, uma sentença judicial e sugestões sobre regulamentações municipais. As correspondências recebidas por terceiros relatam processos eleitorais e problemas políticos em diversos distritos do Rio de Janeiro. Os remetentes mais frequentes no dossiê são Alberto Torres e o Barão de Miracema.

Correspondências do ano de 1902

  • BR RJMRAHI NP-CR-004
  • Dossiê
  • 1902-01-01 - 1902-12-31
  • Part of Nilo Peçanha

Reúne correspondências recebidas pelo titular e por terceiros, tratando de questões políticas diversas, tais como: demissões, transferências de cargo, pedidos de intervenção governamental para a solução de problemas funcionais, nomeações de cargos, questões políticas e legais, energia elétrica, eleições, epidemias, proteção à infância, venda de terras, produção agrícola, estrada de ferro, impostos, tarifas e questões financeiras, preços de fretes marítimos, mudança da capital do Rio de Janeiro para Campos e saneamento básico nos municípios do Estado Fluminense.

Correspondências do ano de 1913

  • BR RJMRAHI NP-CR-015
  • Dossiê
  • 1913-01-01 - 1913-12-30
  • Part of Nilo Peçanha

Reúne correspondências recebidas e expedidas (01) pelo titular e por terceiros (em menor número). Destacam-se os seguintes assuntos: solicitação de favores (nomeação para empregos e cargos, suspensão de exoneração, intervenções em sentenças judiciais); convocação para assembleias e reuniões políticas, entre elas, do Partido Republicano Conservador; Instalação de Câmaras Municipais; Moções de apoio político a candidaturas; questões eleitorais; assuntos administrativos e pessoais envolvendo o titular, seus correligionários e admiradores.
Algumas correspondências tratam, ainda, sobre a atividade agrícola e comercial.
Entre as missivistas, destacam-se: Pinheiro Machado, Visconde de Moraes; Oliveira Botelho e J.J. Seabra.

Correspondências do ano de 1915

  • BR RJMRAHI NP-CR-017
  • Dossiê
  • 1915-01-01 - 1915-12-31
  • Part of Nilo Peçanha

Reúne correspondências recebidas pelo titular e por terceiros (em menor número), tratando de: nomeações e exonerações de cargos públicos, congratulações pelo ano novo e pelo cargo de governador do estado; pedidos de emprego; denúncia funcional; cobrança de salários; eleições; considerações sobre a sucessão presidencial da república; pedidos de intervenção política; limites entre estados; extração de fibras têxteis; produção agrícola; inauguração de instituição pública; administração pública; exportação; impostos; saúde; homenagens ao titular; venda de animais; criação de suínos; crise financeira do estado do Rio de Janeiro; saneamento básico; loja maçônica; projeto de código comercial; usina elétrica; dívida externa; criação da agência do Banco do Brasil em Cabo Frio; produção de sal; indicações para a Assembleia Legislativa e pedido de instalação de luz elétrica.

Correspondências do ano de 1920

  • BR RJMRAHI NP-CR-022
  • Dossiê
  • 1920-01-01 - 1920-12-31
  • Part of Nilo Peçanha

Reúne correspondências recebidas pelo titular e, em menor volume, por terceiros, tratando, principalmente, dos seguintes assuntos: congratulações e homenagens ao titular; grande comércio de importação e exportação; transferências de cargo; relações políticas entre Brasil e Portugal; construção da estrada de ferro de Araraquara; assuntos políticos diversos; pedidos de emprego; produção agrícola no Rio de Janeiro; crise financeira Nacional; administração pública; eleições; pedidos de intervenção política; venda de casa; política internacional; cobranças e impostos; preço de animais; instalação de luz elétrica no Rio de Janeiro; inauguração de estação telegráfica nacional; inauguração de escola profissional feminina de Campos e assuntos pessoais.
Constam ainda, duas correspondências enviadas pelo titular a José Bezerra, presidente do estado de Pernambuco (1920) e ao presidente do estado do Rio de Janeiro.

“O Mau Vizinho Vargas”

Texto, sem autoria, sobre a boa e equivocada imagem da ditadura Vargas veiculada nos principais jornais dos EUA como resultado de grande publicidade tendenciosa, sobre a instauração do Estado Novo e a disseminação de práticas governamentais espúrias, a generalização da censura, a péssima gestão das finanças públicas no Brasil e a grande oposição existente ao governo.

Secretaria de Turismo

Documentos diversos relacionados à Secretaria do Estado de Turismo, tais como: anteprojetos; memorandos; projetos de lei; decretos; documentação relativa ao IV centenário da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro; ata de reunião; relação de turistas estrangeiros visitantes do Estado da Guanabara.

Secretaria de Segurança Pública

Documentos diversos da Secretaria de Segurança Pública, tais como: esclarecimentos sobre concessão de passaportes; relatórios; explicações do serviço de censura; plano de policiamento ostensivo; decretos; comunicados; documentos do Gabinete do chefe de polícia; ofícios; auto de declarações; decretos; mensagens; sugestões; solicitações; atos do poder legislativo e boletins.

Secretaria Geral de Administração

Documentos diversos, tais como: relatórios das atividades da Secretaria de Administração; informações da Coordenação dos Transportes; minuta sobre administração; defesa enviada à comissão de inquérito; relação de indústrias do Estado da Guanabara; currículo; memorandos; observações diversas; Regimento da Administração da Guanabara.

Assuntos Diversos

Documentos diversos, tais como: projeto de lei; diretrizes políticas de pessoal; contratos; ofícios; ações econômicas do governo; memorandos; declaração; relação de funcionários a disposição do governo; registro de imóveis; arrendamento de terreno; caso COMAL; relatório referente à empresa funerária do Estado da Guanabara; entre outros.

Servidores

Documentos diversos, tais como: projeto de lei; anteprojeto de lei; notas sobre o Estado da Guanabara; Histórico do IASEG (Instituto de Assistência dos Servidores do Estado da Guanabara); documento do IPEG (Instituto de Previdência do Estado da Guanabara).

Coordenação de Planos e Orçamentos

Documentos diversos, tais como: orçamentos analíticos; agendamento de tarefas; formulários do setor de saúde e do censo industrial; ordens de serviços; relação de obras em execução; relação de funcionários; relação de despesas correntes; estimativas; despesas correntes.

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