
Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 12/04/1940 - 12/04/1970 (Produção)
Nível de descrição
Coleção
Dimensão e suporte
Documentos textuais: 2 reportagens; 1 caderno; 2 programas; 1 acróstico; 1 ofício; 1 folheto; 1 flâmula;
Documentos iconográficos: 6 fotografias; 1 fotografia dupla; 1 estampa;
Papel; papel fotográfico
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Marechal Carlos Machado Bittencourt nasceu em 12 de abril de 1840, em Porto Alegre (RS), e morreu em 5 de novembro de 1897, assassinado no Rio de Janeiro (RJ).
Ingressou na Escola Militar de Porto Alegre aos 17 anos, seguindo depois para servir na Arma da Cavalaria. Participou da Guerra do Paraguai sob o comando dos generais Osório e Andrade Neves, sendo ferido em ação e promovido a capitão por atos de bravura.
Em 1890, tornou-se comandante das tropas do Exército no Rio Grande do Sul. Em 1897, foi nomeado Ministro da Guerra do governo de Prudente de Morais. Na época, a Guerra de Canudos já se arrastava desde 1896, com sucessivas derrotas das forças enviadas pelo governo estadual e federal. Bittencourt dirigiu-se ao local da luta, organizando o serviço de abastecimento das tropas e, segundo relatos, teria ordenado a execução de todos os prisioneiros, rendidos ou não, seguindo a prática da época: desentranhamento e degola. Sob seu comando, a Revolta de Canudos foi esmagada, sendo este episódio considerado uma das manchas mais terríveis, desonrosas e cruéis da história do Exército Brasileiro.
Ao retornar ao Rio de Janeiro, durante o desfile militar para comemorar a vitória sobre os revoltosos, foi assassinado enquanto tentava impedir um atentado contra o então presidente Prudente de Morais.
Pelo seu trabalho na organização do abastecimento das forças que atuaram em Canudos, Carlos Bittencourt foi escolhido como patrono do Serviço de Intendência do Exército Brasileiro.
Entidade custodiadora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
A coleção é composta por documentos referentes ao Marechal Bittencourt, em sua maioria homenagens. Nela, é possível encontrar uma fotografia do titular, além de diversas imagens de solenidades prestadas em sua memória, como os registros das comemorações do 46º Aniversário do Serviço. Também integra a coleção um caderno com recortes de jornais sobre diferentes comemorações relacionadas ao Marechal Bittencourt, bem como reportagens da Revista da Semana sobre o centenário de seu nascimento. Além disso, encontram-se documentos como um convite e a programação em folder da inauguração e entrega à Secretaria de Educação e Cultura da Escola Marechal Machado Bittencourt, bem como um acróstico em sua homenagem. A coleção inclui ainda documentos produzidos entre a década de 1960 e o início da de 1970, referentes às comemorações do Serviço de Intendência
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Série Documentos Iconográficos
Série Recortes
Série Homenagens
Série Serviço de Intendência