Coleção BR RJMRAHI CA - Canudos (Flávio de Barros)

Generaes Barbosa, Oscar, Eugênio e ajudantes Vista Parcial de Canudos ao Poente Ataque e incêndio de Canudos Trincheiras naturaes no Vaza-Barris Missa com assistência do Marechal Bittencourt Vista Parcial de Canudos ao Norte Vista Parcial de Canudos ao Sul Polícia do Pará no acampamento 400 jagunços prisioneiros Prisão de jagunços pela cavallaria Corpo médico em Monte Santo Rio Vaza-Barris ao Sul Monte Santo 5º Corpo de polícia da Bahia na trincheira Flavio de Barros Photographo Expedicionario General C. Eugênio e seu Estado Maior 25º Batalhão de Infanteria na trincheira 30º Batalhão de Infanteria na trincheira 29º Batalhão de Infanteria no acampamento 7º  Batalhão de Infanteria nas trincheiras 31º Batalhão de Infanteria em forma 37º Batalhão de Infanteria na trincheira General Barbosa e seu Estado Maior Oficiais do 28º Batalhão de Infanteria Boia de oficiaes do 29º Batalhão Questura policial em Canudos Ala do 1º e do 9º da cavalaria 28º Batalhão de Infanteria no acampamento 32º Batalhão de Infanteria na trincheira Comissão de engenheiros Officiaes do 38º batalhão no acampamento Bateria 7 de Setembro (Fazenda Velha) Igreja do Bom Jesus (nova) 29º Batalhão de Infanteria no acampamento Sepultura do Capitão Silva Bateria do Perigo 39º Batalhão de Infanteria em fogo 12º Batalhão de Infanteria na trincheira Rio Vaza-Barris e Umburana Vista Parcial de Canudos ao Nascente e ao Sul General C. Eugênio e officiaes em Queimadas 24º Batalhão de Infanteria Boia na bateria do perigo Major Marra em sua barraca Dr. Curio, chefe do Corpo Sanitario Cadáver de Antônio Conselheiro encontrado sob as ruínas da Igreja Nova Parcial de Canudos e Rio Vaza-Barris, ao Nascente 16º Batalhão de Infanteria 39º Batalhão de Infanteria General Arthur Oscar e seu Estado Maior
Exibindo 1-50 de 68 resultados Exibir tudo
Original Objeto digital not accessible

Área de identificação

Código de referência

BR RJMRAHI CA

Título

Canudos (Flávio de Barros)

Data(s)

  • 1897-08 - 1897-10 (Produção)

Nível de descrição

Coleção

Dimensão e suporte

Documentos iconográficos: 69 itens em 2 álbuns originais

Área de contextualização

Nome do produtor

Biografia

A Guerra de Canudos foi um conflito ocorrido no sertão da Bahia, no Arraial de Canudos, entre as forças do Exército brasileiro e seguidores de Antônio Conselheiro, líder local, de 1893 a 1897. Foi uma guerra sangrenta em que o Exército enfrentou inúmeras dificuldades, chegando à vitória depois de quatro expedições. Na quarta e última expedição, que reuniu um grande esforço de guerra por parte do governo, estiveram presentes o ministro da Guerra, o repórter Euclides da Cunha e o fotógrafo Flávio de Barros, contratado pelo Exército para registrar os últimos momentos do combate. Ele é o autor das fotografias que compõem esta coleção. No final do conflito, depois de muitas baixas, a cidade de Canudos foi totalmente arrasada. Poucas são as referências biográficas ou citações sobre a vida e os trabalhos produzidos pelo fotógrafo baiano Flávio de Barros, produtor do Arquivo. Entretanto, em bibliografia especializada sobre Canudos, sua presença nas citações é freqüente, devido ao fato de seus registros serem os únicos conhecidos até a atualidade. Consta também que tinha um estúdio em Salvador, chamado “Photographia Americana”. Os motivos que levaram à contratação do até então desconhecido Barros não são claros, já que havia muitos estabelecimentos fotográficos na Bahia naquele período, muitos deles de grande prestígio. Especula-se, todavia, que havia um grande receio entre os fotógrafos de acompanhar o conflito, dado as notícias de sua brutalidade.

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Doado por Otília Piracuruca Blum, em 1966.

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O Arquivo é composto por fotografias de Flávio de Barros, que foi contratado pelo exército brasileiro para registrar a última expedição ao Arraial de Canudos. As fotografias foram feitas, portanto, comprometidas com o ponto de vista do exército, procurando mostrar sua vitória e retratando a população do Arraial sempre em posição de prisioneira e derrotada. Há várias imagens retratando panoramicamente tanto o Arraial de Canudos, como seu entorno, sendo possível observar detalhes da geografia da região. Há também uma série de fotos que mostram construções do arraial, como habitações e igrejas – muitas já em ruínas, após o bombardeio das tropas federais. Apenas em algumas imagens é possível ver conselheiristas. A mais famosa dela, conhecida como “400 jagunços prisioneiros”, mostra parte da população depois da derrocada final: um ajuntamento de mulheres, crianças e idosos, com rostos magros e feições assustadas. Outra foto muito divulgada é a do cadáver de Antônio Conselheiro, que havia sido encontrado sob as ruínas da Igreja Nova. A grande maioria das fotos enfoca a presença do próprio exército, retratando os diversos generais, oficiais, batalhões, regimentos, além dos médicos e corpo sanitário. São retratados tanto em poses oficiais, como em momentos de descanso, refeição, missa. Há ainda um auto-retrato de Flávio de Barros, autor das imagens. Trata-se da última fotografia do primeiro álbum original e comprova a autoria do trabalho.

Avaliação, seleção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Série Documentos Iconográficos

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Sistema de escrita do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Instrumento de pesquisa gerado

Área de materiais associados

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da entidade custodiadora

Regras ou convenções utilizadas

Estado atual

Nível de detalhamento

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Objeto digital (Master) área de direitos

Objeto digital (Referência) área de direitos

Objeto digital (Miniatura) área de direitos

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados