Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1970 - 1999 (Produção)
Nível de descrição
Coleção
Dimensão e suporte
Documentos textuais: 25 itens; 165 páginas
Documentos iconográficos: 2.495 itens
Documentos audiovisuais: 2 itens
Papel fotográfico; papel; acetato
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Roberto de Azevedo Gusmão Cerqueira nasceu em 1949, no Rio de Janeiro. Começou sua carreira profissional como repórter registrando a Passeata dos Cem Mil (1968) para o Diário de Notícias (RJ). Frequentou um curso de cinema no Museu de Arte Moderna, onde foi introduzido à fotografia. Trabalhou como fotojornalista no jornal alternativo Em Tempo e na revista O Cruzeiro. Mais tarde, atuou em quase toda a imprensa do Rio de Janeiro e na agência France Press. Participou de movimentos políticos sindicais, da direção da Associação dos Repórteres Fotográficos (Arfoc-Rio) e da agência de fotojornalismo cooperativado Fotossíntese. Iniciou, com um grupo, o projeto Quartas Visuais, no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio de Janeiro (1982). Participou também do livro Rio 92, editado pelo Sindicato. Participou ainda de várias exposições itinerantes.
Acompanhou durante vinte anos o Movimento dos Sem-Terra, fotografando sua evolução e registrando o primeiro assentamento na Fazenda Annoni (RS), entre 1986 e 1994. Fotografou também várias manifestações políticas que marcaram esse período, como os “caras-pintadas” e o movimento das Diretas Já.
Foi casado com Maria Teresa Linhares. Faleceu em 7 de novembro de 1999 no Rio de Janeiro.
Entidade custodiadora
História do arquivo
O acervo foi doado pelo titular ao Museu da República em 1998.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Doado por Roberto Cerqueira, em 1998.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
O arquivo contém registros do trabalho do fotógrafo Roberto Cerqueira em diversos momentos, tais como: imagens dos movimentos sociais Sem-Terra e Sem-Teto, de manifestações de “caras-pintadas”, fotografias de eventos esportivos, de campanhas eleitorais, shows de música, bailes de carnaval, entre outros. A documentação textual apresenta reproduções de jornais coletados pelo titular sobre o MST e outros assuntos.
Contém 361 fotos (sendo 1 cópia); 645 tiras de negativos; 293 tiras de contatos; 15 folhas de impressos; 01 caderno com 162 folhas; 02 cartazes (sendo 1 cópia); 02 periódicos; 04 folhetos; 1254 slides.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Série Documentos Iconográficos
Série Documentos Sonoros
Série Impressos