Collection BR RJMRAHI NP - Nilo Peçanha

Original Digital object not accessible

Identity area

Reference code

BR RJMRAHI NP

Title

Nilo Peçanha

Date(s)

  • 1848 - 1967-10-02 (Creation)

Level of description

Collection

Extent and medium

Documentos textuais: [21720] itens
Documentos iconográficos: [701] itens
Documentos cartográficos: 2 itens
Papel

Context area

Name of creator

(02/10/1867 - 21/03/1924)

Biographical history

Nilo Procópio Peçanha nasceu na cidade de Campos dos Goitacazes (RJ) em 02 de outubro de 1867, filho de Sebastião de Sousa Peçanha e Joaquina Anália de Sá Freire. Formou-se bacharel pela Faculdade de Direito de Recife em 1887 e, retornando a Campos, dedicou-se à advocacia no período de 1888 a 1890. Foi um dos criadores e também presidente do Clube Republicano em Campos. Elegeu-se deputado à Assembléia Nacional Constituinte (1890-1891) e deputado federal pelo Partido Republicano Fluminense (1891-1903), tornando-se senador em 1903. Renunciou a esse mandato para ser presidente do estado do Rio de Janeiro (1903-1906) e, a seguir, vice-presidente da República (1906-1909). Em decorrência da morte do titular, Afonso Pena, assumiu a Presidência da República de 1909 a 1910.
Retornou ao Senado pelo Estado do Rio de Janeiro em mais dois mandatos (1912-1914 e 1918-1920). Exerceu ainda a Presidência do Estado do Rio de Janeiro (1914-1917) e o cargo de ministro das Relações Exteriores (1917). Em 1921, foi candidato à presidência da República pelo movimento Reação Republicana.
Foi casado com Anita Belisário Peçanha, nascida em 22 de março de 1873 e falecida em 09 de abril de 1960. Faleceu em março de 1924, no Rio de Janeiro.

Archival history

A Coleção Nilo Peçanha foi composta, predominantemente, das doações feitas por Anita Belisário Peçanha, viúva do titular, em 1948, e por Armênia Peçanha, irmã do titular, em 1960, ao Museu Histórico Nacional. A documentação foi transferida para o Museu da República nos anos de 1977 e 1983. Formam o acervo, também, documentos avulsos doados diretamente ao Museu da República, em 1967, por Fernando Bruno Pinto, Mário Barreto Franca e Edmundo B. Pinto e uma doação, sem data, feita por Moacyr Colombo. Existem ainda, registros de doações realizadas ao Museu da República nos anos de 1966, 1973 e 1978, sem indicações relativas à sua procedência, bem como registros de doações sem quaisquer informações sobre procedência e data. Embora o acervo seja formado, predominantemente, por documentos produzidos e acumulados pelo titular, também constam documentos sobre Peçanha colecionados por terceiros.

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

O acervo compreende registros da vida privada e pública do titular, que ao longo do exercício de suas funções acumulou uma vasta documentação. Reúne cerca de 20.000 correspondências, divididas em dossiês e organizadas cronologicamente, recebidas pelo titular e terceiros (em menor volume). Destacam-se como principais assuntos entre as correspondências recebidas pelo titular: pedidos de favorecimentos diversos, valendo-se da sua influência política; cumprimentos e congratulações por sua atuação frente a cargos executivos, legislativos e diplomáticos; informações sobre questões políticas, municipais, estaduais e nacionais, jurídicas financeiras e pessoais.
Entre as questões políticas destacam-se aquelas referentes à administração pública; alianças e articulações; pleitos eleitorais; sucessões presidenciais; criação do Ministério da Agricultura; importação e exportação; economia cafeeira; Reação Republicana. Sobre as relações internacionais há documentos relativos às relações diplomáticas estabelecidas pelo Estado brasileiro, com ênfase na participação do país na Guerra Mundial (1914-1918). Entre os assuntos da política fluminense são mais freqüentes aqueles referentes ao desenvolvimento industrial; às atividades político-partidárias e aos processos eleitorais. Entre os principais assuntos na correspondência para terceiros figuram os processos eleitorais e pedidos de favorecimentos diversos.
A Coleção conta ainda com desenhos técnicos de motores de automóveis e plantas de terrenos, recortes de jornais e revistas sobre política e assuntos referentes à gestão pública do titular. Reúne produções de Nilo Peçanha e de outros personagens, entrevistas, discursos, manifestos, debates, conferências e livro reunindo mensagem à Assembléia Legislativa de quando Peçanha era presidente do Estado do Rio de Janeiro.
O acervo contém 547 fotografias, principalmente de Nilo Peçanha em inaugurações de obras, visitas, viagens e outros eventos públicos, com destaque para as fotos da campanha Reação Republicana. Há também fotos de Nilo Peçanha com sua esposa, Anita Peçanha, em momentos de lazer e homenagens pós-morte, incluindo registros do enterro.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Série Correspondências
Série Documentos Complementares
Série Documentos Pessoais
Série Documentos Iconográficos
Série Produção Intelectual
Série Questões Forenses
Série Reação Republicana
Série Recortes
Série Temas Estaduais
Série Temas Municipais
Série Temas Nacionais

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Conditions governing reproduction

Language of material

Script of material

Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

Finding aids

Allied materials area

Existence and location of originals

Existence and location of copies

Related units of description

Related descriptions

Notes area

Alternative identifier(s)

Access points

Subject access points

Place access points

Name access points

Genre access points

Description control area

Description identifier

Institution identifier

Rules and/or conventions used

Status

Level of detail

Dates of creation revision deletion

Language(s)

Script(s)

Sources

Digital object (Master) rights area

Digital object (Reference) rights area

Digital object (Thumbnail) rights area

Accession area

Related subjects

Related people and organizations

Related genres

Related places