Mostrando 13 resultados

Fundos e coleções
Pedro Aurélio de Góis Monteiro
Visualizar impressão Visualizar:

Álbum

Álbum fotográfico encadernado em madeira, contendo 18 fotos, (tendo uma fotografia por página), em p&b, de diversas personagens nacionais e estrangeiras, a sua grande maioria, autografadas e com dedicatória, presenteadas a Góis Monteiro no período entre 1938 a 1946. Na capa o Brasão da República, vindo a seguir:

  • Góis Monteiro, uniformizado, sem local e sem data.
  • Getulio Vargas, com dedicatória e autógrafo, datada de 16/05/19... (ano impreciso, podendo ser 28, 38 ou 48), sem local.
  • General Carlos Fuentes Rabe, Comandante em Chefe do Exército Chileno, com dedicatória e autógrafo (em espanhol), datada de 16/03/1938, fronteira chileno-argentina.
  • Oficial norte-americano, com dedicatória e autógrafo (em inglês), datada de 1939.
  • Oficial francês, com dedicatória e autógrafo (em francês), datada de 20/08/1938.
  • Tenente-Coronel Lehman W. Miller, Chefe da Missão Militar Norte-Americana ao Brasil em 1940, e intérprete de Góis Monteiro durante a Missão Militar Brasileira nos Estados Unidos, com dedicatória e autógrafo (em inglês), sem data, sem local.
  • Major-General Delos Carleton Emmons, Comandante do Quartel-General do Corpo Aéreo do Exército dos Estados Unidos, da Base Aérea de Lagley Field, Virginia, (Commander of Genneral Headquarters, USAAF), com dedicatória e autógrafo (em inglês), sem data, sem local.
  • Embaixador Carlos Martins Pereira e Souza, Embaixador do Brasil em Washington, com dedicatória e autógrafo, datada de 1949, Washington, EUA.
  • Um militar, com dedicatória e autógrafo (em português), datada de 26/10/1938, Rio de Janeiro, RJ.
  • General Dwight Eisenhower, do Exército dos Estados Unidos, com dedicatória e autógrafo, (em inglês), sem data, sem local.
  • Um militar, com dedicatória e autógrafo, (em espanhol), datada de 21/10/1938, Buenos Aires, Argentina.
  • Um militar, com dedicatória e autógrafo, (em espanhol), datada de 09/07/1941, sem local.
  • Tenente-Coronel Robert Olds, do Corpo Aéreo do Exército dos Estados Unidos, (USAAF), que visitou o Brasil durante um vôo de demonstração de aviões, com dedicatória e autógrafo, (em português), datada de 1939, sem local.
  • Um militar brasileiro, com dedicatória e autógrafo, datada de 03/07/1946, Rio de Janeiro (RJ).
  • General Amaro Bittencourt, Comandante em 1939, da 9ª Região Militar, (Mato Grosso) e Sub-Chefe do Estado Maior e membro da Missão Militar Brasileira aos Estados Unidos em 1940, com dedicatória e autógrafo, datada de 09/04/1939, sem local.
  • General Góis Monteiro, (à direita da foto), acompanhado de dois militares e uma pessoa de terno. Sem data e sem local.
  • Capitão Joseph A. Baird, do Corpo Médico do Exército dos Estados Unidos, (Medical Corps U.S. Army), que serviu como intérprete de Góis Monteiro durante a Missão Militar Brasileira nos Estados Unidos, com dedicatória e autógrafo, (em português e inglês), sem data, sem local.
  • Um militar norte-americano, fumando um cachimbo acendendo o charuto de Góis Monteiro, sem data, sem local.

Álbum de recortes

Álbum com recortes de diversos jornais, todos referentes à visita da Missão Militar Brasileira, chefiada por Góis Monteiro, aos Estados Unidos em 1939. Contém reportagens dos seguintes jornais: Panamá American, San Francisco Chronicle, Kansas City Star, San Antonio Express News, Washington Post, Oklahoma City News, San Antonio Times, San Antonio Light, Denver Post, Houston Chronicle, El Paso Herald Post, The Evening News, Corpus Christi Times Evening, Dallas Morning News, San Francisco News, La Prensa, San Francisco Examiner, The Courier Journal, Louisville Times, New York Herald Tribune e New York Times.

Diplomas

A série é composta por uma variedade de diplomas concedidos a Góis Monteiro, abrangendo o período de 1921 a 1955. Os documentos foram emitidos por diversas instituições, atuantes em âmbitos militares e políticos. Muitos desses diplomas estão relacionados a instituições militares, tanto nacionais quanto internacionais.

Diversos

Diplomas diversos emitidos por instituições brasileiras:
1 – Diploma da Medalha de Prata Comemorativa do Cinquentenário da República, concedido ao General de Divisão Góis Monteiro. Assinam o documento: Oswaldo Aranha, Ministro das Relações Exteriores, Almirante Gulhem, Ministro da Marinha e Presidente da Ordem do Mérito Naval, General Eurico Dutra, Ministro da Guerra e Presidente da Ordem do Mérito Militar, e General Valentim Benício da Silva, Secretário Geral do Ministério da Guerra, com carimbo do cargo. Data do documento: 30/04/1940, Rio de Janeiro.
2 – Diploma de concessão da Medalha de Campanha concedida ao Capitão Enéas Martins Nogueira, pela sua participação na Campanha da FEB na Itália. Assina o documento: General Góis Monteiro, Ministro da Guerra. Data do documento: 05/11/1945, Rio de Janeiro.
3 – Diploma da Medalha Comemorativa do Centenário de Nascimento do Barão do Rio Branco, concedido ao General de Divisão Góis Monteiro, expedido pelo Ministério das Relações Exteriores. Data do documento: 01/12/1945, Rio de Janeiro.
4 – Diploma da Medalha Comemorativa da Inauguração do Estádio Municipal (Estádio do Maracanã, ou Jornalista Mario Filho), concedida ao General Góis Monteiro. Concedida pelo Prefeito do Distrito Federal, General Ângelo Mendes de Moraes. Data do documento: 16/06/1950, Rio de Janeiro.
5 – Diploma da Medalha de Anchieta, comemorativa do 4º Centenário da chegada do Padre Anchieta à Bahia, concedida ao General Góis Monteiro. Assina o documento: Roberto Accioli, Secretário Geral de Educação e Cultura do Distrito Federal. Data do documento: 26/08/1954, Rio de Janeiro.

Documentos Diversos

A série é composta por diversos documentos pertencentes ou relacionados ao titular. Nela é possível encontrar dois exemplares de um documento referente à comemoração da Semana dos Veteranos da Guerra do Pacífico no Chile, bem como um livreto contendo as denominações das condecorações nazistas que poderiam ser oferecidas a estrangeiros. Também consta um álbum de recortes de jornais internacionais que fazem referência à visita da Missão Militar Brasileira, chefiada por Góis Monteiro, aos Estados Unidos em 1939, além da pasta do titular em sua ocupação como Ministro do Superior Tribunal Militar.

Documentos Iconográficos

A série é composta por dois documentos: um álbum fotográfico com diversas personagens nacionais e estrangeiras, a grande maioria autografadas e com dedicatória, presenteadas a Góis Monteiro no período entre 1938 e 1946; e uma fotografia de um avião e sua tripulação. Esse avião foi utilizado nos deslocamentos de Góis Monteiro durante a visita da Missão Militar Brasileira aos Estados Unidos.

Fotografia de um avião

Fotografiade um avião (bombardeiro B-17, Fortaleza Voadora) e sua tripulação. Em destaque, no canto superior direito, o Comandante do Quartel-General do Corpo Aéreo do Exército dos Estados Unidos, da Base Aérea de Langley Field, Virgínia (Commander of General Headquarters), Major-General Delos Carleton Emmons, que escreveu uma dedicatória e autografou. A fotografia também contém os autógrafos de todos os retratados. O avião foi utilizado nos deslocamentos de Góis Monteiro durante a visita da Missão Militar Brasileira aos Estados Unidos, em 1939.

Internacionais

Diplomas diversos emitidos por países e instituições internacionais:
1 – Diploma da “Ordre National de la Légion D’Honneur” (Ordem Nacional da Legião de Honra, no Grau de Grande Oficial), concedido ao Ministro da Guerra do Brasil, General de Divisão Góis Monteiro. Assina o documento: M. Renault, chefe do 4º Bureau da Legião de Honra, (documento em francês). Data do documento: 25/06/1934, Paris, França.
2 – Diploma da Grã Cruz da Ordem Militar de Aviz, concedido ao Ministro da Guerra do Brasil, General Góis Monteiro. Assinam o documento: Oscar Carmona, Presidente de Portugal e Grão-Mestre das Ordens Portuguesas, e Antonio de Aguiar, Chanceler da Ordem. Acompanha envelope timbrado da Presidência da República Portuguesa, Chancelaria das Ordens Portuguesas, endereçado ao General Góis Monteiro, Ministro da Guerra do Brasil. Data do documento: 23/03/1935, Lisboa, Portugal.
3 – Diploma de Honra da “Gran Confederacion de Trabajadores Manuales e Intelectuales de Chile” (Grande Confederação de Trabalhadores Manuais e Intelectuais do Chile), nomeando o Chefe de Estado Maior do Exército Brasileiro, General de Divisão Góis Monteiro, como membro. Assinam: Antonio Anaya, presidente da Federação, e Arturo Lein, Secretário, (documento em espanhol). Data do documento: 05/04/1938, Santiago, Chile.
4 – Diploma de “Al Mérito” (Honra ao Mérito), no Grau de Grã Cruz, concedido ao Chefe do Estado Maior do Exército Brasileiro, General de Divisão Góis Monteiro. Assinam: Arturo Alessandri Palma, Presidente do Chile, e outro ilegível, (documento em espanhol). Data do documento: 24/05/1938, Santiago, Chile.
5 – Diploma de “Cavaliere di Gran Croce, decorato del Gran Cordone della Corona d’Italia” (Medalha de Cavaleiro da Grã Cruz com Grande Cordão da Ordem da Coroa Italiana), concedida ao General de Exército Góis Monteiro. Assinam: Renel, Chanceler da Ordem, e Benito Mussolini, Diretor-Chefe da Divisão. Acompanha carta do Ministro do Exterior italiano ao Chefe do Estado-Maior do Exército Brasileiro, General Góis Monteiro, comunicando a concessão da condecoração. Documentos em italiano. Data: 18/02/1939, Roma, Itália.
6 – Diploma da “Estrella de Oro” (Estrela de Ouro) do Exército do Chile concedido ao General de Divisão Góis Monteiro. Assina: Carlos Fuentes, Comandante em Chefe do Exército Chileno, (documento em espanhol). Data do documento: 02/11/1939, Santiago, Chile.
7 – Diploma da “Orden del Condor de los Andes” (Ordem do Condor dos Andes), no Grau de Grã Cruz, concedida ao General Góis Monteiro. Assinam: Enrique Peñaranda del Castillo, Presidente da Bolívia, e outro não identificado, (documento em espanhol). Data do documento: 06/08/1940, La Paz, Bolívia.
8 – Diploma da “Union Social Americana” (União Social Americana), como Sócio Honorário, concedido ao General Góis Monteiro. Não foi possível identificar os signatários, (documento em espanhol). Data do documento: 19/07/1941, Buenos Aires, Argentina.
9 – Diploma da “Orden Nacional del Mérito” (Ordem Nacional do Mérito), no Grau de Grão-Oficial, concedido ao General de Divisão Góis Monteiro. Assinam: Higino Morínigo, Presidente do Paraguai, e chanceler da Ordem (ilegível). Acompanha carta com Decreto nº 8.840 conferindo a condecoração ao General de Divisão e Ministro da Guerra Eurico Gaspar Dutra, ao General de Divisão e Chefe do Estado Maior do Exército Góis Monteiro, e ao General de Brigada e Secretário do Ministério da Guerra Valentim Benício da Silva. Documentos em espanhol. Data: 26/03/1943 (documento principal) e 16/09/1941 (carta), Assunção, Paraguai.
10 – Diploma da Ordem Militar de Cristo, no Grau de Grã-Cruz, concedido ao Ministro da Guerra, General de Divisão Góis Monteiro. Assina: Oscar Carmona, Presidente de Portugal e Grão-Mestre das Ordens Portuguesas, entre outros. Data do documento: 03/09/1945, Lisboa, Portugal.
11 – Diploma da “Legion of Merit” (Legião do Mérito), no Grau de Comandante em Chefe, concedida ao General de Divisão Góis Monteiro. Assina: Robert Porter Patterson, Secretário da Guerra. Acompanha carta e cópia elogiando o desempenho de Góis Monteiro assinada pelo Presidente Harry Truman. Documentos em inglês. Data do documento: 21/08/1946, Washington, Estados Unidos.
12 – Diploma da “Orden del Mérito Militar” (Ordem do Mérito Militar), no Grau de Primeira Classe com Distintivo Branco, concedida ao General Góis Monteiro. Assinam: Ministro da Defesa Nacional de Cuba e Chefe do Estado Maior Geral, (documento em espanhol). Data do documento: 22/10/1947, Havana, Cuba.
13 – Diploma da Condecoração “Abdon Calderon”, no Grau de Primeira Classe, concedida ao General Góis Monteiro. Assinam: Galo Plaza Lasso, Presidente do Equador, e Ministro da Defesa Nacional, (documento em espanhol). Data do documento: 10/12/1951, Quito, Equador.

Livreto sobre as denominações das condecorações nazistas concedidas a estrangeiros

Livreto contendo as denominações das condecorações nazistas que poderiam ser oferecidas a estrangeiros. Na capa, em alto-relevo, o símbolo da Alemanha Nazista, e no final do livreto, como se fossem assinaturas, os nomes do Fuhrer Adolf Hitler, Ministro das Relações Exteriores Joachim Von Ribbentrop, Ministro do Interior Wilhelm Frick, Chefe do Comando Supremo das Forças Armadas Wilhelm Keitel e outro não identificado.

Militares

Diplomas diversos emitidos por instituições militares brasileiras:
1 – Diploma da Medalha Militar de Bronze, concedido ao 1º Tenente da Arma de Cavalaria Góis Monteiro, como reconhecimento pelos mais de 10 anos de bons serviços militares prestados. Assina o documento: Coronel do Exército Odílio Bacellar Randolfo de Mello, Secretário da Comissão de Promoções do Ministério da Guerra. No verso, manuscrito pelo Major Bernardo de Araújo Padilha, constam os dados do registro do documento. Data do documento: 20/06/1921, Rio de Janeiro.
2 – Diploma da Medalha Militar e Passadeira de Ouro, concedido ao General de Divisão Góis Monteiro, como reconhecimento dos seus mais de 30 anos de bons serviços prestados. Assina: Major do Exército Amado Menna Barreto, chefe interino do (ilegível). Data do documento: 19/12/1934, Rio de Janeiro.
3 – Diploma da Ordem do Mérito Militar, no Grau de Grande Oficial, concedido ao General de Divisão Góis Monteiro. Assinam: General João Gomes, Ministro da Guerra e presidente da Ordem do Mérito Militar, e o Tenente-Coronel Silveira de Mello, Secretário da Ordem. Data do documento: 27/11/1935, Rio de Janeiro.
4 – Diploma da Medalha Militar, com Passadeira de Platina, concedido ao General de Divisão Góis Monteiro pelos mais de 40 anos de bons serviços militares prestados. Assina: General Canrobert da Costa, Secretário Geral do Ministério da Guerra. Data do documento: 22/08/1944, Rio de Janeiro.
5 – Diploma da Medalha de Guerra, concedida ao General de Divisão Góis Monteiro por ter cooperado no esforço de guerra brasileiro. Assina: General Canrobert da Costa, Secretário Geral do Ministério da Guerra. Data do documento: 16/08/1945, Rio de Janeiro.
6 – Diploma da Medalha Militar da Campanha do Atlântico Sul, do Ministério da Aeronáutica, concedida ao General de Exército Góis Monteiro. Assina: Brigadeiro Armando Trompowsky, Ministro da Aeronáutica. Data do documento: 26/12/1950, Rio de Janeiro.
7 – Diploma da Ordem do Mérito Aeronáutico, no Grau de Grande Oficial, concedida ao General de Exército Góis Monteiro. Assinam: Brigadeiro Nero Moura, Ministro da Aeronáutica e Presidente da Ordem do Mérito Aeronáutico, e o Coronel-Aviador Dario Cavalcanti Azambuja, Secretário do Conselho da Ordem. Data do documento: 22/10/1952, Rio de Janeiro.
8 – Diploma da Medalha do Pacificador, concedida ao General de Exército Góis Monteiro por ocasião das solenidades em homenagem ao Marechal Luiz Alves de Lima e Silva (Duque de Caxias). Assina: General Ciro do Espírito Santo Cardoso, Ministro da Guerra. Data do documento: 23/02/1954, Rio de Janeiro.
9 – Diploma da Medalha Maria Quitéria em Prata Dourada, concedida ao General de Exército Góis Monteiro, por ocasião do centenário da morte da heroína da Independência Maria Quitéria. Assina: General Euclides Zenóbio da Costa, Ministro da Guerra. Data do documento: 01/07/1954, Rio de Janeiro.
10 – Diploma da Medalha Marechal Caetano de Farias, nas comemorações do Centenário do seu nascimento, concedida ao General de Exército Góis Monteiro. Assinam: Prado Kelly, Ministro da Justiça e Negócios Interiores; Coronel João Batista Magalhães e outros não identificados. Data do documento: entre abril e novembro de 1955, Rio de Janeiro.
11 – Diploma da Medalha Marechal Hermes, nas comemorações do Centenário do nascimento do Marechal Hermes Rodrigues da Fonseca, concedida ao General de Exército Góis Monteiro. Assinam: Prado Kelly, Ministro da Justiça e Negócios Interiores, e o Coronel João Batista de Magalhães. Data do documento: 01/09/1955, Rio de Janeiro.
12 – Diploma da Medalha Marechal Hermes de Aplicação e Estudo, de Prata Dourada e Passadeira com uma Coroa, concedida ao General de Exército Góis Monteiro por ter obtido o 1º lugar na Escola de Estado Maior em 1924. Assina: General Henrique Teixeira Lott, Ministro da Guerra. Data do documento: 07/12/1955, Rio de Janeiro.
13 – Diploma da Medalha Comemorativa da 1ª Olimpíada do Exército, concedida ao General de Exército Góis Monteiro. Assina: Coronel Orlando Eduardo Silva, Chefe do Departamento de Desportos do Exército.

Pedro Aurélio de Góis Monteiro

  • BR RJMRAHI GM
  • Coleção
  • 1921 - 1956

A coleção é composta por uma variedade de documentos relacionados a Góis Monteiro. Nela, é possível encontrar um álbum de fotos contendo registros de diversas autoridades, em sua grande maioria com dedicatórias e assinaturas. Também constam documentos referentes à visita da Missão Militar Brasileira aos Estados Unidos, em 1939, como uma fotografia e um álbum de recortes de jornais. Faz parte da coleção uma variedade de diplomas concedidos a Góis Monteiro, abrangendo o período de 1921 a 1955. Há, ainda, um livreto contendo as denominações das condecorações nazistas que poderiam ser oferecidas a estrangeiros, com a capa em alto-relevo apresentando o símbolo da Alemanha Nazista. Também integra a coleção uma pasta pertencente ao titular quando ocupava o cargo de Ministro do Superior Tribunal Militar, além de outros documentos.

Pedro Aurélio de Góis Monteiro