Coleção BR RJMRAHI GC - Geraldo Calmon

Original Objeto digital not accessible

Área de identificação

Código de referência

BR RJMRAHI GC

Título

Geraldo Calmon

Data(s)

  • 1930 - 1959 (Produção)

Nível de descrição

Coleção

Dimensão e suporte

30 documentos textuais; 02 fitas de tecido; 46 fotografias; 02 discos e 03 filmes.
Total: 82 itens documentais

Área de contextualização

Nome do produtor

(17/12/1917 - 28/08/1996)

Biografia

Geraldo Calmon Costa nasceu na cidade do Rio de Janeiro no dia 17 de dezembro de 1917, mas passou seus primeiros anos de vida na cidade de Natal (RN). No início dos anos 30 retornou à capital federal para dar continuidade aos estudos. Ingressou no curso de Direito e logo se engajou no movimento estudantil, aderindo às ideias queremistas.
Em 1945, conheceu o presidente Getúlio Vargas, no Palácio do Catete, quando este recepcionou um grupo de estudantes da capital federal, e logo estreitaram ligações. Foi um dos fundadores do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e acompanhou Getúlio Vargas, após sua deposição. Concorreu a Câmara dos Vereadores em 1946, porém não se elegeu e ficou com uma das vagas de suplente.
Com o retorno de Getúlio Vargas ao poder em 1950, através do voto popular, Calmon foi chamado para desempenhar o papel de seu secretário de confiança, sendo designado para cumprir missões especiais. Permaneceu nesse cargo até a morte do presidente em 24 de agosto de 1954.
Em reconhecimento à sua fidelidade e serviços prestados, foi nomeado titular da 17ª Vara Cível (1950-1960). Em 1960, solicitou remoção para o 1º Ofício de Registro e Título de Documentos, permanecendo aí até 1987, quando saiu por aposentadoria compulsória.
Foi casado com Solange Calmon Costa e tiveram quatro filhos: Geraldo, Jorge, Elizabeth e Ana Cristina. Faleceu em 28 de agosto de 1996, no Rio de Janeiro.

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

O acervo foi doado por Geraldo Calmon Costa Júnior (oficial titular do 1º Ofício do Registro de Títulos e Documentação), filho mais velho do titular, ao Arquivo Histórico do Museu da República no ano de 1999.

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

A coleção compõe-se basicamente de documentos referentes ao presidente Getúlio Vargas.

Avaliação, seleção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

O plano de arranjo adotado para a Coleção apresenta as seguintes séries e subséries:

  1. Documentos Iconográficos
    1.a. Fotografia
    1.b. Disco
    1.c. Filme
  2. Impressos
  3. Correspondência
  4. Produção Intelectual
  5. Documentos Complementares

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Sistema de escrita do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Área de materiais associados

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da entidade custodiadora

Regras ou convenções utilizadas

Estado atual

Nível de detalhamento

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Objeto digital (Master) área de direitos

Objeto digital (Referência) área de direitos

Objeto digital (Miniatura) área de direitos

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados