Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1751 - 1986 (Produção)
Nível de descrição
Coleção
Dimensão e suporte
Documentos textuais: 5 itens
Documentos iconográficos: 1511 itens (incluindo 441 duplicatas)
Papel
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Jenny Dreyfus nasceu em 10 de setembro de 1905, em Pelotas (RS), filha de Jeronymo Dreyfus e Blanche Meyer Dreyfus. Professora de ensino de primeiro grau, pertenceu ao Quadro Permanente do Ministério de Educação e Cultura, com lotação no Colégio Professor Clovis Salgado. Diplomada museóloga, em 1940, pelo Curso de Museu do Museu Histórico Nacional, participou da comissão designada para a reformulação do registro do curso e respectivos currículos. Ainda no Curso de Museus, foi designada professora de Sigilografia e Filatelia (1946), de Artes Menores (1946) e de Cursos Isolados (1946 a 1975). Paralelamente ao exercício das funções de professora de Cursos Isolados, exerceu o cargo de Conservadora de Museus. Em 1960, assumiu a direção do Museu da República, permanecendo até 1973.
Faleceu em 1986, no Rio de Janeiro.
Entidade custodiadora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Doada por Jenny Dreyfus ao Museu da República, em 1976. A organização foi iniciada em 1999, sendo revista e concluída em 2015.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Reúnem-se, nesta coleção, ex-libris nacionais e estrangeiros de diversas personalidades e entidades coletivas. Existem, também, provas de ex-libris (inclusive defeituosas) e ex-libris comemorativos, em grande parte acompanhados de fichas que contêm informações sobre cada peça. Destacam-se temas exóticos, simbólicos, religiosos e o trabalho de artistas renomados como José Watsh Rodrigues, Alberto Lima, Oswaldo Silva e Bruno Collich, Há ainda ex-libris de autoria da própria titular.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Série Documentos Iconográficos
Série Correspondências
Série Impressos