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Getúlio Dornelles Vargas Rio de Janeiro (RJ) Transportes
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Fotografias diversas de Getúlio Vargas entre membros da Aeronáutica e em visita a Base Aérea de Santa Cruz

1- Getúlio Vargas em uma cerimônia de entrega de aviões durante a “Campanha Nacional de Aviação”. Da esquerda para direita, dentro do jipe, no assento dianteiro: Getúlio Vargas (1º), no assento traseiro: General Ciro do Espírito Santo (1º) (chefe do Gabinete Militar de 1951 a 1952 e ministro da Guerra de 1952 a 1954), Nero Moura (2º) (piloto de caça, herói da Segunda Guerra e ministro da Aeronáutica de 1951 a 1954). Caminhando do lado direito do jipe, fardado, Enê Garcez. 1951, Rio de Janeiro, RJ;
2- Getúlio Vargas em um carro conversível. No banco dianteiro do carro, da esquerda para direita: General Firmo do Nascimento (1º) (chefe do Gabinete Militar da Presidência da República entre 1942 e 1945), Major Fittipaldi (2º) (da Força Aérea Brasileira, ajudante de Ordens de Getúlio Vargas). No banco traseiro: Getúlio Vargas (1º) e outros não identificados;
3- Getúlio Vargas descendo uma escada em meio a militares. Da esquerda para direita: Major Fittipaldi (1º), Enê Garcez (4º), Nero Moura (5º), Roberto Alves (6º), (secretario pessoal de Vargas), Getúlio Vargas (8º), General Ciro do Espírito Santo (9º), Brigadeiro Epaminondas (10º) (comandante da 3ª Zona Aérea -RJ- de 1952 a 1954 e ministro da Aeronáutica durante poucos dias em 1954), Valente (11º) (secretário da Guarda Pessoal de Vargas) e outros não identificados;
4- Getúlio Vargas na cabine de um avião. Durante a visita do Presidente Vargas à Base Aérea de Santa Cruz, quando da apresentação dos primeiros aviões a jato, de caça, do 1º Grupo de Aviação de Caça, operados pela Força Aérea Brasileira. Entre outubro e dezembro de 1953, Santa Cruz (Rio de Janeiro, RJ).

Documentos pessoais de Getúlio Vargas

1- Carteira de Getúlio Vargas como Presidente de Honra do Fluminense Football Club. Contém foto ¾ de Getúlio Vargas;
2- Passe-livre da Estação Ferroviária Central do Brasil concedido a Getúlio Vargas;
3- Carteira de inscrição (número 01) de Getúlio Vargas no Primeiro Congresso Brasileiro de Cooperativismo, realizado de 18 a 21/12/1944, e comemorativo do Centenário Fundação da Cooperativa de Rochdale. Contém foto ¾ de Getúlio Vargas.

Getúlio Vargas no Palácio do Catete (Rio de Janeiro, RJ)

1- Getúlio Vargas (12º, de perfil), Enê Garcez (13º, de perfil) e um grupo de pessoas;
2- Getúlio Vargas (de perfil), no centro da foto, Enê Garcez (de perfil), em primeiro plano, a direita da foto e um grupo de pessoas;
3 a 5- Getúlio Vargas, em meio a um grupo de pessoas, em frente a um ônibus. Atrás do grupo, um ônibus onde aparece escrito: “COACH GMB”, um modelo ODC-210 fabricado pela General Motors. Na foto 3, Vargas é a 7ª pessoa e, nas fotos 4 e 5, é a 9ª;
6- Getúlio Vargas próximo a um ônibus. Da esquerda para direita: Getúlio Vargas (2º), Enê Garcez (3º) e outros não identificados. Trata-se do ônibus “COACH GMB”, um modelo ODC-210 fabricado pela General Motors;
7- Getúlio Vargas em uma cerimônia. Da esquerda para direita: Capitão de Fragata Lucio Meira (1º) (sub-Chefe do Gabinete Militar em 1951 e representante da Marinha na Comissão de Desenvolvimento Industrial da Presidência da República), João Cleofas (2º) (ministro da Agricultura, de 1951 a 1954), General Ciro do Espírito Santo (3º) (chefe do Gabinete Militar de 1951 a 1952 e ministro da Guerra de 1952 a 1954), Getúlio Vargas (4º), Enê Garcez (5º), Café Filho (6º) (vice-presidente da República entre 1951 e 1954) e outros não identificados.

Correspondências trocadas com José Soares Maciel Filho tratando de assuntos pessoais e mencionando fotos, divergências e pedidos políticos

Correspondências trocadas com José Soares Maciel Filho, considerado conselheiro informal de presidente Getúlio Vargas, tratando de assuntos pessoais e mencionando fotos, divergências e pedidos políticos. Incluem observações sobre a pressão da opinião pública na decisão do governo brasileiro favorável aos aliados, sobre estratégias de ação para o DIP, sobre o desenvolvimento industrial no Brasil e sobre atividades comerciais irregulares:
1- Carta de Maciel Filho a Getúlio Vargas tratando questões políticas sobre atitudes e posições de pessoas (ministros e governadores) que estão no poder. Carta-rascunho sem data;
2- Carta de Maciel Filho a Lourival pedindo que o mesmo oriente o presidente sobre questões políticas e econômicas da época em especial sobre o custo de vida (salário mínimo), pressão da opinião pública na decisão do governo brasileiro favorável aos aliados; impressa e liberdade da mesma. Carta incompleta e sem data;
3- Carta-resposta de Maciel Filho a Getúlio Vargas tratando e citando assuntos políticos e econômicos no Brasil e mundo a respeito da indústria siderúrgica (com levantamento de dados históricos). Sem data;
4- Carta-resposta de Getúlio Vargas a Maciel Filho agradecendo as informações políticas enviadas pelo mesmo anteriormente e citando atos que teria no momento se ainda estivesse empossado; 20/12/1945;
5- Carta de Getúlio Vargas a Maciel Filho agradecendo a amizade e atos e atitudes do mesmo, bem como elogiando seu trabalho de jornalista e sua inteligência; 01/02/1946;
6- Carta-resposta de Getúlio Vargas a Maciel Filho tratando de assuntos pessoais e agradecendo as informações políticas que este os manda e informando que concorda com elas; 19/04/1946;
7- Carta de Getúlio Vargas a Maciel Filho sobre assuntos pessoais e políticos. Informa e convida o amigo para conhecer sua nova casa de Itú e descreve motivos para não retornar ao RJ e a vida política. Sem data;
8- Carta a Maciel Filho (assinatura ilegível do remetente) pedindo apoio do mesmo sobre questão política a respeito da elite de São Paulo; 07/01/1947;
9- Carta a Maciel Filho (assinatura ilegível do remetente) enviada de Montevidéu – Comitê Consultivo de Emergência para a Defesa Política do Continente – Delegado Brasileiro. Descreve sua insatisfação com o caminhar da vida política brasileira apresentando fatos e relatos subjetivos; 19/02/1947;
10- Carta-resposta de Getúlio Vargas a Maciel Filho relatando sua insatisfação com o PTB e com General Álcio Vitorino Dutra. Cita os vencimentos (salários) do Presidente e seu aumento após 1945 (o que Vargas discorda); 05/08/1947;
11- Carta-resposta de Getúlio Vargas a Maciel Filho agradecendo o envio de relatórios e dados políticos e a crônica escrita por Maciel no jornal. Vargas pergunta sobre reunião que Maciel faria e incentiva o mesmo a fazer; 19/08/1947;
12- Carta-resposta de Getúlio Vargas agradecendo as informações políticas enviadas, porém diz que não é tudo e pede que o mesmo envie dados do governo atual para que ele faça comparações e entenda como anda a vida política e econômica para que ele possa juntar, assim, provas para se defender quando for oportuno. Vargas comenta sua felicidade por estar distante e fala sobre traições; 12/09/1948;
13- Carta de Getúlio Vargas a Maciel Filho informando da visita de “Epitacinho” e do desejo do mesmo de ter o controle da empresa “SAINGOU ou PAINGORI (?)”. Para isto, ele precisaria adquirir as ações de Maciel. Vargas diz que não vê problemas nessa transação, mas deixa para que Maciel decida; 29/12/1948;
14- Carta de Getúlio Vargas a Maciel Filho reclamando por não receber mais cartas do mesmo e pedindo que lhe escreva confirmando o que “Epitacinho” lhe transmitiu sobre Maciel; 17/07/1949;
15- Carta de Getúlio Vargas a Maciel solicitando encontro para esclarecer e encontrar conciliação em assuntos políticos. Vargas diz que é necessário o adiamento da convenção do PSD, pois, caso contrário, será impossível evitar a “luta”; 28/05/1950;
16- Carta de Vicente Raio (Automóvel Club de São Paulo) desejando melhoras ao filho de Maciel que sofreu um acidente de automóvel; 07/02/1953;
17- Carta de Horácio “Gastão” (?) pedindo intervenção de Maciel Filho junto a Getúlio Vargas a respeito da nomeação do Sr. Argemiro Almeida Pires – Presidente da União do Ferroviários Aposentados de São Paulo – e do próprio Horácio como Presidente dos Aposentados da Lona Mogiana e da Lona da Paulista; 25/03/1954;
18- Carta de João Neves da Fontoura (Superintendência da Moeda e do Crédito – SUMOC – antecessora do Banco Central) para Maciel Filho com perguntas sobre inquérito policial internacional a respeito de reexportação do café, expedido de Santos para Buenos Aires e reexportado em Montevidéu para EUA; RJ, 31/03/1954;
19- Carta de Maciel Filho ao Ministro de Estado dos Negócios da Fazenda – Oswaldo Aranha – a respeito de contrabando de divisas que aconteceu no ano anterior (1953), Maciel tenta solucionar “o problema do pagamento da parte restante do milho adquirido pela COFAP, cuja suspensão foi determinada por esta direção executiva, como medida preliminar antes do encerramento do inquérito”; RJ, 15/05/1954;
20- Carta do General José Alves de Magalhães a Maciel Filho a respeito da não concessão referente a aquisição de automóveis destinados aos generais. Concessão não autorizada pelo Ministro Osvaldo Aranha e que causou insatisfação tanto pelo Ministro da Guerra (Zenóbio) quanto aos demais generais. O General explica ainda que a proposta da aquisição enviada por Zenóbio não acarretaria despesas para o exército nem para o governo, pois os carros seriam pagos pelos próprios generais, por intermédio da General Motors do Brasil. Esta carta complementa a correspondência GV cr 005 (7). RJ, 06/08/1954;
21- Anotação enviada a Maciel Filho (assinatura ilegível do remetente) informando que Maneco Vargas e Jango estiveram no Rio e conversaram longamente. Confirma que estará na casa de Maciel e pede que não “esqueça o negócio pois a situação é angustiva”. Sem data;
22- Carte de Dinarte Darnelus (?) a Maciel cobrando notícias e o apoio financeiro e político prometido pelo mesmo para as eleições que ocorreriam em 15/11; Porto Alegre, sem data.

Promoção de maquinista

Carta de promoção, por antiguidade, do maquinista da Estrada de Ferro Central do Brasil, Diogo Martins, assinada pelo então Chefe do Governo Provisório, Getúlio Vargas.

Untitled

Títulos honoríficos conferidos a Getúlio Vargas e o Extrato da ata da sessão especial para proclamação dos candidatos eleitos para Presidente e Vice-Presidente da República em 1950

  • BR RJMRAHI GV-DP-005
  • Dossiê
  • 1940-11-14 - 1952-08-01
  • Part of Getúlio Vargas

1- Extrato da Ata da Sessão Especial para Proclamação dos candidatos eleitos para Presidente (Getúlio Vargas) e Vice-presidente (João Café Filho) da República. Rio de Janeiro, 27/01/1951. Ata para o período de 31/01/1951 a 31/01/1956;
2- Título de Cidadão Benemérito de Lisboa concedido pela Câmara Municipal de Lisboa - Lisboa, 21/02/1941. (título encadernado com capa de couro e selo de cera dentro de lata alumínio ou ferro);
3- Título de Sócio Honorário do Centro Acadêmico “Sarmento Leite”, de Medicina, Farmácia e Odontologia – Porto Alegre, 14/11/1940;
4- Título de Sócio Benemérito do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (em latim), Porto Alegre, 1940;
5- Título de Professor Honorário da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas do Rio de Janeiro – “Tendo em vista os relevantes serviços prestados ao ensino econômico do país por Getúlio Vargas com a instituição do curso superior de administração e finanças pelo decreto 20.158 de 30/06/1931” – Rio de Janeiro, 12/1940;
6- Título de Doutor Honoris Causa da Universidade Nacional de Assunção, Faculdade de Direito e Ciências Sociais – Assunção, 02/08/1941;
7- Título de Comodoro de Honra do Club dos Caiçaras – Rio de Janeiro, 09/1941;
8- Título de Sócio Honorário da Associação de Arquitetos do Chile, 29/12/1941;
9- Título de Presidente de Honra do X Congresso Brasileiro de Geografia – Rio de Janeiro, 16/01/1942;
10- Título de Patrono da Associação dos Servidores Civis do Brasil, como grande benfeitor do funcionalismo nacional – Rio de Janeiro, 10/08/1943;
11- Título de Cidadão Honorário de Duque de Caxias conferido pela Câmara Municipal de Duque de Caxias, 28/12/1951;
12- Título de Maquinista Honorário da Estrada de Ferro Central do Brasil – Rio de Janeiro, 01/08/1952;
13- Carteira de Título de Benemérito da Confederação Brasileira de Basketball, 24/12/1944. Contém uma foto 3/4 de Getúlio Vargas;
14- Carteirinha de Presidente de Honra do Sindicato dos Condutores Autonômos de Veículos Rodoviários do Rio de Janeiro, 18/04/1952.