Mostrando 6 resultados

Fundos e coleções
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Visualizar impressão Visualizar:

Acadêmicos

  • BR RJMRAHI RF-DI-002
  • Dossiê
  • 05/03/1903 - 24/10/1967
  • Parte de Raul Fernandes

Diplomas diversos emitidos por universidades brasileiras:
1 - Diploma emitido pela Faculdade de Direito de São Paulo, declarando Raul Fernandes formado Bacharel em Ciências Sociais e Jurídicas. Contém uma passadeira vermelha, uma medalha de prata com um selo, com o símbolo da Faculdade, em cera vermelha, no interior. Assinam o documento: João Pereira Monteiro, Diretor da Faculdade, e André Dias de Aguiar, Secretário da mesma. No verso, manuscritos com diversos dados de registros do diploma. Data do documento: 05/03/1903, São Paulo (SP).
2 - Diploma de Doutor Honoris Causa da Universidade de São Paulo, concedido ao Embaixador Raul Fernandes. Assinam o documento: Ernesto de Moraes Leme, Reitor, e Julio Mário Stamato, Secretário Geral Substituto. Data do documento: 11/08/1952, São Paulo (SP).
3 - Diploma de Doutor Honoris Causa, concedido ao Embaixador Raul Fernandes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Assina o documento: Raymundo Augusto de Castro Moniz de Aragão, Reitor da mesma. Data do documento: 24/10/1967, Rio de Janeiro (RJ).

Campanha Política

Documentos referentes a diversos assuntos, tais como: lista de nomes de seus eleitores; relação das administrações regionais; cartões de visita em apoio nas eleições, entre outros.referentes a diversos assuntos, tais como: congratulações a Raphael de Almeida Magalhães por sua eleição pela Assembléia Legislativa para o cargo de vice-governador do Estado da Guanabara; nomeação de funcionários; Associação Técnica da Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil; autorização para registro da candidatura a deputado federal em 1966 e declaração de bens de Raphael de Almeida Magalhães; contribuição para candidatura; estabilidade econômica e social; correspondências apoiando sua candidatura pela ARENA (Aliança Renovadora Nacional); cancelamento de registro de candidato, entre outros.

Cartas Abertas

O dossiê é composto por cinco cartas abertas:

  1. Carta aberta ao Rio Grande do Sul e à nação, tratando dos compromissos de honra da frente única riograndense com os revolucionários constitucionalistas de São Paulo. A carta menciona a não adesão do interventor gaúcho à causa prometida, exorta-o a pelo menos não lutar contra os paulistas e faz apelo aos brios do general Flores da Cunha, já provados anteriormente, para que encontre uma solução. Datado: entre 12/07/1932 e 13/07/1932.
    2 - Carta aberta ao povo brasileiro, com assinatura de várias personalidades paulistas, explicando as motivações da revolução paulista pró-constitucionalidade e sem ideia separatista. Anexo: texto dirigido ao povo carioca. Datado: 14/07/1932.
    3 - Carta intitulada “Aos Estudantes”, dirigida ao povo carioca, solicitando o boicote ao Correio da Manhã e à Loteria Nacional, no contexto da Revolução Constitucionalista. Datado: 18/07/1932.
    4 - Carta aberta à sociedade carioca, na qual estudantes universitários do Rio de Janeiro conclamam o povo a se engajar no apoio à Revolução Constitucionalista de 1932 e na constitucionalização do país. Datado: 22/07/1932.
    5 - Carta aberta ao povo do Rio Grande do Sul, que circulou em Porto Alegre, conclamando os gaúchos à resistência ao lado dos constitucionalistas e contra o Governo Provisório. Datado: 25/08/1932.

Escola Nacional de Educação Física

  • BR RJMRAHI ML-FT-002
  • Dossiê
  • 28/10/1939
  • Parte de Maria Lenk

Foto de Vargas cumprimentando Maria Lenk por ocasião de sua posse como docente na Escola Nacional de Educação Física da Universidade do Brasil.

Universidade no Brasil

Carta sobre o ensino superior no Brasil; anteprojeto do regimento do Instituto de Matemática da Universidade do Brasil; textos sobre a Reforma Universitária; relações de Institutos da Universidade do Brasil; anteprojeto sobre administração das Universidades Federais, entre outros.