Mostrando 6 resultados

Fundos e coleções
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Visualizar impressão Visualizar:

Universidade no Brasil

Carta sobre o ensino superior no Brasil; anteprojeto do regimento do Instituto de Matemática da Universidade do Brasil; textos sobre a Reforma Universitária; relações de Institutos da Universidade do Brasil; anteprojeto sobre administração das Universidades Federais, entre outros.

Escola Nacional de Educação Física

  • BR RJMRAHI ML-FT-002
  • Dossiê
  • 28/10/1939
  • Parte de Maria Lenk

Foto de Vargas cumprimentando Maria Lenk por ocasião de sua posse como docente na Escola Nacional de Educação Física da Universidade do Brasil.

Cartas Abertas

O dossiê é composto por cinco cartas abertas:

  1. Carta aberta ao Rio Grande do Sul e à nação, tratando dos compromissos de honra da frente única riograndense com os revolucionários constitucionalistas de São Paulo. A carta menciona a não adesão do interventor gaúcho à causa prometida, exorta-o a pelo menos não lutar contra os paulistas e faz apelo aos brios do general Flores da Cunha, já provados anteriormente, para que encontre uma solução. Datado: entre 12/07/1932 e 13/07/1932.
    2 - Carta aberta ao povo brasileiro, com assinatura de várias personalidades paulistas, explicando as motivações da revolução paulista pró-constitucionalidade e sem ideia separatista. Anexo: texto dirigido ao povo carioca. Datado: 14/07/1932.
    3 - Carta intitulada “Aos Estudantes”, dirigida ao povo carioca, solicitando o boicote ao Correio da Manhã e à Loteria Nacional, no contexto da Revolução Constitucionalista. Datado: 18/07/1932.
    4 - Carta aberta à sociedade carioca, na qual estudantes universitários do Rio de Janeiro conclamam o povo a se engajar no apoio à Revolução Constitucionalista de 1932 e na constitucionalização do país. Datado: 22/07/1932.
    5 - Carta aberta ao povo do Rio Grande do Sul, que circulou em Porto Alegre, conclamando os gaúchos à resistência ao lado dos constitucionalistas e contra o Governo Provisório. Datado: 25/08/1932.

Campanha Política

Documentos referentes a diversos assuntos, tais como: lista de nomes de seus eleitores; relação das administrações regionais; cartões de visita em apoio nas eleições, entre outros.referentes a diversos assuntos, tais como: congratulações a Raphael de Almeida Magalhães por sua eleição pela Assembléia Legislativa para o cargo de vice-governador do Estado da Guanabara; nomeação de funcionários; Associação Técnica da Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil; autorização para registro da candidatura a deputado federal em 1966 e declaração de bens de Raphael de Almeida Magalhães; contribuição para candidatura; estabilidade econômica e social; correspondências apoiando sua candidatura pela ARENA (Aliança Renovadora Nacional); cancelamento de registro de candidato, entre outros.

Acadêmicos

  • BR RJMRAHI RF-DI-002
  • Dossiê
  • 05/03/1903 - 24/10/1967
  • Parte de Raul Fernandes

Diplomas diversos emitidos por universidades brasileiras:
1 - Diploma emitido pela Faculdade de Direito de São Paulo, declarando Raul Fernandes formado Bacharel em Ciências Sociais e Jurídicas. Contém uma passadeira vermelha, uma medalha de prata com um selo, com o símbolo da Faculdade, em cera vermelha, no interior. Assinam o documento: João Pereira Monteiro, Diretor da Faculdade, e André Dias de Aguiar, Secretário da mesma. No verso, manuscritos com diversos dados de registros do diploma. Data do documento: 05/03/1903, São Paulo (SP).
2 - Diploma de Doutor Honoris Causa da Universidade de São Paulo, concedido ao Embaixador Raul Fernandes. Assinam o documento: Ernesto de Moraes Leme, Reitor, e Julio Mário Stamato, Secretário Geral Substituto. Data do documento: 11/08/1952, São Paulo (SP).
3 - Diploma de Doutor Honoris Causa, concedido ao Embaixador Raul Fernandes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Assina o documento: Raymundo Augusto de Castro Moniz de Aragão, Reitor da mesma. Data do documento: 24/10/1967, Rio de Janeiro (RJ).