Mostrando 2 resultados

Fundos e coleções
Nilo Peçanha Brasil. Congresso Nacional. Câmara dos Deputados Eleições
Visualizar impressão Visualizar:

Correspondências do ano de 1909

  • BR RJMRAHI NP-CR-011
  • Dossiê
  • 1909-01-01 - 1909-12-31
  • Parte de Nilo Peçanha

Reúne cartas, bilhetes, telegramas e cartões, remetidos ao titular e, em menor número, a terceiros.
Destacam-se os temas relacionados à vida pública e privada dos correspondentes, em especial a realização de eleitores municipais e para o Congresso e Senado Federal, suas articulações e resultados. Destaca-se, também, a ocorrência de uma crise no estado do Maranhão, em ocorrência de conflitos causados pela perda, restabelecimento e, depois, renúncia de Artur Quadros, do cargo de governo do estado.
Em menor volume, constam documentos relacionados à posse de Nilo Peçanha na Presidência da República, em decorrência da morte de Afonso Penna; à criação do Ministério da Agricultura; à efetivação de obras públicas; ao arrendamento do Cais do Porto; à morte de Afonso Penna e de Euclides da Cunha; a problemas com a Companhia Loyde Brasileira e ao desenvolvimento industrial do Estado do Rio de Janeiro.

Correspondências do período compreendido entre os anos 1890 e 1899

  • BR RJMRAHI NP-CR-001
  • Dossiê
  • 1890-11-22 - 1899-12-15
  • Parte de Nilo Peçanha

A maior parte das missivas recebidas pelo titular solicita a sua atuação, junto a políticos e no Congresso, a favor da inserção de impostos, apoios políticos, nomeações e transferências para cargos públicos e intervenção no trâmite de projetos diversos. Constam também correspondências contendo cumprimentos a Nilo Peçanha por discursos deste na Câmara, informações sobre problemas partidários locais, campanhas eleitorais, perseguições políticas, uma sentença judicial e sugestões sobre regulamentações municipais. As correspondências recebidas por terceiros relatam processos eleitorais e problemas políticos em diversos distritos do Rio de Janeiro. Os remetentes mais frequentes no dossiê são Alberto Torres e o Barão de Miracema.