O dossiê é composto por duas caricaturas e uma charge: 1 - Caricatura de Pinheiro Machado, de perfil, trajando fraque e cartola. Autor: Vasco Lima. 2 - Impresso com caricatura de Pinheiro Machado, de perfil, segurando um cigarro, com a inscrição em inglês: “H.E. the Vice-President of the Senate and Leader Conservative Republican Party, General Pinheiro Machado. (Probably the happiest effort of my distinguished caricaturist)”. Autor: Rian (Nair de Teffé). 3 - Charge de Pinheiro Machado, empunhando uma espada e usando botas com esporas. Na espada lê-se: “dignidade ultrajada”. A imagem traz ainda a inscrição: “E foi com este gesto violento que se encerrou definitivamente a última temporada de desordens que expirou a 14 de julho. Hoje, 15, pode começar a nova temporada”.
A série é composta por charges de Pinheiro Machado, sendo uma delas de autoria de Rian, pseudônimo de Nair de Teffé. Também é possível encontrar fotografias de Pinheiro Machado, bem como uma fotopintura do Barão do Rio Branco em seu leito de morte.
O dossiê é composto por três fotografias: 1 - Fotografia de perfil de Pinheiro Machado, com dedicatória e autógrafo, destinada a Pompílio Dias, datada de 18/07/1912; 2 - Fotografia de corpo inteiro de Pinheiro Machado; 3 - Retrato ou fotopintura de Pinheiro Machado, em perfil, assinado por F. Pellicciari.
Fotopintura do Barão do Rio Branco em seu leito de morte, rodeado por diversas pessoas. Contém o manuscrito: “Na espera da morte do Barão do Rio Branco”. Dedicação: “Ao eminente General Sr. Pinheiro Machado, oferece o artista (ilegível) Leclery”.
A coleção é composta por documentos referentes a Pinheiro Machado. Nela é possível encontrar caricaturas dele, como, por exemplo, uma caricatura feita pelo autor Rian, pseudônimo de Nair de Teffé. Além disso, há fotografias e fotopinturas de Pinheiro Machado e uma do Barão do Rio Branco em seu leito de morte.