Mostrando 5 resultados

Fundos e coleções
José Gomes Pinheiro Machado
Visualizar impressão Visualizar:

1 resultados com objetos digitais Exibir resultados com objetos digitais

José Gomes Pinheiro Machado

  • BR RJMRAHI PM
  • Coleção
  • 18/07/1912

A coleção é composta por documentos referentes a Pinheiro Machado. Nela é possível encontrar caricaturas dele, como, por exemplo, uma caricatura feita pelo autor Rian, pseudônimo de Nair de Teffé. Além disso, há fotografias e fotopinturas de Pinheiro Machado e uma do Barão do Rio Branco em seu leito de morte.

José Gomes Pinheiro Machado

Fotopintura do Barão do Rio Branco

Fotopintura do Barão do Rio Branco em seu leito de morte, rodeado por diversas pessoas. Contém o manuscrito: “Na espera da morte do Barão do Rio Branco”. Dedicação: “Ao eminente General Sr. Pinheiro Machado, oferece o artista (ilegível) Leclery”.

Fotografias do Titular

O dossiê é composto por três fotografias:
1 - Fotografia de perfil de Pinheiro Machado, com dedicatória e autógrafo, destinada a Pompílio Dias, datada de 18/07/1912;
2 - Fotografia de corpo inteiro de Pinheiro Machado;
3 - Retrato ou fotopintura de Pinheiro Machado, em perfil, assinado por F. Pellicciari.

Documentos Iconográficos

A série é composta por charges de Pinheiro Machado, sendo uma delas de autoria de Rian, pseudônimo de Nair de Teffé. Também é possível encontrar fotografias de Pinheiro Machado, bem como uma fotopintura do Barão do Rio Branco em seu leito de morte.

Caricaturas

O dossiê é composto por duas caricaturas e uma charge:
1 - Caricatura de Pinheiro Machado, de perfil, trajando fraque e cartola. Autor: Vasco Lima.
2 - Impresso com caricatura de Pinheiro Machado, de perfil, segurando um cigarro, com a inscrição em inglês: “H.E. the Vice-President of the Senate and Leader Conservative Republican Party, General Pinheiro Machado. (Probably the happiest effort of my distinguished caricaturist)”. Autor: Rian (Nair de Teffé).
3 - Charge de Pinheiro Machado, empunhando uma espada e usando botas com esporas. Na espada lê-se: “dignidade ultrajada”. A imagem traz ainda a inscrição: “E foi com este gesto violento que se encerrou definitivamente a última temporada de desordens que expirou a 14 de julho. Hoje, 15, pode começar a nova temporada”.