Mostrando 1 resultados

Fundos e coleções
Família Passos Com objetos digitais
Visualizar impressão Visualizar:

Família Passos

  • BR RJMRAHI FP
  • Coleção
  • 1806 - 1960

A série Pereira Passos é composta em sua maioria de correspondências particulares de Pereira Passos, sua mulher e seus filhos. Há também uma grande quantidade de cartas de terceiros, como Barão do Rio Branco, Ferreira Rosa e outros. São cartas de diversos locais, escritas em diferentes idiomas. As correspondências tratam de economia, agricultura, homenagens, religião, esportes, boas vindas a Pereira Passos, por ocasião, de seu retorno de viagem à Europa; cartas de pêsames pelo falecimento de sua mulher Maria Rita e pelo falecimento de Pereira Passos. Reúne também documentos produzidos após a morte de Passos: menus do navio em que o corpo de Pereira Passos retornou ao Brasil; artigos de jornais e revistas sobre Pereira Passos; documentos de comemoração pela passagem do seu centenário de nascimento; estampas; biografia de Pereira Passos.
Por ter sido prefeito da cidade do Rio de Janeiro existem também documentos administrativos produzidos durante sua gestão: recibos; documentos sobre urbanização; mapas; sugestões sobre obras a serem realizadas na cidade; documentos sobre instrução pública, do Conselho Municipal; estradas de ferro; livro contendo homenagens dos funcionários da Prefeitura do Rio a Pereira Passos; documentos da viagem do prefeito a Londres, a serviço do Ministério dos Negócios da Agricultura e Comércio; propostas apresentadas por Pereira Passos, ao governador Imperial, sobre a execução de obras de abastecimento de água para a cidade do Rio; rascunhos de pareceres técnicos, enviados ao presidente da Junta de Higiene e sobre a construção e uso da habitação popular, em especial, dos cortiços.
Destacam-se ainda documentos referentes à atuação social de Pereira Passos e família: menus; convites; recortes sobre a Exposição Nacional de 1908; desenhos e caricaturas de Pereira Passos; e manuscritos do “Livro de Viagens” e de “Cartas a um amigo”, os dois de autoria de Pereira Passos.
A Série Oliveira Passos é composta, em sua maioria, de cartas escritas pelo titular da série e de terceiros. Oliveira Passos foi o engenheiro responsável pela construção do Teatro Municipal, e a série reúne vários documentos sobre a construção do teatro, como o edital do concurso e recibos. Há também documentos de família sobre o Barão de Mangaratiba, incluindo rascunhos biográficos do barão; mapas de ferrovias e documentos referentes a viagens realizadas por Oliveira Passos.
Maria Passos colecionou, ao longo de vida, documentos referentes à família e terceiros. Assim, a série Maria Passos reúne documentos diversos, tais como: correspondências, inclusive da família real; cartões de felicitações, mensagens de pêsames; santinhos; testamentos; nomeações; diversos recortes sobre literatura; Teatro Municipal; partituras musicais; autógrafos de artistas e intelectuais; documentos referentes à campanha de Eduardo Gomes para a presidência da República, em 1945; álbum fotográfico de coleção numismática e documentos relativos ao Império.

Francisco Pereira Passos