Ressalvas à apreciação de Belo Horizonte feita no editorial "Cidades Desumanas", publicado em 28/08/1971. Anexo recorte de jornal com o referido editorial.
Esclarecimento, através de fotocópia de carta publicada pelo JB, em 30/12/1967, sobre afirmação feita no suplemento especial do Jornal em novembro de 1971 a respeito da inspiração do traçado urbanístico de Belo Horizonte na cidade argentina de La Plata, cuja origem identifica na obra de Abílio Barreto. Anexo: referidos recortes.
Documentos referentes à obra de construção do Palácio do Catete, de propriedade do Barão de Nova Friburgo (Antonio Clemente Pinto), no Largo do Valdatário (Rio de Janeiro), entre 1858 e 1867.
1- Fotografia da fachada do Palácio do Catete, na época em que havia estátuas no lugar das águias (17 x 16,3 cm); 2- Fotografia/Cartaz da fachada do Palácio do Catete, na época em que havia estátuas no lugar das águias. Trata-se da mesma fotografia que a número 01, porém ampliada, em formato de cartaz e com a inscrição embaixo de "Palácio da Presidência" (71 x 61 cm); 3 e 4 - Fotografias da fachada do Palácio do Catete (81 x 58,5 cm e 20,2 x 17 cm)
Plantas baixas de cada um dos pavimentos do Palácio. Acredita-se que estas plantas sejam da fase da presidência devido à existência de vários banheiros no terceiro pavimento, que foram retirados na adaptação do prédio para museu.
Reúne fotografias de diversos eventos, entre eles, manifestações populares, esportivos, visita de celebridades e comícios e slides de manifestantes e eventos.
Fotografias (43 - cor., p&b, 10 x 15 cm e 18 x 24 cm) registrando a “Romaria Conquistadora da Terra Prometida” (3 a 12); à missa na Igreja Matriz de Passo Fundo (13 a 34) vendo-se Padre Arnildo Fritzen – pároco da Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, em Ronda Alta – (28 a 34) – assentamento em 1994 (35 a 40); vendo-se a Encruzilhada Natalino e o monumento aos “15 anos de luta pela terra.” (39 e 40); Álbum com 46 fotografias (46 fotografias, cor e p&b, 10 x 15 cm e 18 x 24 cm) incluindo algumas das imagens acima; Contatos (56) e negativos (64).
Contatos de fotografias registrando manifestações e atos públicos organizados e/ou com participação pelo SINTRASEF (Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal):
Manifestações pelo impeachment do Presidente Fernando Collor em 25/08/1992, 15/09/1992;
Manifestação pelos 50 anos da LBA (Legislação Brasileira de Assistência), em 28/08/1992;
Ato no Ministério da Economia, a favor da isonomia nos 3 poderes, em 01/09/1992;
Fachada e interior do Arquivo Nacional, em 16/09/1992;
Comemorações do Dia Nacional do Funcionário Público Federal, 28/10/1992;
Manifestação dos funcionários da Biblioteca Nacional, 11/11/1992;
Ato público dos funcionários do IBPC e passeata pela recuperação do serviço público.
Reúne registros de manifestações e eventos que marcaram esta década, tais como: movimentos dos Sem-Terra, campanhas eleitorais, greves, atos públicos, entre outros.
Cromos (68) registrando alguns aspectos do Movimento dos Sem-Terra, na Fazenda Annoni (RS), 1º assentamento: 01 a 15- “Caminhada dos Sem-Terra na Fazenda Annoni”.; 16 a 18- “Antiga Farmácia na Fazenda Annoni”; 19 a 24- “Acampamento dos Sem-Terra na Fazenda Annoni”; 25 a 30- “Escola em construção na Fazenda Annoni; 31 a 39- “Cruz dos Sem-Terra – nesta cruz foram colocadas placas com nomes dos locais onde há acampamento dos Sem-Terra e onde são feitas reuniões e solenidades”; 40 a 42- “Reservatório de Água”; 43 a 45- “Barracão feito pelo INAMPS para atendimento médico aos colonos Sem-Terra”; 46 a 48- “Ônibus velho onde era feita a assinatura médica e partos dos colonos Sem-Terra”; 49 e 50- “Cozinha/ fogão no acampamento dos colonos”; 51 e 52- “Segurança na Estrada da Fazenda Annoni”; 57 e 58- Habilitação na Fazenda Annoni; 59 a 68- Vista geral do acampamento dos Sem-Terra.
Cromos do encontro "Tribunal da Terra", realizado no Maracanâzinho, RJ: 6 a 9- José Rubens Greenwald, advogado (PT); 10 a 17- Padre Resende; 18 a 24- D. Pedro Casaldáliga, Bispo de S. Feliz do Araguaia e 04 personalidade não identificadas.
Cromos registrando a visita do presidente francês François Mitterrand ao Rio de Janeiro, no governo de Leonel Brizola: 1 a 26- Monumento aos Mortos na Segunda Guerra Mundial. Aterro do Flamengo; 27 a 29- François Mitterrand e comitiva, tendo ao fundo o morro Pavão-Pavãozinho; 34 a 37- François Mitterrand e comitiva com Leonel Brizola no helicóptero da FAB; 38 a 40- François Mitterrand e comitiva em solenidade com Leonel Brizola.
Cromos (07) registrando a campanha do PT para as eleições de 1998, em que eram candidatos Jorge Bittar, para prefeitura e Chico Alencar, para Vereador: 01 a 06- Aspectos da passeata na Av. Rio Branco; 07- Da esquerda para direita: Milton Temer, Vladimir Palmeira e Jorge Bittar.
Cromos (21), provavelmente utilizados em matérias jornalísticas, enfocando a educação e ensino no RJ - CIEPS, doenças - Dengue e manifestações dos professores.
Caderno com reproduções em xerox de recortes de jornais reunidos pelo titular, que registram a assentamento de colonos, acampamento de Ronda Alta, RS; na Fazenda Annoni. Há 16 recortes de jornais com matérias sobre assentamento, Movimento dos Sem-Terra, Favela Rio das Pedras e Indústria Naval.
A documentação apresenta vários aspectos e fases da vida pública do titular – exílio em Cucuí, no Alto Amazonas, eleições governamentais na Bahia, campanha à vice-presidência da República na chapa de Nilo Peçanha, homenagens. Há também a série Mário de Vasconcellos Ribeiro, com documentos que caracterizam um caso de perseguição política por parte do interventor da Bahia, Juracy Magalhães.
1- Artigo do jornal "A Tarde" com considerações de Nelson Carneiro sobre a passagem do aniversário de Seabra, que estaria completando 89 anos se estivesse vivo, e a felicidade que esse teria ao saber que os aliados desfilavam sua vitória nas ruas de Paris. Cita opiniões elogiosas de outros personagens politícos sobre Seabra. 2 a 4- Convite-programa, Hino cívico e folheto relativos à comemoração do centenário de nascimento de J.J. Seabra. Contém fotos dos exilados por Floriano Peixoto em Cucuí no Amazonas.
Documentos relacionados à atuação de Mário Ribeiro como Procurador da República na Bahia, contendo: o decreto de sua nomeação, relatórios e gráfico de sua atividade, carta que cita o interventor Juracy Magalhães e texto e ofício referentes a sua demissão, entre outros.
Documentos relacionados ao artigo intitulado “Silêncio inexplicável”, publicado pelo Diário da Bahia. Juracy Maglhães, interventor da Bahia, o considerou calunioso e solicitou ação do então Procurador da República, Mário Ribeiro.
Documentos referentes à atuação de Mário Ribeiro como Procurador da República no Paraná e em São Paulo, contendo decreto que o transferia para o Paraná, carta enviada para o Procurador Geral da República e portarias relacionadas ao seu exercício como procurador.
Reúne documentação textual e oral referente à trajetória do titular como líder sindical dos metalúrgicos e seus depoimentos sobre a evolução do movimento sindical nesse período, política e assuntos gerais.
86 fotografias de Eurípedes Aires de Castro e outros, em solenidades, situações pessoais e eventos diversos. Entre as personalidades que aparecem junto a Eurípedes Aires de Castro, estão Getúlio Vargas, João Goulart, Benedito Cerqueira, Miguel Couto Filho, entre outros.
Fotografias de Eurípedes Aires de Castro em companhia do presidente João Goulart e outros, em reuniões, solenidades, inaugurações e congressos. 1 e 2- Lançamento da candidatura a vereador em 1954 no Rio de Janeiro; 3- Idem. Contendo autógrafo de João Goulart; 4- João Goulart ao lado de Gilberto C. de Sá, Laura Simões Lopes, oficial de gabinete do Ministro do Trabalho e o ator Grande Otelo; 5- João Goulart ao lado de Raimundo Nobre de Almeida c/ microfone, Roberto Moreira, Giovani Maranhão, Gilson de Castro Santana; 6- João Goulart e Eurípedes Aires de Castro; 7- João Goulart com a bandeira “União dos operários” ao fundo; 8- Na churrascaria Gaúcha com políticos e sindicalistas.
Cartas (02) de Gurgel do Amaral Valente a João Fernandes Campos Café Filho apresentando Eurípedes Aires de Castro e solicitando favores e outra com votos de boas festas.
Mensagem dos Diretórios Profissionais do PTB a toda a classe trabalhista para a manifestação proposta para o dia da posse de Getúlio Vargas na Presidência da República.
1- Homenagem da classe metalúrgica no 40º aniversário do Sindicato e pela sua luta contra a intervenção ministerial; 2- Mérito na segurança do Trabalho do Ministério do Trabalho Indústria e Comércio.
Reúne informações sobre pedidos e promoções de funcionários de diversos órgãos. A maioria da repartição de Telegraphos; Pedido de dinheiro; suspensão administrativa; pedido de naturalização.
Reúne informações sobre a situação política do Estado; correspondências de amigos; nomeações; participação na Comissão Americana; correspondências trocadas de funcionários de diversas inspetorias; trabalho sobre leis; informações trabalhistas; criação do fundo ferroviário; consulta sobre permuta de materiais; empréstimos estrangeiros; correspondências ao Presidente Arthur Bernardes; dentre outros assuntos.
Reúne informações sobre exercício de escola; política fiscal de importação; exportação de capitais; manuscritos; estudo sobre a crise nos transportes; informações trabalhistas; informações sobre a política; correspondências com políticos; correspondências com amigos; prosas; despachos; dentre outros assuntos.
Reúne recortes da Revista das Estradas de Ferro e a Brasil-Ferro-Carril com o quadro da produção de açúcar, café, arroz, milho e feijão; quadro de exportação e importação dos Estados; a concorrência sofrida pela Central do Brasil devido às estradas de rodagem; entre outros.