Mostrando 2 resultados

Fundos e coleções
Brasil. Congresso Nacional. Senado Federal Obras públicas
Visualizar impressão Visualizar:

Correspondências do ano de 1903

  • BR RJMRAHI NP-CR-005
  • Dossiê
  • 1903-01-04 - 1903-12-31
  • Parte de Nilo Peçanha

Reúne correspondências recebidas pelo titular e por terceiros. Entre as missivas recebidas pelo titular destacam-se aquelas que tratam da eleição de Nilo Peçanha para o Senado e para a Presidência do estado do Rio de Janeiro; do orçamento e da reforma da Constituição do estado do Rio de Janeiro; de assuntos partidários locais e alianças políticas. Destacam-se também, diversos pedidos feitos para pagamento de funcionários públicos, intervenção em sentenças judiciais, remoções e transferência de cargos, intervenção em conflitos municipais, verbas para municípios, intervenção para aprovação de projeto de lei, intervenção para reconhecimento de cargos eletivos e intervenção para realização de negócios variados. As correspondências recebidas por terceiros, em sua maior parte, são pedidos de intermediação de favores políticos junto ao titular.
Os remetentes mais frequentes no dossiê são: Alfredo Backer, Honório Pacheco, Francisco Botelho, Visconde de Quissaman, Raul Bastos Macedo e Jurumenha.

Correspondências do ano de 1909

  • BR RJMRAHI NP-CR-011
  • Dossiê
  • 1909-01-01 - 1909-12-31
  • Parte de Nilo Peçanha

Reúne cartas, bilhetes, telegramas e cartões, remetidos ao titular e, em menor número, a terceiros.
Destacam-se os temas relacionados à vida pública e privada dos correspondentes, em especial a realização de eleitores municipais e para o Congresso e Senado Federal, suas articulações e resultados. Destaca-se, também, a ocorrência de uma crise no estado do Maranhão, em ocorrência de conflitos causados pela perda, restabelecimento e, depois, renúncia de Artur Quadros, do cargo de governo do estado.
Em menor volume, constam documentos relacionados à posse de Nilo Peçanha na Presidência da República, em decorrência da morte de Afonso Penna; à criação do Ministério da Agricultura; à efetivação de obras públicas; ao arrendamento do Cais do Porto; à morte de Afonso Penna e de Euclides da Cunha; a problemas com a Companhia Loyde Brasileira e ao desenvolvimento industrial do Estado do Rio de Janeiro.