Mostrando 2 resultados

Fundos e coleções
Brasil. Supremo Tribunal Federal Serviço público
Visualizar impressão Visualizar:

Correspondências

Documentos de diversos assuntos, tais como: pagamentos de impostos; desmoralização a Administração Pública Federal; reuniões de governadores no Rio de Janeiro; licença de funcionários; liberações de obras; demissões; inquéritos administrativos; Assembléia Legislativa; refere-se ao Supremo tribunal Federal; transferências de funcionários; calçamentos de ruas; obras no Maracanã; problemas de ônibus elétrico; doação a Fundação Otavio Mangabeira; liberações de verbas orçamentárias; transferências de terrenos da União para o Estado da Guanabara; Companhia Siderúrgica da Guanabara; financiamentos do Banco Estado; nomeações de cargos; impostos de vendas e consignações; Serviços Sociais e internações de menores; relatório dos trabalhos da Comissão de Reforma Judiciária; Urbanização do Outeiro da Glória; Administrações Regionais; Guarda Municipal; abaixo-assinado dos moradores de Cascadura; posse do Presidente da República; greves; relatório da Presidência da administração dos estádios da Guanabara, entre outros.

Correspondências do ano de 1914

  • BR RJMRAHI NP-CR-016
  • Dossiê
  • 1914-01-01 - 1914-12-31
  • Parte de Nilo Peçanha

Reúne correspondências recebidas pelo titular, além dos diversos pedidos de favores (empréstimo de dinheiro, nomeação para cargos públicos, exonerações, transferências de cargos, intervenção em sentenças judiciais, cartas de recomendação e empregos), tratam, majoritariamente, da cisão entre Francisco Oliveira Botelho, presidente do estado do Rio de Janeiro e o posterior embate político e judicial envolvendo os candidatos Nilo Peçanha e Feliciano Sodré e as decisões do Supremo Tribunal Federal e do Presidente da República, Wenceslau Braz (1914-1918). Constam também, missivas tratando de venda e troca de gado de propriedade do titular e agradecimentos diversos.
Entre as missivas recebidas por terceiros e enviadas pelo titular, que aparecem em menor número no dossiê, destacam-se também, a cisão entre o titular e o presidente do Estado do Rio de Janeiro e a disputa pela sucessão presidencial do Rio de Janeiro. Consta ainda um bloco com rascunhos de correspondências, principalmente sobre: campanha presidencial; migração; cultivo de terras; instalação de indústrias no estrado do Rio de Janeiro e prestações de contas relativas às administrações Municipais Fluminenses.
Os remetentes mais frequentes no dossiê são João Guimarães, Sebastião, J. Côrtes Junior, Lulu Barboza, Júlio Zamith e J. Oliveira Botelho.