Mostrando 3 resultados

Fundos e coleções
Hermes Rodrigues da Fonseca
Visualizar impressão Visualizar:

Documentos relativos à trajetória profissional de Aarão Reis na Escola Politécnica do Rio de Janeiro

  • BR RJMRAHI AR-TP-003
  • Dossiê
  • 1879-10-10 - 1925-05-27
  • Parte de Aarão Reis

1 a 4- Atos de nomeação de Aarão Reis para os cargos de substituto interno da aula preparatória (em 10/10/1879), substituto interno da 7ª seção (em 17/11/1905), substituto da 7ª seção (em 29/10/1906), professor ordinário da cadeira de Economia Política, Direito Administrativo e Estatística (em 06/05/1914), assinados por Francisco Sodré Pereira, J.J. Seabra (Ministro de Estado, Justiça e Negócios Interiores), Felix Gaspar B. Almeida e Hermes da Fonseca;

5 a 9- Portarias do Ministério do Estado da Justiça e Negócios Interiores concedendo a Aarão Reis licença, pelo período total de 16 meses, sem vencimentos, do cargo de substituto da Escola Politécnica do Rio de Janeiro assinadas por Esmeraldino Bandeira e Rivadávia da Cunha Corrêa.

8 e 9- Portarias do Ministério de Estado da Justiça e Negócios Interiores concedendo licença a Aarão Reis, pelo período de 8 meses, do cargo de professor extraordinário efetivo da Escola Politécnica do Rio de Janeiro assinados por Rivadávia da Cunha Corrêa;

10- Portaria declarando Aarão Reis em estado de disponibilidade do cargo de professor catedrático da Escola Politécnica do Rio de Janeiro assinada pelo presidente Arthur Bernardes e por Afonso Pena.

Correspondências do ano de 1911

  • BR RJMRAHI NP-CR-013
  • Dossiê
  • 1911-01-01 - 1911-12-29
  • Parte de Nilo Peçanha

Reúne correspondências recebidas pelo titular e por terceiros (em menor número). Entre as massivas recebidas pelo titular constam diversos pedidos de favores políticos (nomeação para cargos públicos, intervenção para pagamento de vencimentos de funcionários públicos, carta de recomendação, intervenção para o reconhecimento de candidatos a cargos eletivos, remoções/ transferências); comunicados de posse de políticos, convites diversos, comunitários e pedidos de notícia sobre a viagem do titular pela Europa. Constam também correspondências sobre a política nacional, estadual e local, onde se destacam a sucessão do governo nos estados da Bahia, Pernambuco e São Paulo; obras de saneamento no município de Niterói; empréstimo internacional para o estado do Rio de Janeiro, intermediado por Nilo Peçanha; formação de chapas pelos diretórios municipais fluminenses. Aparecem com destaque nestas correspondências os nomes de Hermes da Fonseca e de José Joaquim Seabra.
Entre as missivas recebidas por terceiros destacam-se diversas justificativas e pedidos de desculpa pelo não comparecimento ao banquete oferecido a Nilo Peçanha, endereçadas a José M. Penido, organizador da homenagem.
A maior parte das correspondências pelo titular data de quando ele estava em viagem pela Europa. No dossiê consta ainda uma correspondência enviada pelo titular, contendo impressões deste sobre a Suíça.