Mostrando 4 resultados

Fundos e coleções
Nero Moura
Visualizar impressão Visualizar:

Militares

Diplomas diversos emitidos por instituições militares brasileiras:
1 – Diploma da Medalha Militar de Bronze, concedido ao 1º Tenente da Arma de Cavalaria Góis Monteiro, como reconhecimento pelos mais de 10 anos de bons serviços militares prestados. Assina o documento: Coronel do Exército Odílio Bacellar Randolfo de Mello, Secretário da Comissão de Promoções do Ministério da Guerra. No verso, manuscrito pelo Major Bernardo de Araújo Padilha, constam os dados do registro do documento. Data do documento: 20/06/1921, Rio de Janeiro.
2 – Diploma da Medalha Militar e Passadeira de Ouro, concedido ao General de Divisão Góis Monteiro, como reconhecimento dos seus mais de 30 anos de bons serviços prestados. Assina: Major do Exército Amado Menna Barreto, chefe interino do (ilegível). Data do documento: 19/12/1934, Rio de Janeiro.
3 – Diploma da Ordem do Mérito Militar, no Grau de Grande Oficial, concedido ao General de Divisão Góis Monteiro. Assinam: General João Gomes, Ministro da Guerra e presidente da Ordem do Mérito Militar, e o Tenente-Coronel Silveira de Mello, Secretário da Ordem. Data do documento: 27/11/1935, Rio de Janeiro.
4 – Diploma da Medalha Militar, com Passadeira de Platina, concedido ao General de Divisão Góis Monteiro pelos mais de 40 anos de bons serviços militares prestados. Assina: General Canrobert da Costa, Secretário Geral do Ministério da Guerra. Data do documento: 22/08/1944, Rio de Janeiro.
5 – Diploma da Medalha de Guerra, concedida ao General de Divisão Góis Monteiro por ter cooperado no esforço de guerra brasileiro. Assina: General Canrobert da Costa, Secretário Geral do Ministério da Guerra. Data do documento: 16/08/1945, Rio de Janeiro.
6 – Diploma da Medalha Militar da Campanha do Atlântico Sul, do Ministério da Aeronáutica, concedida ao General de Exército Góis Monteiro. Assina: Brigadeiro Armando Trompowsky, Ministro da Aeronáutica. Data do documento: 26/12/1950, Rio de Janeiro.
7 – Diploma da Ordem do Mérito Aeronáutico, no Grau de Grande Oficial, concedida ao General de Exército Góis Monteiro. Assinam: Brigadeiro Nero Moura, Ministro da Aeronáutica e Presidente da Ordem do Mérito Aeronáutico, e o Coronel-Aviador Dario Cavalcanti Azambuja, Secretário do Conselho da Ordem. Data do documento: 22/10/1952, Rio de Janeiro.
8 – Diploma da Medalha do Pacificador, concedida ao General de Exército Góis Monteiro por ocasião das solenidades em homenagem ao Marechal Luiz Alves de Lima e Silva (Duque de Caxias). Assina: General Ciro do Espírito Santo Cardoso, Ministro da Guerra. Data do documento: 23/02/1954, Rio de Janeiro.
9 – Diploma da Medalha Maria Quitéria em Prata Dourada, concedida ao General de Exército Góis Monteiro, por ocasião do centenário da morte da heroína da Independência Maria Quitéria. Assina: General Euclides Zenóbio da Costa, Ministro da Guerra. Data do documento: 01/07/1954, Rio de Janeiro.
10 – Diploma da Medalha Marechal Caetano de Farias, nas comemorações do Centenário do seu nascimento, concedida ao General de Exército Góis Monteiro. Assinam: Prado Kelly, Ministro da Justiça e Negócios Interiores; Coronel João Batista Magalhães e outros não identificados. Data do documento: entre abril e novembro de 1955, Rio de Janeiro.
11 – Diploma da Medalha Marechal Hermes, nas comemorações do Centenário do nascimento do Marechal Hermes Rodrigues da Fonseca, concedida ao General de Exército Góis Monteiro. Assinam: Prado Kelly, Ministro da Justiça e Negócios Interiores, e o Coronel João Batista de Magalhães. Data do documento: 01/09/1955, Rio de Janeiro.
12 – Diploma da Medalha Marechal Hermes de Aplicação e Estudo, de Prata Dourada e Passadeira com uma Coroa, concedida ao General de Exército Góis Monteiro por ter obtido o 1º lugar na Escola de Estado Maior em 1924. Assina: General Henrique Teixeira Lott, Ministro da Guerra. Data do documento: 07/12/1955, Rio de Janeiro.
13 – Diploma da Medalha Comemorativa da 1ª Olimpíada do Exército, concedida ao General de Exército Góis Monteiro. Assina: Coronel Orlando Eduardo Silva, Chefe do Departamento de Desportos do Exército.

Getúlio Vargas e Enê Garcez

1- Getúlio Vargas em meio a pessoas. Da esquerda para direita: Ene Garcez (1º), Getúlio Vargas (3º) e outros não identificados. Entre 1951 e 1954, s/l.
2- Getúlio Vargas em meio a um grupo de pessoas. Da esquerda para direita: Getúlio Vargas (1º) e outros não identificados. Ene Garcez está atrás do homem de terno e chapéu. S/d, s/l.

Fotografias diversas de Getúlio Vargas entre membros da Aeronáutica e em visita a Base Aérea de Santa Cruz

1- Getúlio Vargas em uma cerimônia de entrega de aviões durante a “Campanha Nacional de Aviação”. Da esquerda para direita, dentro do jipe, no assento dianteiro: Getúlio Vargas (1º), no assento traseiro: General Ciro do Espírito Santo (1º) (chefe do Gabinete Militar de 1951 a 1952 e ministro da Guerra de 1952 a 1954), Nero Moura (2º) (piloto de caça, herói da Segunda Guerra e ministro da Aeronáutica de 1951 a 1954). Caminhando do lado direito do jipe, fardado, Enê Garcez. 1951, Rio de Janeiro, RJ;
2- Getúlio Vargas em um carro conversível. No banco dianteiro do carro, da esquerda para direita: General Firmo do Nascimento (1º) (chefe do Gabinete Militar da Presidência da República entre 1942 e 1945), Major Fittipaldi (2º) (da Força Aérea Brasileira, ajudante de Ordens de Getúlio Vargas). No banco traseiro: Getúlio Vargas (1º) e outros não identificados;
3- Getúlio Vargas descendo uma escada em meio a militares. Da esquerda para direita: Major Fittipaldi (1º), Enê Garcez (4º), Nero Moura (5º), Roberto Alves (6º), (secretario pessoal de Vargas), Getúlio Vargas (8º), General Ciro do Espírito Santo (9º), Brigadeiro Epaminondas (10º) (comandante da 3ª Zona Aérea -RJ- de 1952 a 1954 e ministro da Aeronáutica durante poucos dias em 1954), Valente (11º) (secretário da Guarda Pessoal de Vargas) e outros não identificados;
4- Getúlio Vargas na cabine de um avião. Durante a visita do Presidente Vargas à Base Aérea de Santa Cruz, quando da apresentação dos primeiros aviões a jato, de caça, do 1º Grupo de Aviação de Caça, operados pela Força Aérea Brasileira. Entre outubro e dezembro de 1953, Santa Cruz (Rio de Janeiro, RJ).

Cerimônia religiosa das comemorações do 4º Centenário de São Paulo

Getúlio Vargas durante uma cerimônia religiosa realizada na Catedral Metropolitana da Cidade de São Paulo, a Catedral da Sé, quando das comemorações do 4º Centenário de São Paulo:
1- Da esquerda para direita, sentados na primeira fila: Getúlio Vargas (1º), Lucas Garcez (2º) (governador de São Paulo, de 1951 a 1955), Maria Carmelita Garcez (3º) (esposa de Lucas Garcez). Na segunda fila: General Caiado de Castro (1º), fardado, (chefe do Gabinete Militar da Presidência da República, entre 1952 e 1954), Geraldo Mascarenhas (3º) (suplente de Deputado Estadual entre 1951 e 1955 pelo PTB de Minas Gerais e que havia sido Oficial de Gabinete da Presidência da República entre 1933 e 1934), Nereu Ramos (4º) (presidente da Câmara dos Deputados entre 1951 e 1954), Juscelino Kubitscheck (5º) (governador de Minas Gerais de 1951 a 1955), Luis Vergara (6º) (secretário da Presidência entre 1936 e 1945, tendo participado da campanha eleitoral para presidente em 1950 e escrito diversos discursos para Getúlio), Hugo Gouthier (7º) (diplomata, lotado na Secretaria do Itamaraty entre 1952 e 1953), Enê Garcez (9º) de uniforme branco e outros não identificados. Na terceira fila: Nero Moura (1º) (ministro da Aeronáutica entre 1951 e 1954, sendo o Patrono da Aviação de Caça no Brasil) e várias pessoas não identificadas. Na quarta fila, sentados: Tancredo Neves (2º) (deputado Federal de 1951 a 1953 e ministro da Justiça de 1953 a 1954), Risoleta Neves (3ª) (esposa de Tancredo Neves), Almirante Guillobel (4º) (ministro da Marinha de 1951 a 1954) e diversos não identificados;
2- Da esquerda para direita, sentados na primeira fila: Getúlio Vargas, sentado (1º), Lucas Garcez (2º), Maria Carmelita Garcez (3ª). Na segunda fila: General Caiado de Castro (1º), fardado, Geraldo Mascarenhas (3º) e outros, não identificados. Na terceira fila: Enê Garcez (4º), de uniforme branco. Além dos mencionados, diversas pessoas não identificadas;
3- A direita da foto, sacerdote com o chapéu alto (mitra), que seria o Cardeal-Arcebispo Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta (da Arquidiocese de São Paulo entre 1944 e 1964), seguido por dois ajudantes paramentados e bispos rodeados por diversos ajudantes paramentados. A esquerda do cortejo dos religiosos, em pé, da esquerda para direita: Getúlio Vargas (1º), em pé, Lucas Garcez (2º) e Maria Carmelita Garcez (3ª). Na segunda fila, em pé: General Caiado de Castro (1º), fardado, Geraldo Mascarenhas (2º), Nereu Ramos (3º), Juscelino Kubitscheck (4º), Luis Vergara (5º), Hugo Gouthier (6º), e outros não identificados. Além dos mencionados, aparecem: Nero Moura, Tancredo Neves, Enê Garcez e diversas pessoas não identificadas.