- BR RJMRAHI RV-PDM-001
- Dossiê
- 12/07/1932 - 25/08/1932
O dossiê é composto por cinco cartas abertas:
1 - Carta aberta ao Rio Grande do Sul e à nação, tratando dos compromissos de honra da frente única riograndense com os revolucionários constitucionalistas de São Paulo. A carta menciona a não adesão do interventor gaúcho à causa prometida, exorta-o a pelo menos não lutar contra os paulistas e faz apelo aos brios do general Flores da Cunha, já provados anteriormente, para que encontre uma solução. Datado: entre 12/07/1932 e 13/07/1932.
2 - Carta aberta ao Rio Grande do Sul e à nação, tratando dos compromissos de honra da frente única riograndense com os revolucionários constitucionalistas de São Paulo - mesmo conteúdo que o documento anterior.
3 - Carta aberta ao Rio Grande do Sul e à nação, tratando dos compromissos de honra da frente única riograndense com os revolucionários constitucionalistas de São Paulo - mesmo conteúdo que o primeiro documento.
4 - Carta aberta ao povo brasileiro, com a inscrição de vários nomes de personalidades paulistas, explicando as motivações da revolução paulista pró-constitucionalidade e sem ideia separatista.
5 - Texto dirigido ao povo carioca. Anexo do documento anterioor. Datado: 14/07/1932.
6 - Carta intitulada “Aos Estudantes”, dirigida ao povo carioca, solicitando o boicote ao Correio da Manhã e à Loteria Nacional, no contexto da Revolução Constitucionalista. Datado: 18/07/1932.
7 - Carta aberta à sociedade carioca, na qual estudantes universitários do Rio de Janeiro conclamam o povo a se engajar no apoio à Revolução Constitucionalista de 1932 e na constitucionalização do país. Datado: 22/07/1932.
8 - Carta aberta ao povo do Rio Grande do Sul, que circulou em Porto Alegre, conclamando os gaúchos à resistência ao lado dos constitucionalistas e contra o Governo Provisório. Datado: 25/08/1932.
9 - Carta aberta ao povo do Rio Grande do Sul - mesmo conteúdo que o documento anterior. Consta uma carta-resposta do Rio Grande do Sul, na qual se afirma que o povo desse Estado não era favorável aos constitucionalistas.