Visualizar impressão Fechar

Mostrando 4 resultados

Fundos e coleções
Exílio
Visualizar impressão Visualizar:

Cartas de Correia Mendes para Álvaro de Carvalho

Manifestação de descontentamento pelas novas condições de empréstimo impostas pela Ethelburgo Syndicate. Considerações a respeito das opções de cidades para residir durante o exílio.

Fotografias de Getúlio Vargas em residências

Fotografias diversas de Getúlio Vargas durante refeições (1 a 4) e em em trajes informais (5):
1– Da esquerda para a direita, de frente: Enê Garcez (1º), Leonel Brizola (2º) (político gaúcho e herdeiro político de Vargas) e Dnª Darcy Vargas (3ª) (esposa de Getúlio Vargas). De costas: Getúlio Vargas (3º), Alzira Vargas (4ª) (filha do casal Vargas), fumando, usando uma piteira e outros não identificados. Na mesa, uma maquete da Fazenda Itu, localizada em Itaqui, RS, onde Getúlio ficou durante seu exílio político após sua deposição em 1945;
2 e 3 – Da esquerda para a direita, de frente: Alzira Vargas (1ª), Getúlio Vargas (2º) e outros não identificados. De costas: Dnª Darcy Vargas (2ª) (com o rosto parcialmente encoberto), Enê Garcez (4º) e outros não identificados. Na terceira fotografia, há um relógio “cuco” de pêndulo, na parede de fundo, e uma maquete da Fazenda Itu;
4- Getúlio Vargas sentado na cabeceira da mesa e outros não identificados em uma residência particular;
5- Getúlio Vargas (3º, da esquerda para direita) em trajes informais, usando pulôver, bombacha e botas e segurando um charuto.

J.J. Seabra no exílio em Cucuí, Amazonas

  • BR RJMRAHI JJS-IC-FT-011
  • Dossiê
  • 1892
  • Parte de J.J. Seabra

Presentes: J.J. Seabra; o Conde de Leopoldina (capitalista e banqueiro na Capital Federal); Dr. Arthur Campos de Paz (professor catedrático da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro); José do Patrocínio (jornalista); Dr. Manoel Labrador (negociante e proprietário na Capital Federal); Marechal do Exército Almeida Barreto (senador federal pelo Estado da Paraíba do Norte); Coronel do Exército Jacques Ourique (deputado federal pela Capital Federal); e Capitão do Exército F. Miranda.

Perfis e homenagens a J.J. Seabra

  • BR RJMRAHI JJS-IMP-005
  • Dossiê
  • 1930-03-12 – 1955-08-21
  • Parte de J.J. Seabra

Cartão, artigos de jornais, folheto, poesia e exposição na Biblioteca Pública do Estado da Bahia que prestam homenagens a J.J. Seabra, descrevem sua trajetória política e fazem um apanhado de seu perfil.