Mostrando 11 resultados

Fundos e coleções
Nilo Peçanha Homenagem
Visualizar impressão Visualizar:

Correspondências do ano de 1904

  • BR RJMRAHI NP-CR-006
  • Dossiê
  • 1904-01-02 - 1904-12-31
  • Parte de Nilo Peçanha

Reúne correspondências recebidas pelo titular e, em menor volume, por terceiros, tratando, majoritariamente, dos seguintes assuntos: pedidos de emprego, nomeações e exonerações, questões eleitorais, administração e gestão pública, assuntos pessoais, pedidos e agradecimentos por favorecimentos políticos.
Em menor escala, constam ainda documentos sobre: produção agrícola, articulações políticas, com destaque para a economia cafeeira, homenagem a Nilo Peçanha, obras públicas, denúncias diversas, projetos de lei, direitos trabalhistas, impostos, questões forenses, casos de polícia, propostas de empréstimos, transportes públicos.

Correspondências do ano de 1906

  • BR RJMRAHI NP-CR-008
  • Dossiê
  • 1906-01-02 - 1906-12-29
  • Parte de Nilo Peçanha

Reúne correspondências recebidas pelo titular e, em menor volume, por terceiros. Destacam-se os seguintes assuntos: questões políticas diversas; eleições; designação de procurador; pedidos de favorecimento político; nomeações e exonerações de cargo; desenvolvimento da indústria fluminense; homenagens e felicitações ao titular; questões fundiárias; greves e solicitações de direitos trabalhistas; assuntos pessoais; enchentes no estado do Rio de Janeiro; construção de estradas de ferro; produção agrícola, particularmente a cafeeira; questões clericais; interesses do comércio e da lavoura; impostos e prestações de contas; construção de escolas; fretes marítimos e terrestres; concursos públicos; legislação e constituição federal; administração pública; revoltas na polícia; questões salariais; empréstimos e comercialização de produtos; epidemia de ratos, de febre amarela e tuberculose; abastecimento de água; serviço de esgoto; exportações e importações; planejamento urbano; obras e serviços públicos; energia elétrica; relações internacionais; reforma judiciária; políticas econômicas e contrabando de sal.

Correspondências do ano de 1907

  • BR RJMRAHI NP-CR-009
  • Dossiê
  • 1907-01-01 - 1907-11-16
  • Parte de Nilo Peçanha

Reúne correspondências recebidas e expedidas pelo titular e recebidas por terceiros (em menor número). Entre as missivas recebidas pelo titular constam: diversos pedidos de favores políticos; nomeação para cargos públicos; suspensão de exonerações; intervenção em sentenças judiciais, remoções e transferências de cargo; intervenção para subvenção do Estado no serviço de propaganda do café; comunicados sobre a posse de políticos; convites para cerimônias e inaugurações; notícias sobre a política estadual do Rio de Janeiro, onde se destaca a votação da sobretaxa do café na Câmara; mensagens de apoio político e de congratulações pela passagem do ano e datas cívicas.
Entre as missivas recebidas por terceiros, destaca-se o telegrama de Ruy Barbosa à Pinheiro Machado, do presidente do estado do Rio de Janeiro (entre as correspondências enviadas pelo titular uma delas teve sua data atribuída); Alfredo Backer (1907-1910).
Consta também no dossiê diversas cópias de telegramas enviados por Nilo, destacando-se aqueles que tratam de problemas ocorridos na Assembléia Legislativa e uma solicitação de apoio político a Ruy Barbosa, referente ao julgamento do caso constitucional do Rio de Janeiro.

Correspondências do ano de 1908

  • BR RJMRAHI NP-CR-010
  • Dossiê
  • 1908-01-03 - 1908-12-31
  • Parte de Nilo Peçanha

Reúne correspondências pelo titular e por terceiros (em menor número). Trata-se, principalmente, de felicitações pelo aniversário de Nilo Peçanha. Prestação de serviços, debates sobre conferências realizadas e sobre processos eleitorais, consta ainda em telegrama enviado pelo titular a Wenceslau Braz quando da posse deste no governo do Estado de Minas Gerais.

Correspondências do ano de 1910

  • BR RJMRAHI NP-CR-012
  • Dossiê
  • 1910-01-01 - 1910-12-31
  • Parte de Nilo Peçanha

Reúne correspondências recebidas pelo titular e, em menor número, por terceiros tratando de: política dos estados; inauguração de uma escola de aprendizes; construção de estradas de ferro; orçamento para obras; pedidos de emprego e de intervenção política; fretes marítimos; dívida externa; direitos alfandegários; produção agrícola; eleições; drenagem de rios; exoneração e nomeação de cargos; comércio de importação e exportação; questões pessoais; monumento a Floriano Peixoto; Indústria de Ferro; finanças dos estados; campanha civilista; construção de Hotel; armamento; administração pública; serviços e comércio; projeto para a cidade de Campos; transportes públicos; homenagens a Nilo Peçanha; organização do arquivo do arsenal da Marinha; saneamento básico; Revoltas no Acre e em Lisboa; instalação do Sanatório Dona Amélia; inauguração estação telegráfica Monte Carmello; proibição do desembarque de religiosos estrangeiros e Revolta dos Marinheiros.
Consta ainda um telegrama enviado pelo titular a Wenceslau Braz, presidente do estado de Minas Gerais (1908-1910).
Como missivas mais frequentes destacam-se: Tavares Bastos, Leopoldo Bulhões, Rodrigues Doria, Gal Bormann.

Correspondências do ano de 1911

  • BR RJMRAHI NP-CR-013
  • Dossiê
  • 1911-01-01 - 1911-12-29
  • Parte de Nilo Peçanha

Reúne correspondências recebidas pelo titular e por terceiros (em menor número). Entre as massivas recebidas pelo titular constam diversos pedidos de favores políticos (nomeação para cargos públicos, intervenção para pagamento de vencimentos de funcionários públicos, carta de recomendação, intervenção para o reconhecimento de candidatos a cargos eletivos, remoções/ transferências); comunicados de posse de políticos, convites diversos, comunitários e pedidos de notícia sobre a viagem do titular pela Europa. Constam também correspondências sobre a política nacional, estadual e local, onde se destacam a sucessão do governo nos estados da Bahia, Pernambuco e São Paulo; obras de saneamento no município de Niterói; empréstimo internacional para o estado do Rio de Janeiro, intermediado por Nilo Peçanha; formação de chapas pelos diretórios municipais fluminenses. Aparecem com destaque nestas correspondências os nomes de Hermes da Fonseca e de José Joaquim Seabra.
Entre as missivas recebidas por terceiros destacam-se diversas justificativas e pedidos de desculpa pelo não comparecimento ao banquete oferecido a Nilo Peçanha, endereçadas a José M. Penido, organizador da homenagem.
A maior parte das correspondências pelo titular data de quando ele estava em viagem pela Europa. No dossiê consta ainda uma correspondência enviada pelo titular, contendo impressões deste sobre a Suíça.

Correspondências do ano de 1915

  • BR RJMRAHI NP-CR-017
  • Dossiê
  • 1915-01-01 - 1915-12-31
  • Parte de Nilo Peçanha

Reúne correspondências recebidas pelo titular e por terceiros (em menor número), tratando de: nomeações e exonerações de cargos públicos, congratulações pelo ano novo e pelo cargo de governador do estado; pedidos de emprego; denúncia funcional; cobrança de salários; eleições; considerações sobre a sucessão presidencial da república; pedidos de intervenção política; limites entre estados; extração de fibras têxteis; produção agrícola; inauguração de instituição pública; administração pública; exportação; impostos; saúde; homenagens ao titular; venda de animais; criação de suínos; crise financeira do estado do Rio de Janeiro; saneamento básico; loja maçônica; projeto de código comercial; usina elétrica; dívida externa; criação da agência do Banco do Brasil em Cabo Frio; produção de sal; indicações para a Assembleia Legislativa e pedido de instalação de luz elétrica.

Correspondências do ano de 1920

  • BR RJMRAHI NP-CR-022
  • Dossiê
  • 1920-01-01 - 1920-12-31
  • Parte de Nilo Peçanha

Reúne correspondências recebidas pelo titular e, em menor volume, por terceiros, tratando, principalmente, dos seguintes assuntos: congratulações e homenagens ao titular; grande comércio de importação e exportação; transferências de cargo; relações políticas entre Brasil e Portugal; construção da estrada de ferro de Araraquara; assuntos políticos diversos; pedidos de emprego; produção agrícola no Rio de Janeiro; crise financeira Nacional; administração pública; eleições; pedidos de intervenção política; venda de casa; política internacional; cobranças e impostos; preço de animais; instalação de luz elétrica no Rio de Janeiro; inauguração de estação telegráfica nacional; inauguração de escola profissional feminina de Campos e assuntos pessoais.
Constam ainda, duas correspondências enviadas pelo titular a José Bezerra, presidente do estado de Pernambuco (1920) e ao presidente do estado do Rio de Janeiro.

Correspondências do ano de 1921

  • BR RJMRAHI NP-CR-023
  • Dossiê
  • 1921-01-01 - 1921-12-31
  • Parte de Nilo Peçanha

Reúne correspondências recebidas pelo titular e, em menor volume, por terceiros, tratando principalmente de: homenagens ao titular; pêsames pelo falecimento de seu pai; votos de feliz ano novo, de boa viagem e de boas vindas; congratulações pelo aniversário natalício e por sua candidatura à presidência do Brasil; eleições; questões políticas diversas; crise financeira e econômica do estado do Rio de Janeiro; definição de impostos; intervenção política; usina elétrica (Campos); relações políticas Luso-Brasileira; Comércio de exportação; nomeação para cargos públicos; apoio eleitoral de Ruy Barbosa a Nilo Peçanha; discursos de Nilo Peçanha sobre a Campanha “Reação Republicana”; considerações sobre a Europa; imigração de alemães; medidas protecionistas pós-guerra; remessa de animais; espiritismo, incluindo a realização de obras em um novo templo maçônico e a fundação do Instituto Neo-espiritualista.

Homenagens e presentes recebidos por Nilo Peçanha

  • BR RJMRAHI NP-DP-004
  • Dossiê
  • 1906-07-01 - 1920-12-31
  • Parte de Nilo Peçanha

Diploma da Universidade Orthologica; Homenagem da Associação Commercial do Rio de Janeiro; Diploma da prefeitura do Alto Juruá; título de sócio colaborador da sociedade Jurídico literária; exemplar do livro “Os Lusíadas”, oferecido pela Sociedade de Geografia de Lisboa; livro de assinaturas oferecido por seus amigos; homenagem da Fraternidad Española; livro de assinaturas de funcionários públicos de Niterói; partitura e álbum com reproduções fotográficas, entre outros.

Impressos

Reúne recortes de jornais e revistas, em vários idiomas, sobre política e assuntos referentes a atos da gestão pública de Nilo Peçanha. Contém ainda recortes sobre a morte de Nilo Peçanha, homenagens e missas realizadas. Inclui também recortes da revista “O Cruzeiro” sobre História do Brasil assinados por Gustavo Barroso e ainda um volume encadernado, organizado por Luiz Barbosa da Silva, do jornal “A República” – diário do Partido Republicano – oferecido a Nilo Peçanha por sua viúva.