A série é composta por três cartazes — dois com os dizeres “Fora Maílson, Sarney e o FMI! Em defesa do serviço público! Reposição salarial já!” e um intitulado “Mapa histórico – Presidentes da República” —, além de um panfleto que convoca para passeata e ato público em comemoração ao dia 24 de agosto, o Dia Nacional de Luta contra o Governo Sarney.
A série é composta por fotografias de José Sarney no início de seu mandato presidencial, assim como por fotografias do titular com o presidente da Argentina da época, Raúl Alfonsín.
Passaportes (04) e certificados (04) de familiares de José Sarney: 1) Certificado de Registro de Professor do Curso Industrial, de Marly Pádua Macieira, esposa de José Sarney; 2) Passaporte nº 727604, para Fernando José Macieira de Araújo Costa, filho de José Sarney; 3) Passaporte diplomático nº 025989, pertencente a José Sarney Macieira de Araújo Costa, filho de José Sarney; 4) Passaporte diplomático nº021747, para Marly Macieira de Araújo Costa e Roseana Macieira Costa; 5) Passaporte diplomático nº004254, para Marly Macieira Costa, esposa do titular; 6) 03 certificados de vacinação (contra cólera, febre amarela e varíola) de Marly Maciera Costa.
A coleção é composta por documentos relativos a José Sarney, incluindo fotografias de seu mandato presidencial, certificados e documentos pessoais do titular e de seus familiares. Integram ainda a coleção um cartaz e um panfleto de protestos relacionados aos movimentos contrários ao governo Sarney, bem como um cartaz comemorativo dos 100 anos da República Federativa do Brasil.
Carteiras (05) e passaportes (03) de José Sarney: 1) Carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (Seção Estado do Maranhão); 2) Passaporte nº 128429 para José Ribamar e esposa, Marly Macieira de Araújo Costa; 3) Carteira da União Maranhense dos Estudantes; 4) Caderneta de depósitos populares do Banco do Brasil S.A. ; 5) Passaporte diplomático nº 011394; 6) Carteira de sócio do Jockey Club de São Paulo; 7) Passaporte diplomático nº 014155; 8) Etiqueta de identificação do Colégio Eleitoral, em tecido.
Cartaz comemorativo dos 100 anos da República Federativa do Brasil, que apresenta uma linha do tempo com todos os presidentes que ocuparam o cargo, acompanhada de uma breve descrição de cada um, até o mandato de José Sarney.
Panfleto convocando para passeata e ato público, em comemoração ao dia 24 de agosto, o Dia Nacional de Luta e contra o Governo Sarney, que aconteceria na Cinelândia, Rio de Janeiro.
Dois cartazes com os dizeres: 'Fora Maílson, Sarney e o FMI! Em defesa do serviço público! Reposição salarial já!', produzidos pela Central Única dos Trabalhadores do Rio de Janeiro, convocando para uma passeata na Central. Acompanha um cartaz de diversas entidades políticas convocando para uma passeata na Candelária, com o lema 'Chega de Sarney! Diretas já'.