Mostrando 20 resultados

Fundos e coleções
Milton Teixeira
Visualizar impressão Visualizar:

1 resultados com objetos digitais Exibir resultados com objetos digitais

Álbuns

A série é composta por um álbum de fotografias que registra cenas ligadas ao Fluminense no início e em meados do século XX, bem como por um álbum de recortes formado por uma variedade de textos e imagens sobre os mais diversos temas, publicados majoritariamente a partir da década de 1920, e por um caderno informativo sobre pontos turísticos do Rio de Janeiro.

Cartões Postais

A série é composta majoritariamente por cartões-postais referentes à cidade do Rio de Janeiro; grande parte deles registra cenas do final do século XIX e das décadas ao longo do século XX.

Casa "Standart"

O dossiê é composto por cartões-postais produzidos pela Casa Standard, localizada, à época das publicações, na Rua do Ouvidor, nº 72. Grande parte dos cartões está relacionada a registros da Exposição Nacional de 1908; há também três cartões com imagens de figuras políticas, como Miguel Calmon, então ministro da Indústria e Viação; Antônio Olinto dos Santos Pires, então presidente do diretório executivo da Exposição Nacional; e Afonso Pena com seus ministros.

Centenário da Índia

Três cartões fazendo referência ao “Centenário da Índia”, com menções a Portugal e à Espanha.

Conjuntos

A subsérie é composta por conjuntos de cartões-postais produzidos pela Casa Standard, localizada, à época das publicações, na Rua do Ouvidor, nº 72; pela Art Collection Studio, com cartões das pinturas de Eduardo Camões; pela Fotorama; e por cartões-postais intitulados “Lembrança de Quitandinha”, nos quais estão registrados diversos locais de acomodação do hotel, com impressão realizada pela Foto-Postal Colombo, em São Paulo.

Convites

  • BR RJMRAHI MT-CT-DI-005
  • Dossiê
  • 02/02/1992 - 09/04/1996
  • Parte de Milton Teixeira

Uma variedade de cartões-postais relacionados a convites para exposições, cursos, lojas, leilões e homenagens na cidade do Rio de Janeiro.

Diversos

A subsérie é composta por uma variedade de cartões-postais, nos quais é possível encontrar exemplares relacionados à Proclamação da República, menções ao “Centenário da Índia”, entre outros temas.

Documentos Diversos

Um panfleto verde e amarelo da Legião Nacionalista, contendo a frase “Dentro do coração do povo há um grande homem” ao redor de uma fotografia de Getúlio Vargas em formato de coração.

Eduardo Camões

O dossiê é composto por uma extensa coleção de cartões-postais contendo pinturas de Eduardo Camões, produzidos pela Art Collection Studio. As cenas registram o que teria sido a antiga paisagem urbana da cidade do Rio de Janeiro, remontando a períodos em que a cidade era majoritariamente florestal, composta sobretudo por elementos naturais e habitações coloniais esparsas. As imagens também retratam igrejas, bairros e orlas, bem como o Aqueduto da Carioca. Há três cartões contendo informações sobre um curso de pintura de Eduardo Camões e também um cartão com uma dedicatória no verso para Milton Teixeira.

Fluminense

Álbum de fotografias que registram cenas ligadas ao Fluminense no início e em meados do século XX. O álbum foi produzido pelo Departamento de Publicidade e Propaganda do Fluminense F. C.

Fotorama

O dossiê é composto por cartões-postais da Fotorama. Um cartão registra a Praia do Flamengo, com vista para o Pão de Açúcar, e os outros seis, idênticos, registram a Praça Paris.

Homenagem a Dom Pedro II

Um cartão-postal fazendo menção a uma placa de bronze na cidade de Paris em homenagem a Dom Pedro II, inaugurada em 1927.

Hotel Quitandinha

Álbum de cartões-postais intitulado “Lembrança de Quitandinha”, no qual estão registrados vários locais de acomodação existentes no hotel. A impressão foi feita pela Foto Postal Colombo, em São Paulo.

Milton Teixeira

  • BR RJMRAHI MT
  • Coleção

A coleção é composta majoritariamente por cartões-postais referentes à cidade do Rio de Janeiro; grande parte deles registra cenas do final do século XIX e das décadas ao longo do século XX. Na coleção, é possível encontrar cartões com fotos de pontos turísticos do Rio, prédios históricos, ruas, praças, igrejas e exposições nacionais que ocorreram no início do século XX. Há cartões que registram os bairros da Zona Sul quando ainda eram espaços pouco habitados, compostos por uma extensa área florestal e poucas casas. Também é possível encontrar cartões de diferentes coleções, como uma formada por desenhos de Eduardo Camões, impressos pela Art Collection Studio, e outras criadas pela Casa “Standart” e pela Fotorama. A coleção conta ainda com um álbum de fotografias do Fluminense, datado de 1946, e um álbum de cartões-postais do Hotel Quitandinha, em Petrópolis. Além disso, dispõe de um caderno informativo antigo sobre os pontos turísticos do Rio de Janeiro e de um álbum de recortes formado por uma variedade de textos e imagens sobre os mais diversos temas, datados majoritariamente a partir da década de 1920, entre outros documentos.

Milton Teixeira

Panfleto de Getúlio Vargas

Um panfleto verde e amarelo da Legião Nacionalista, contendo a frase “Dentro do coração do povo há um grande homem” ao redor de uma fotografia de Getúlio Vargas em formato de coração.

Pontos Turísticos

Álbum informativo sobre pontos turísticos do Rio de Janeiro.

Proclamação da República

Dois cartões-postais fazendo referência à Proclamação da República. Em um deles, há registros de figuras ligadas à monarquia dispostas sob uma coroa e, logo abaixo, ocupando a maior parte do cartão, sob o brasão da República, aparecem figuras a ela associadas.

Recortes

O dossiê é composto por um álbum de recortes formado por uma variedade de textos e imagens sobre os mais diversos temas, publicados majoritariamente a partir da década de 1920. Boa parte dos recortes está relacionada à cidade do Rio de Janeiro, em diferentes temporalidades, como, por exemplo, reportagens sobre a construção do Aqueduto Carioca; no entanto, também é possível encontrar materiais sobre variados períodos da história oficial brasileira, como matérias sobre a chegada dos europeus ao território e a Independência do Brasil, entre outros. Além disso, há recortes sobre outros tópicos, como diversos pontos turísticos brasileiros, arqueologia, biologia etc.