Mostrando 20 resultados

Fundos e coleções
Milton Teixeira
Visualizar impressão Visualizar:

1 resultados com objetos digitais Exibir resultados com objetos digitais

Recortes

O dossiê é composto por um álbum de recortes formado por uma variedade de textos e imagens sobre os mais diversos temas, publicados majoritariamente a partir da década de 1920. Boa parte dos recortes está relacionada à cidade do Rio de Janeiro, em diferentes temporalidades, como, por exemplo, reportagens sobre a construção do Aqueduto Carioca; no entanto, também é possível encontrar materiais sobre variados períodos da história oficial brasileira, como matérias sobre a chegada dos europeus ao território e a Independência do Brasil, entre outros. Além disso, há recortes sobre outros tópicos, como diversos pontos turísticos brasileiros, arqueologia, biologia etc.

Proclamação da República

Dois cartões-postais fazendo referência à Proclamação da República. Em um deles, há registros de figuras ligadas à monarquia dispostas sob uma coroa e, logo abaixo, ocupando a maior parte do cartão, sob o brasão da República, aparecem figuras a ela associadas.

Pontos Turísticos

Álbum informativo sobre pontos turísticos do Rio de Janeiro.

Panfleto de Getúlio Vargas

Um panfleto verde e amarelo da Legião Nacionalista, contendo a frase “Dentro do coração do povo há um grande homem” ao redor de uma fotografia de Getúlio Vargas em formato de coração.

Milton Teixeira

  • BR RJMRAHI MT
  • Coleção

A coleção é composta majoritariamente por cartões-postais referentes à cidade do Rio de Janeiro; grande parte deles registra cenas do final do século XIX e das décadas ao longo do século XX. Na coleção, é possível encontrar cartões com fotos de pontos turísticos do Rio, prédios históricos, ruas, praças, igrejas e exposições nacionais que ocorreram no início do século XX. Há cartões que registram os bairros da Zona Sul quando ainda eram espaços pouco habitados, compostos por uma extensa área florestal e poucas casas. Também é possível encontrar cartões de diferentes coleções, como uma formada por desenhos de Eduardo Camões, impressos pela Art Collection Studio, e outras criadas pela Casa “Standart” e pela Fotorama. A coleção conta ainda com um álbum de fotografias do Fluminense, datado de 1946, e um álbum de cartões-postais do Hotel Quitandinha, em Petrópolis. Além disso, dispõe de um caderno informativo antigo sobre os pontos turísticos do Rio de Janeiro e de um álbum de recortes formado por uma variedade de textos e imagens sobre os mais diversos temas, datados majoritariamente a partir da década de 1920, entre outros documentos.

Milton Teixeira

Hotel Quitandinha

Álbum de cartões-postais intitulado “Lembrança de Quitandinha”, no qual estão registrados vários locais de acomodação existentes no hotel. A impressão foi feita pela Foto Postal Colombo, em São Paulo.

Homenagem a Dom Pedro II

Um cartão-postal fazendo menção a uma placa de bronze na cidade de Paris em homenagem a Dom Pedro II, inaugurada em 1927.

Fotorama

O dossiê é composto por cartões-postais da Fotorama. Um cartão registra a Praia do Flamengo, com vista para o Pão de Açúcar, e os outros seis, idênticos, registram a Praça Paris.

Fluminense

Álbum de fotografias que registram cenas ligadas ao Fluminense no início e em meados do século XX. O álbum foi produzido pelo Departamento de Publicidade e Propaganda do Fluminense F. C.

Eduardo Camões

O dossiê é composto por uma extensa coleção de cartões-postais contendo pinturas de Eduardo Camões, produzidos pela Art Collection Studio. As cenas registram o que teria sido a antiga paisagem urbana da cidade do Rio de Janeiro, remontando a períodos em que a cidade era majoritariamente florestal, composta sobretudo por elementos naturais e habitações coloniais esparsas. As imagens também retratam igrejas, bairros e orlas, bem como o Aqueduto da Carioca. Há três cartões contendo informações sobre um curso de pintura de Eduardo Camões e também um cartão com uma dedicatória no verso para Milton Teixeira.

Documentos Diversos

Um panfleto verde e amarelo da Legião Nacionalista, contendo a frase “Dentro do coração do povo há um grande homem” ao redor de uma fotografia de Getúlio Vargas em formato de coração.

Diversos

A subsérie é composta por uma variedade de cartões-postais, nos quais é possível encontrar exemplares relacionados à Proclamação da República, menções ao “Centenário da Índia”, entre outros temas.

Convites

  • BR RJMRAHI MT-CT-DI-005
  • Dossiê
  • 02/02/1992 - 09/04/1996
  • Parte de Milton Teixeira

Uma variedade de cartões-postais relacionados a convites para exposições, cursos, lojas, leilões e homenagens na cidade do Rio de Janeiro.

Conjuntos

A subsérie é composta por conjuntos de cartões-postais produzidos pela Casa Standard, localizada, à época das publicações, na Rua do Ouvidor, nº 72; pela Art Collection Studio, com cartões das pinturas de Eduardo Camões; pela Fotorama; e por cartões-postais intitulados “Lembrança de Quitandinha”, nos quais estão registrados diversos locais de acomodação do hotel, com impressão realizada pela Foto-Postal Colombo, em São Paulo.

Centenário da Índia

Três cartões fazendo referência ao “Centenário da Índia”, com menções a Portugal e à Espanha.

Casa "Standart"

O dossiê é composto por cartões-postais produzidos pela Casa Standard, localizada, à época das publicações, na Rua do Ouvidor, nº 72. Grande parte dos cartões está relacionada a registros da Exposição Nacional de 1908; há também três cartões com imagens de figuras políticas, como Miguel Calmon, então ministro da Indústria e Viação; Antônio Olinto dos Santos Pires, então presidente do diretório executivo da Exposição Nacional; e Afonso Pena com seus ministros.

Cartões Postais

A série é composta majoritariamente por cartões-postais referentes à cidade do Rio de Janeiro; grande parte deles registra cenas do final do século XIX e das décadas ao longo do século XX.

Álbuns

A série é composta por um álbum de fotografias que registra cenas ligadas ao Fluminense no início e em meados do século XX, bem como por um álbum de recortes formado por uma variedade de textos e imagens sobre os mais diversos temas, publicados majoritariamente a partir da década de 1920, e por um caderno informativo sobre pontos turísticos do Rio de Janeiro.