O dossiê é composto por uma fotografia e uma reprodução fotográfica: 1 - Fotografia dos “Consolidadores da República”, de autoria de Elias Phot., 09/02/1894. 2 - Reprodução de fotografia da sessão inaugural da Constituinte, com a leitura da Proclamação da República.
Fotografia de Ângelo Cardoso Dourado no período em que ocupou o cargo de coronel do Exército Libertador com os seus companheiros de campanha, na Revolução Federalista de 1893, no Rio Grande do Sul, segundo o texto que encontra-se na parte de trás do documento.
Convite impresso, com vista do Pão de Açúcar e das instalações militares na Praia Vermelha, produzido em 15/11/1901 para o baile comemorativo da Proclamação da República.
Panfleto intitulado “Boletim D´A República”, informando os nomes dos integrantes do Governo Provisório e dando vivas à República e ao Povo Brasileiro. Trata-se de um dos primeiros documentos produzido pelo Governo Provisório no contexto da Proclamação da República no Brasil.
1 - Exemplar de uma matéria da revista Gazetinha do Rio Grande do Sul, datada em 10 de outubro de 1897, sobre Antônio Conselheiro. A matéria é composta por um desenho do mesmo, dito "Fiel retrato do Fanático Antônio Conselheiro", seguido por um texto descritivo de sua fiigura. 2 - Fotografia do General Emídio Dantas Barreto, comandante da 3ª Brigada da 4ª Expedição contra Canudos.
Cartão postal com uma fotografia dos "Officiaes Superiores da Revolução Acreana", contendo o nome dos médicos presentes na fotografia. No verso do documento, há dois textos, um sobre a renda do território federal do Acre e outro sobre como os acreanos não foram suficientemente estornados após a à incorporação do território do Acre ao Brasil.
O dossiê é composto por quatro cartas: 1- Carta datilografada do Círculo dos Veteranos da República dos Estados Unidos do Brazil, endereçada ao Presidente (governador) do Rio Grande do Sul, solicitando colaboração para escrever o capítulo referente à participação daquele Estado na Proclamação da República. 2 - Carta datilografada do Círculo dos Veteranos da República dos Estados Unidos do Brazil, endereçada ao Presidente (governador) do Rio de Janeiro, solicitando colaboração para escrever o capítulo referente à participação daquele Estado na Proclamação da República. 3 - Carta datilografada do Círculo dos Veteranos da República dos Estados Unidos do Brazil, endereçada ao Presidente (governador) de São Paulo, solicitando colaboração para escrever o capítulo referente à participação daquele Estado na Proclamação da República. 4 - Carta datilografada do Círculo dos Veteranos da República dos Estados Unidos do Brazil, endereçada ao Presidente (governador) do Espírito Santo, solicitando colaboração para escrever o capítulo referente à participação daquele Estado na Proclamação da República.
O dossiê é composto por quatro cartas datilografadas do Círculo dos Veteranos da República dos Estados Unidos do Brazil, todas endereçadas a presidentes (governadores) de diferentes estados, solicitando colaboração para a redação do capítulo referente à participação de cada um deles na Proclamação da República.
A série é composta por diversos documentos relacionados ao Club Republicano do Amazonas, incluindo boletins, comunicados, uma carta e um livro de atas.
A série é composta por documentos relacionados a comemorações diversas realizadas em razão da Proclamação da República, além de homenagens e saudações.
Comunicado aos baianos, saudando a República, o marechal Deodoro, o Exército e a Marinha, e solicitando a saída do governador da Bahia, Manoel Victorino Pereira.
Desenho de Pereira Neto alusivo à promulgação da Constituição de 1891 e à eleição do marechal Deodoro da Fonseca para a Presidência e de Floriano Peixoto para a Vice-Presidência.
A série é composta por documentos diversos relacionados ao contexto do movimento republicano. Nela encontram-se um livro de atas do Partido Republicano Federal, bem como dois boletins: um referente aos nomes dos integrantes do Governo Provisório e outro comunicando o fim da Revolta da Armada. Consta ainda um documento intitulado “Notas para os assentamentos do veterano da República, coronel Vital Costa”.
A série é composta por fotografias relacionadas aos movimentos republicanos. Nela encontram-se retratos dos principais representantes do movimento, assim como registros de momentos significativos do processo de consolidação da República, a exemplo da fotografia de Elias Phot., intitulada “Consolidadores da República”, e da fotografia da sessão inaugural da Constituinte. Consta ainda um desenho de Pereira Neto alusivo à promulgação da Constituição de 1891.
O dossiê é composto por três documentos: 1 - Documento manuscrito do Club Republicano do Amazonas, deliberando sobre a conveniência, ou não, de lançar um candidato às eleições provinciais. Na segunda folha do documento, encontra-se a deliberação manuscrita acerca das vantagens da união do Club Republicano do Amazonas com o Partido Republicano do Amazonas. Manaus, AM, 05/11/1889. 2 - Comunicado manuscrito da Diretoria do Partido Republicano do Amazonas aos cidadãos do estado, informando sobre a Proclamação da República — chamada no documento de “aclamação” — e solicitando que o fato fosse divulgado a todos os cidadãos. Manaus, AM, 25/11/1889. 3 e 4 - Dois boletins informativos do Governo Provisório do Amazonas, comunicando à população a Proclamação da República e a constituição do Governo Provisório Federal e do Amazonas. 5 - Informativo do Governo Provisório do Amazonas, dando ciência à população, sobre a Proclamação da República e a constituição do Governo Provisório Federal e do Amazonas.
O dossiê é composto por 12 fotografias: 1 - Fotografia em p&b de Benjamin Constant. 2 - Fotografia em p&b do Almirante Eduardo Wandenkolk. 3 - Fotografia em p&b de Aristides Lobo. 4 - Fotopintura oval em p&b de David Moreira Caldas. Estúdio Fotográfico L. Musso & Cia. 5 - Fotografia em p&b de Alexandre José Barbosa Lima, com dedicatória e autógrafo: “Ao muito querido Hilário, com todo o coração do seu velho tio e amigo gratíssimo, no seu leito de morte, em 7 jan. 1931. Alexandre Barbosa Lima”. 6 e 7 - Duas fotografias em p&b de Olavo Bilac. 8 - Fotografia em p&b de Medeiros e Albuquerque. 9 e 10 - Duas fotografias em p&b do almirante Custódio de Mello. 11 - Fotografia em p&b (platinotipia) de Saldanha Marinho. Verso a detalhar. Fotógrafo: Estúdio Pacheco & Filhos. 12 - Fotografia em p&b de Salvador de Mendonça.
Cópia fotográfica de um grupo de oficiais que participaram da Proclamação da República. Conforme descrito no verso da fotografia, os oficiais sentados, da esquerda para a direita, são o tenente Thomás Lobo Botelho e o major João Carlos Lobo Botelho.
Livro de atas do Club Republicano do Amazonas. Data inicial 01/07/1889, data final 24/11/1889. Assina a abertura do livro: Domingos Theophilo da Cunha Leal.
A coleção é composta por documentos textuais e visuais diversos referentes à Proclamação da República e a seus primeiros anos, abrangendo itens relacionados a: movimentos e manifestações republicanas; comemorações alusivas à Proclamação da República; registros sobre seus principais personagens e sobre os primeiros anos da República.
A série é composta por documentos diversos relacionados ao contexto do movimento republicano. Nela encontram-se um livro de atas do Partido Republicano Federal, bem como dois boletins: um referente aos nomes dos integrantes do Governo Provisório e outro comunicando o fim da Revolta da Armada. Consta ainda um documento intitulado “Notas para os assentamentos do veterano da República, coronel Vital Costa”.