A coleção é composta por documentos textuais e visuais diversos referentes à Proclamação da República, abrangendo movimentos e manifestações republicanas, comemorações alusivas ao evento, bem como registros sobre seus principais personagens.
A série é composta por documentos relacionados a movimentações realizadas por diversos atores ligados ao contexto republicano, como homenagens e comunicados saudando a República.
Livro de atas do Club Republicano do Amazonas. Data inicial 01/07/1889, data final 24/11/1889. Assina a abertura do livro: Domingos Theophilo da Cunha Leal.
O dossiê é composto por 12 fotografias: 1 - Fotografia em p&b de Benjamin Constant. 2 - Fotografia em p&b do Almirante Eduardo Wandenkolk. 3 - Fotografia em p&b de Aristides Lobo. 4 - Fotopintura oval em p&b de David Moreira Caldas. Estúdio Fotográfico L. Musso & Cia. 5 - Fotografia em p&b de Alexandre José Barbosa Lima, com dedicatória e autógrafo: “Ao muito querido Hilário, com todo o coração do seu velho tio e amigo gratíssimo, no seu leito de morte, em 7 jan. 1931. Alexandre Barbosa Lima”. 6 - Duas fotografias em p&b de Olavo Bilac. 7 - Fotografia em p&b de Medeiros e Albuquerque. 8 - Duas fotografias em p&b do almirante Custódio de Mello. 9 - Fotografia em p&b (platinotipia) de Saldanha Marinho. Verso a detalhar. Fotógrafo: Estúdio Pacheco & Filhos. 10 - Fotografia em p&b de Salvador de Mendonça.
O dossiê é composto por três documentos: 1 - Informativo do Governo Provisório do Amazonas, comunicando à população a Proclamação da República e a constituição do Governo Provisório Federal e do Amazonas. 2 - Comunicado manuscrito da Diretoria do Partido Republicano do Amazonas aos cidadãos do estado, informando sobre a Proclamação da República — chamada no documento de “aclamação” — e solicitando que o fato fosse divulgado a todos os cidadãos. Manaus, AM, 25/11/1889. 3 - Documento manuscrito do Club Republicano do Amazonas, deliberando sobre a conveniência, ou não, de lançar um candidato às eleições provinciais. Na segunda folha do documento, encontra-se a deliberação manuscrita acerca das vantagens da união do Club Republicano do Amazonas com o Partido Republicano do Amazonas. Manaus, AM, 05/11/1889.
A série é composta por fotografias relacionadas aos movimentos republicanos. Nela encontram-se retratos dos principais representantes do movimento, assim como registros de momentos significativos do processo de consolidação da República, a exemplo da fotografia de Elias Phot., intitulada “Consolidadores da República”, e da fotografia da sessão inaugural da Constituinte. Consta ainda um desenho de Pereira Neto alusivo à promulgação da Constituição de 1891.
A série é composta por documentos diversos relacionados ao contexto do movimento republicano. Nela encontram-se um livro de atas do Partido Republicano Federal, bem como dois boletins: um referente aos nomes dos integrantes do Governo Provisório e outro comunicando o fim da Revolta da Armada. Constam ainda um convite oferecido pelo Partido Republicano da Cidade de Angustura, em Minas Gerais, e um documento intitulado “Notas para os assentamentos do veterano da República, coronel Vital Costa”.
Desenho de Pereira Neto alusivo à promulgação da Constituição de 1891 e à eleição do marechal Deodoro da Fonseca para a Presidência e de Floriano Peixoto para a Vice-Presidência.
Comunicado aos baianos, saudando a República, o marechal Deodoro, o Exército e a Marinha, e solicitando a saída do governador da Bahia, Manoel Victorino Pereira.
A série é composta por diversos documentos relacionados ao Club Republicano do Amazonas, incluindo boletins, comunicados, uma carta e um livro de atas.
O dossiê é composto por quatro cartas datilografadas do Círculo dos Veteranos da República dos Estados Unidos do Brazil, todas endereçadas a presidentes (governadores) de diferentes estados, solicitando colaboração para a redação do capítulo referente à participação de cada um deles na Proclamação da República.
O dossiê é composto por quatro cartas: 1- Carta datilografada do Círculo dos Veteranos da República dos Estados Unidos do Brazil, endereçada ao Presidente (governador) do Rio Grande do Sul, solicitando colaboração para escrever o capítulo referente à participação daquele Estado na Proclamação da República. 2 - Carta datilografada do Círculo dos Veteranos da República dos Estados Unidos do Brazil, endereçada ao Presidente (governador) do Rio de Janeiro, solicitando colaboração para escrever o capítulo referente à participação daquele Estado na Proclamação da República. 3 - Carta datilografada do Círculo dos Veteranos da República dos Estados Unidos do Brazil, endereçada ao Presidente (governador) de São Paulo, solicitando colaboração para escrever o capítulo referente à participação daquele Estado na Proclamação da República. 4 - Carta datilografada do Círculo dos Veteranos da República dos Estados Unidos do Brazil, endereçada ao Presidente (governador) do Espírito Santo, solicitando colaboração para escrever o capítulo referente à participação daquele Estado na Proclamação da República.
O dossiê é composto por dois panfletos: 1 - Panfleto intitulado “Boletim da República”, com os nomes dos integrantes do Governo Provisório. 2 - Panfleto intitulado “Boletim Official”, comunicando o fim da Revolta da Armada.
Convite impresso, com vista do Pão de Açúcar e das instalações militares na Praia Vermelha, produzido em 15/11/1901 para o baile comemorativo da Proclamação da República.
O dossiê é composto por uma fotografia e uma reprodução fotográfica: 1 - Fotografia dos “Consolidadores da República”, de autoria de Elias Phot., 09/02/1894. 2 - Reprodução de fotografia da sessão inaugural da Constituinte, com a leitura da Proclamação da República.