A série é composta por fotografias relacionadas aos movimentos republicanos. Nela encontram-se retratos dos principais representantes do movimento, assim como registros de momentos significativos do processo de consolidação da República, a exemplo da fotografia de Elias Phot., intitulada “Consolidadores da República”, e da fotografia da sessão inaugural da Constituinte. Consta ainda um desenho de Pereira Neto alusivo à promulgação da Constituição de 1891.
Livro de atas do Club Republicano do Amazonas. Data inicial 01/07/1889, data final 24/11/1889. Assina a abertura do livro: Domingos Theophilo da Cunha Leal.
O dossiê é composto por três documentos: 1 - Documento manuscrito do Club Republicano do Amazonas, deliberando sobre a conveniência, ou não, de lançar um candidato às eleições provinciais. Na segunda folha do documento, encontra-se a deliberação manuscrita acerca das vantagens da união do Club Republicano do Amazonas com o Partido Republicano do Amazonas. Manaus, AM, 05/11/1889. 2 - Comunicado manuscrito da Diretoria do Partido Republicano do Amazonas aos cidadãos do estado, informando sobre a Proclamação da República — chamada no documento de “aclamação” — e solicitando que o fato fosse divulgado a todos os cidadãos. Manaus, AM, 25/11/1889. 3 e 4 - Dois boletins informativos do Governo Provisório do Amazonas, comunicando à população a Proclamação da República e a constituição do Governo Provisório Federal e do Amazonas. 5 - Informativo do Governo Provisório do Amazonas, dando ciência à população, sobre a Proclamação da República e a constituição do Governo Provisório Federal e do Amazonas.
O dossiê é composto por quatro cartas: 1- Carta datilografada do Círculo dos Veteranos da República dos Estados Unidos do Brazil, endereçada ao Presidente (governador) do Rio Grande do Sul, solicitando colaboração para escrever o capítulo referente à participação daquele Estado na Proclamação da República. 2 - Carta datilografada do Círculo dos Veteranos da República dos Estados Unidos do Brazil, endereçada ao Presidente (governador) do Rio de Janeiro, solicitando colaboração para escrever o capítulo referente à participação daquele Estado na Proclamação da República. 3 - Carta datilografada do Círculo dos Veteranos da República dos Estados Unidos do Brazil, endereçada ao Presidente (governador) de São Paulo, solicitando colaboração para escrever o capítulo referente à participação daquele Estado na Proclamação da República. 4 - Carta datilografada do Círculo dos Veteranos da República dos Estados Unidos do Brazil, endereçada ao Presidente (governador) do Espírito Santo, solicitando colaboração para escrever o capítulo referente à participação daquele Estado na Proclamação da República.
Comunicado aos baianos, saudando a República, o marechal Deodoro, o Exército e a Marinha, e solicitando a saída do governador da Bahia, Manoel Victorino Pereira.
Convite impresso, com vista do Pão de Açúcar e das instalações militares na Praia Vermelha, produzido em 15/11/1901 para o baile comemorativo da Proclamação da República.
A série é composta por documentos diversos relacionados ao contexto do movimento republicano. Nela encontram-se um livro de atas do Partido Republicano Federal, bem como dois boletins: um referente aos nomes dos integrantes do Governo Provisório e outro comunicando o fim da Revolta da Armada. Consta ainda um documento intitulado “Notas para os assentamentos do veterano da República, coronel Vital Costa”.
Fotografia de Ângelo Cardoso Dourado no período em que ocupou o cargo de coronel do Exército Libertador com os seus companheiros de campanha, na Revolução Federalista de 1893, no Rio Grande do Sul, segundo o texto que encontra-se na parte de trás do documento.
A série é composta por documentos diversos relacionados ao contexto do movimento republicano. Nela encontram-se um livro de atas do Partido Republicano Federal, bem como dois boletins: um referente aos nomes dos integrantes do Governo Provisório e outro comunicando o fim da Revolta da Armada. Consta ainda um documento intitulado “Notas para os assentamentos do veterano da República, coronel Vital Costa”.
Cópia fotográfica de um grupo de oficiais que participaram da Proclamação da República. Conforme descrito no verso da fotografia, os oficiais sentados, da esquerda para a direita, são o tenente Thomás Lobo Botelho e o major João Carlos Lobo Botelho.
A coleção é composta por documentos textuais e visuais diversos referentes à Proclamação da República e a seus primeiros anos, abrangendo itens relacionados a: movimentos e manifestações republicanas; comemorações alusivas à Proclamação da República; registros sobre seus principais personagens e sobre os primeiros anos da República.
Desenho de Pereira Neto alusivo à promulgação da Constituição de 1891 e à eleição do marechal Deodoro da Fonseca para a Presidência e de Floriano Peixoto para a Vice-Presidência.
A série é composta por diversos documentos relacionados ao Club Republicano do Amazonas, incluindo boletins, comunicados, uma carta e um livro de atas.
O dossiê é composto por quatro cartas datilografadas do Círculo dos Veteranos da República dos Estados Unidos do Brazil, todas endereçadas a presidentes (governadores) de diferentes estados, solicitando colaboração para a redação do capítulo referente à participação de cada um deles na Proclamação da República.
Panfleto intitulado “Boletim D´A República”, informando os nomes dos integrantes do Governo Provisório e dando vivas à República e ao Povo Brasileiro. Trata-se de um dos primeiros documentos produzido pelo Governo Provisório no contexto da Proclamação da República no Brasil.
1 - Exemplar de uma matéria da revista Gazetinha do Rio Grande do Sul, datada em 10 de outubro de 1897, sobre Antônio Conselheiro. A matéria é composta por um desenho do mesmo, dito "Fiel retrato do Fanático Antônio Conselheiro", seguido por um texto descritivo de sua fiigura. 2 - Fotografia do General Emídio Dantas Barreto, comandante da 3ª Brigada da 4ª Expedição contra Canudos.
O dossiê é composto por uma fotografia e uma reprodução fotográfica: 1 - Fotografia dos “Consolidadores da República”, de autoria de Elias Phot., 09/02/1894. 2 - Reprodução de fotografia da sessão inaugural da Constituinte, com a leitura da Proclamação da República.
O dossiê é composto por 12 fotografias: 1 - Fotografia em p&b de Benjamin Constant. 2 - Fotografia em p&b do Almirante Eduardo Wandenkolk. 3 - Fotografia em p&b de Aristides Lobo. 4 - Fotopintura oval em p&b de David Moreira Caldas. Estúdio Fotográfico L. Musso & Cia. 5 - Fotografia em p&b de Alexandre José Barbosa Lima, com dedicatória e autógrafo: “Ao muito querido Hilário, com todo o coração do seu velho tio e amigo gratíssimo, no seu leito de morte, em 7 jan. 1931. Alexandre Barbosa Lima”. 6 e 7 - Duas fotografias em p&b de Olavo Bilac. 8 - Fotografia em p&b de Medeiros e Albuquerque. 9 e 10 - Duas fotografias em p&b do almirante Custódio de Mello. 11 - Fotografia em p&b (platinotipia) de Saldanha Marinho. Verso a detalhar. Fotógrafo: Estúdio Pacheco & Filhos. 12 - Fotografia em p&b de Salvador de Mendonça.
A série é composta por documentos relacionados a comemorações diversas realizadas em razão da Proclamação da República, além de homenagens e saudações.
Cartão postal com uma fotografia dos "Officiaes Superiores da Revolução Acreana", contendo o nome dos médicos presentes na fotografia. No verso do documento, há dois textos, um sobre a renda do território federal do Acre e outro sobre como os acreanos não foram suficientemente estornados após a à incorporação do território do Acre ao Brasil.