Mostrando 14 resultados

Fundos e coleções
Francisco Glicério de Cerqueira Leite
Visualizar impressão Visualizar:

Telegramas

O dossiê é composto por dois telegramas:
1 - Telegrama da “Repartição Geral dos Telégrafos”, enviado a família do General Glicério, pela Toyo Imin Gaisha, Cia. Oriental de Imigração, uma das companhias responsáveis pela imigração japonesa para o Brasil, apresentando condolências pelo falecimento de Francisco Glicério. Assina Akira, (Akira Toshima, representante da Cia no Brasil).
2 - Telegrama, em francês, via cabo submarino, da “The Western Telegraph Company, Limited”, enviado por Rio Midsuno Paulista, representante do empreendimento agrícola japonês Cia de Café Paulista Goshima, apresentando condolências à família de Francisco Glicério.

Recibo de Aluguel

Recibo de aluguel, no valor de 240,000 (duzentos e quarenta mil réis), referente aos meses de abril e maio, de um quarto da “Grande Pension Laranjeiras”, cobrado à viúva do general Francisco Glicério.

Francisco Glicério de Cerqueira Leite

  • BR RJMRAHI FG
  • Coleção
  • 12/10/1861 - 31/05/1916

A coleção é composta por uma variedade de documentos referentes a Francisco Glicério, abrangendo o período entre 1860 e 1916, ano de seu falecimento. Nela é possível encontrar uma fotografia e uma caricatura do titular, bem como diversas correspondências, incluindo cartas trocadas com sua esposa e uma carta do almirante Alexandrino Faria de Alencar, entre outras. A coleção também contém documentos manuscritos relativos a questões familiares de genealogia e herança, além de outros documentos diversos.

Francisco Glicério de Cerqueira Leite

Documentos Diversos

A série é composta por documentos diversos relacionados ao titular, entre eles: dois manuscritos referentes a questões familiares de genealogia e herança; um recibo de aluguel cobrando da viúva de Francisco Glicério a estadia na “Grande Pension Laranjeiras”; e um recorte de jornal com notícia sobre projeto do governo do Estado para a construção de um monumento em homenagem ao titular.

Diversas

O dossiê é composto por quatro cartas:
1 – Carta manuscrita (01 folha), de Francisco Glicério para “Chico”, em São Paulo. Na carta, aparecem citados Campo Salles e Rui Barbosa como tendo contendas entre si. Assina: Glicério. Rio de Janeiro, 31/01/1890.
2 – Carta manuscrita (01 folha), destinada a “Glicério”, tratando, entre outros assuntos, da fixação do câmbio. Assinatura ilegível. 22/09/1900.
3 – Carta manuscrita (02 folhas), destinada a Francisco Glicério. Assina: “Azevedo”. São Paulo, 30/08/1907.
4 – Pedaço de um envelope de correspondência endereçado ao General Francisco Glicério. Apesar de bastante dilacerado, lê-se manuscrito: “Exmº General, Francisco Glicério. Senador. Rua do Ouvidor 32. Rio de.... 217.494”; apresenta um carimbo de postagem de São Paulo com a data de 30 de agosto (ano ilegível). No verso, dois carimbos, um ilegível e outro indicando Rio de Janeiro, 31/08/1907.

Correspondências

Na série é possível encontrar uma variedade de cartas, como correspondências trocadas entre o titular e sua esposa, Adelina Edelvina Glicério, durante a década de 1880, bem como diversas cartas e um envelope endereçados a ele. Também consta uma carta da Secretaria de Estado das Relações Exteriores e uma carta do almirante Alexandrino Faria de Alencar, ambas endereçadas a Francisco Glicério.

Adelina

O dossiê é composto por cinco cartas:
1 – Carta manuscrita (01 folha), em papel timbrado pessoal “F. Glicério”, destinada a “Adelina”, relatando percalços de sua estada em Poços de Caldas, detalhes de seu problema de saúde e respectivo tratamento, com especial menção aos banhos. Carta enviada para Rio Claro (SP). Assina: “Chico”. Poços de Caldas, MG, 01/10/1880.
2 – Carta manuscrita (02 folhas), em papel timbrado pessoal “F. Glicério”, destinada a “Adelina”, descrevendo sua rotina e o tratamento de uma doença, não especificada, possivelmente em Poços de Caldas (MG). Carta enviada para Rio Claro (SP). Assina: “Chico”. Poços de Caldas, MG, 09/10/1880.
3 – Carta manuscrita (01 folha), em papel timbrado pessoal “F. Glicério”, destinada a “Adelina”, relatando percalços de sua estada em Poços de Caldas, detalhes de seu problema de saúde e tratamento, com especial menção aos banhos, chegando a enumerar a quantidade (13). Carta enviada para Rio Claro (SP). Assina: “Chico”. Poços de Caldas, MG, 11/10/1880.
4 – Carta manuscrita (02 folhas), destinada a “Adelina”, descrevendo a viagem e a chegada à cidade de Pelotas (RS). Assina: “Chico”. Pelotas, RS, 28/12/1884.
5 – Carta manuscrita (04 folhas), destinada a “Adelina”, descrevendo sua chegada e alguns acontecimentos em Porto Alegre (RS). Assinatura ilegível. Porto Alegre, RS, 01/01/1888.