Mostrando 16 resultados

Fundos e coleções
Raul Fernandes
Visualizar impressão Visualizar:

1 resultados com objetos digitais Exibir resultados com objetos digitais

Acadêmicos

  • BR RJMRAHI RF-DI-002
  • Dossiê
  • 05/03/1903 - 24/10/1967
  • Parte de Raul Fernandes

Diplomas diversos emitidos por universidades brasileiras:
1 - Diploma emitido pela Faculdade de Direito de São Paulo, declarando Raul Fernandes formado Bacharel em Ciências Sociais e Jurídicas. Contém uma passadeira vermelha, uma medalha de prata com um selo, com o símbolo da Faculdade, em cera vermelha, no interior. Assinam o documento: João Pereira Monteiro, Diretor da Faculdade, e André Dias de Aguiar, Secretário da mesma. No verso, manuscritos com diversos dados de registros do diploma. Data do documento: 05/03/1903, São Paulo (SP).
2 - Diploma de Doutor Honoris Causa da Universidade de São Paulo, concedido ao Embaixador Raul Fernandes. Assinam o documento: Ernesto de Moraes Leme, Reitor, e Julio Mário Stamato, Secretário Geral Substituto. Data do documento: 11/08/1952, São Paulo (SP).
3 - Diploma de Doutor Honoris Causa, concedido ao Embaixador Raul Fernandes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Assina o documento: Raymundo Augusto de Castro Moniz de Aragão, Reitor da mesma. Data do documento: 24/10/1967, Rio de Janeiro (RJ).

Autoridades Internacionais

  • BR RJMRAHI RF-IC-003
  • Dossiê
  • 05/07/1947 - 09/1947
  • Parte de Raul Fernandes

O dossiê é composto por cinco fotografias:

1 - Fotografia de Gabriel González Videla, Presidente do Chile, com dedicatória (em espanhol) e autógrafo. Oferecido ao Chanceler do Brasil, Raul Fernandes.
2 - Fotografia de Rosa Markmann Reijer de González Videla​, esposa do Presidente do Chile Gabriel González Videla, com dedicatória e autógrafo. Oferecido à Srª Lúcia Fernandes, esposa de Raul Fernandes.
3 - Fotografia com dedicatória em inglês e autógrafo de George Marshall, Secretário de Estado dos Estados Unidos, oferecida ao Embaixador Raul Fernandes (Ministro das Relações Exteriores) por ocasião da Conferência Interamericana de Manutenção da Paz e Segurança, em Petrópolis (RJ).
4 - Fotografia de membros da Conferência Interamericana em Petrópolis, setembro de 1947, Petrópolis (RJ).
5 - Fotografia de membros da Conferência Interamericana em Petrópolis, setembro de 1947, Petrópolis (RJ).

Autoridades Religiosas

  • BR RJMRAHI RF-IC-002
  • Dossiê
  • 28/03/1935 - 24/10/1967
  • Parte de Raul Fernandes

O dossiê é composto por três fotografias:
1 - Fotografia, com dedicatória, em português, e autógrafo do Cardeal Eugenio Pacelli (futuro Papa Pio XII), Secretário de Estado do Vaticano, enviada a Raul Fernandes, agradecendo a acolhida durante a visita do Cardeal à Câmara dos Deputados. Acompanha uma carta da Nunciatura Apostólica do Brasil, assinada pelo Núncio Aloísio Masella, endereçada ao Embaixador e Deputado Federal Raul Fernandes, comunicando o envio da fotografia.
2 - Fotografia do Papa Pio XII, antigo Cardeal Eugênio Pacelli (que visitou o Brasil em 1934, tendo ficado hospedado no Palácio do Catete), tornado papa em 1939. Consta na foto a dedicatória em português: “A sua excelência o senhor Dr. Raul Fernandes e a sua família, como lembrança do Congresso Eucarístico Internacional do Rio de Janeiro, concedemos de todo o coração, qual testemunho da Nossa benevolência e penhor de assinaladas graças do Céu, a Nossa particular Benção Apostólica. Vaticano, 25 de julho de 1956. Papa Pio XII”.
3 - Fotografia do Papa Paulo VI, com dedicatória em português: “Ao Senhor Embaixador Raul Fernandes concedemos, por ocasião do nonagésimo aniversário de seu nascimento, como penhor de abundantes graças divinas, Nossa Benção Apostólica, que benignamente estendemos a seus familiares. Vaticano, 24 de outubro de 1967. Paulus P. P. VI”. No verso, o carimbo: “Copyright by: PONTIFICIA FOTOGRAFIA. Felici. V. Babuino 75-Pza SPAGNA. Roma. Telefono 670.836”.

Correspondências

A série é composta por uma carta em papel timbrado da Casa Branca, assinada pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt.

Diplomas

  • BR RJMRAHI RF-DI
  • Série
  • 06/10/1901 - 17/10/1967
  • Parte de Raul Fernandes

A série é composta por uma variedade de diplomas concedidos a Raul Fernandes, abrangendo o período de 1901 a 1967. Os documentos foram emitidos por diversas instituições, atuantes em diferentes âmbitos — religioso, acadêmico, político, entre outros. Muitos desses diplomas estão relacionados a instituições jurídicas, tanto nacionais quanto internacionais.

Documentos Diversos

A série é composta por dois documentos:

1 - Recibo emitido pelo Departamento de Rendas do Estado do Rio de Janeiro;
2 - Pasta de couro vermelho que compunha a mesa do escritório pessoal do Embaixador Raul Fernandes.

Documentos Iconográficos

A série é composta por diversas fotografias relacionadas a Raul Fernandes, incluindo fotos dele e fotografias de autoridades religiosas endereçadas a ele, com dedicatórias de figuras como Papa Pio XII e Papa Paulo VI. Também há fotografias de autoridades internacionais, com dedicatórias a Raul Fernandes, como as de Gabriel González Videla, ex-presidente do Chile durante os anos de 1946 a 1952, e sua esposa, Rosa Markmann Reijer de González Videla, ex-primeira-dama do Chile. Inclui ainda uma fotografia de George Marshall, ex-secretário de Estado dos Estados Unidos, entre outras.

Fotografias do titular

O dossiê é composto por duas fotografias:
1 - Fotografia de Raul Fernandes de corpo inteiro e de frente. No verso, manuscrito: “Bem. Raul Fernandes”.
2 - Fotografia de Raul Fernandes, de perfil.

Franklin Roosevelt

Carta em papel timbrado da Casa Branca (sede do Governo norte-americano), agradecendo a Raul Fernandes pelo envio de um raro exemplar de um livro de Virgílio (escritor romano do século I a.C.). Assina a carta o presidente dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt.

Internacionais

  • BR RJMRAHI RF-DI-003
  • Dossiê
  • 20/02/1928 - 17/10/1967
  • Parte de Raul Fernandes

Diplomas diversos emitidos por países e instituições internacionais:
1 - Diploma de “Colegiado de Honor, Colegio de Abogados de Habana”, (Cuba), (Membro de Honra da Associação de Advogados de Havana), concedido a Raul Fernandes, pela sua fama internacional como jurisconsulto. Assinam o documento: o Decano e o Secretário, (nomes ilegíveis), documento em espanhol. Data do documento: 20/02/1928, Havana (Cuba).
2- Diploma de Membro da Associação Fraternidade da Vitória, no grau de (ilegível), concedido a Raul Fernandes por sua atuação na área do Direito Internacional. Documento redigido em latim, assinado pelo presidente José (ilegível) e pelo decano (ilegível). Acompanha envelope timbrado da Presidência da República de Portugal – Chancelaria das Ordens Portuguesas –, endereçado ao Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Embaixador Raul Fernandes. Data do documento: 31/12/1930, Portugal.
3 - Diploma da “Orden El Sol del Peru, Gran Cruz”, (Peru), (Ordem O Sol do Peru, no Grau de Grão Mestre, categoria Grã Cruz), concedido a Raul Fernandes. Assinam o documento: Oscar Benavides, Presidente do Peru, e Carlos Camacho, Ministro das Relações Exteriores e Chanceler da Ordem, documento em espanhol. Acompanha uma folha de papel timbrado da Ordem, onde seriam preenchidos os dados do agraciado, e uma carta assinada por Carlos Camacho, datada de 11/10/1934, encaminhando o Diploma. Data do documento: 18/09/1934, Lima (Peru).
4 - Diploma de “Doutor Honoris Causa da Universidad de La Republica del Uruguay” concedido a Raul Fernandes. Assinam o documento: Jose Pedro Varela, Reitor, e Juan Danza, Secretário-Geral, documento em espanhol. Data do documento: 16/05/1947, Montevidéu (Uruguai).
5 - Diploma de homenagem e agradecimento à visita e à bandeira dada como presente por Raul Fernandes, Ministro das Relações Exteriores, à “Escuela Baron de Rio Branco”, (uma escola de ensino público), de Montevidéu, Uruguai. Assinado pelo corpo docente e outros funcionários da mesma, documento em espanhol. Data do documento: 17/05/1947, Montevidéu (Uruguai).
6 - Diploma da “Condecoracion Al Mérito en el grado de Gran Cruz”, (Chile), (Condecoração “Al Mérito”, no Grau de Grã Cruz), concedida ao Ministro das Relações Exteriores Raul Fernandes. Assinam o documento: Gabriel Gonzáles Videla, presidente do Chile, e (ilegível), Ministro das Relações Exteriores, documento em espanhol. Data do documento: 11/06/1947, Santiago (Chile).
7 - Diploma da “Condecoracion Nacional de la Orden Mexicana del Áquila Azteca, em grado Banda de Primera Classe”, (México), (Condecoração Nacional da Ordem Mexicana da Águia Azteca, no Grau Faixa de 1ª Classe), concedido ao Ministro das Relações Exteriores Raul Fernandes. Assinam o documento: Miguel Aléman Valdés, Presidente do México, e (ilegível), Presidente da Ordem, documento em espanhol. Data do documento: 05/08/1947, Cidade do México (México).
8 - Diploma de “Kommendor mso stora Korset ao Kungl Kordstarnsrdsn”, (Suécia), (Comandante da Grande Cruz da Ordem da Real Estrela do Norte), com selo “Sigillum Ordinis Eqüestris Seraphinorum” (Selo dos Cavaleiros da Ordem dos Serafins), concedido ao Ministro das Relações Exteriores Raul Fernandes. Assinam o documento: (ilegível), Presidente da Ordem, e (ilegível), Secretário da mesma, documento em sueco. Data do documento: 28/10/1947, Estocolmo (Suécia).
9 - Diploma da “Gran Cruz, Placa de Prata, de la Orden del Mérito Juan Pablo Duarte”, (República Dominicana), (Ordem do Mérito Juan Pablo Duarte, no Grau de Grã Cruz com Placa de Prata), concedida a Raul Fernandes. Assinam o documento: Rafael Trujillo, Presidente da República Dominicana, e (ilegível), Secretário de Estado das Relações Exteriores, documento em espanhol. Data do documento: 21/04/1948, Cidade Trujillo (República Dominicana).
10 - Diploma da “Academia Nacional de Letras, Académico Correspondiente”, (Uruguai), (título de Acadêmico Correspondente), concedido a Raul Fernandes. Assinam o documento: Raul Montero Bustamante, Presidente da Academia, e (ilegível), Secretário da mesma, documento em espanhol. Data do documento: 07/09/1948, Montevidéu (Uruguai).
11 - Diploma da Ordem Militar de Cristo, no Grau de Grã Cruz, concedido ao Ministro das Relações Exteriores Raul Fernandes. Assinam o documento: Oscar Carmona, Presidente da República e Grão-Mestre das Ordens Portuguesas, Ernesto Rocha, Secretário, e (ilegível). Acompanha envelope da Presidência da República Portuguesa. Data do documento: 04/12/1948, Lisboa (Portugal).
12 - Diploma da “Gran Cruz de la Orden del Condor de los Andes”, (Bolívia), (Ordem do Condor dos Andes, no Grau de Grã Cruz), concedido a Raul Fernandes. Assinam o documento: Enrique Garaizabal, presidente da Bolívia, e (ilegível), documento em espanhol. Data do documento: 03/01/1949, La Paz (Bolívia).
13 - Diploma da “Grand Croix de la Ordre National de la Légion D’Honneur”, (França), (Ordem Nacional da Legião de Honra, no Grau de Grã Cruz), concedido ao Ministro das Relações Exteriores Raul Fernandes. Assinaturas ilegíveis, documento em francês. Data do documento: 20/07/1949, Paris (França).
14 - Diploma da “Gran Cruz de la Orden Nacional del Mérito”, (Paraguai), (Ordem Nacional do Mérito, no Grau de Grã Cruz), concedida ao Ministro das Relações Exteriores Raul Fernandes. Assinam o documento: Felipe López, Presidente do Paraguai, e (ilegível), Secretário da Ordem, documento em espanhol. Acompanha recibo e carta com o decreto (25/08/1949). Data do documento: 28/08/1949, Assunção (Paraguai).
15 - Diploma da “Gran Cruz de la Orden de Boyacá”, (Colômbia), (Ordem de Boyacá, no Grau de Grã Cruz), concedida a Raul Fernandes. Assina o documento: Pinto Valderrama, Chanceler da Ordem, documento em espanhol. Data do documento: 27/06/1950, Bogotá (Colômbia).
16 - Diploma do “Grand Cordon de L’Ordre National Du Cedre”, (Líbano), (Ordem Nacional do Cedro, no Grau de Grande Cordão), concedido ao Ministro das Relações Exteriores Raul Fernandes. Assinam o documento: Riad Soll, Presidente do Conselho de Ministros, e (ilegível), Diretor do Gabinete da Presidência da República. Documento bilíngue em francês e árabe. Data do documento: 04/11/1950, Beirute (Líbano).
17 - Diploma da “Ordine Al Mérito della Republica Italiana, honorificenza di Cavaliere di Gran Croce”, (Itália), (Ordem do Mérito da República Italiana, no Grau de Cavaleiro da Grã Cruz), concedido ao Embaixador Raul Fernandes. Assinam o documento: Luigi Einaudi, Presidente da Itália; Alcide De Gasperi, Primeiro-Ministro; (ilegível), Chanceler da Ordem; e (ilegível), Diretor-Chefe da Ordem. Documento em italiano. Data do documento: 11/03/1953, Roma (Itália).
18 - Diploma da “The Grand Cordon of the Order of the Rising Sun”, (Japão), (Ordem do Sol Nascente, no Grau de Grande Cordão), concedida ao Ministro das Relações Exteriores do Brasil. Assinam o documento: Hirohito, Imperador do Japão; Taketora Ogata, Primeiro-Ministro Interino; Yachiho Murata, Secretário do Primeiro-Ministro. Documento em japonês. Acompanha carta em inglês. Data do documento: 01/10/1954, Tóquio (Japão).
19 - Diploma de saudação e amizade do “Centro Estudiantil Deportivo Cultural Altiplanico”, (Bolívia), (Centro Estudantil, Desportivo e Cultural Altiplânico), oferecido ao Ministro das Relações Exteriores Raul Fernandes. Assinam o documento: (ilegível), Presidente Honorário; Jorge R. Cusicanqui, Presidente em Exercício; Felipe Romero; e Nicanor Yañez. Documento em espanhol. Data do documento: 00/12/1954, La Paz (Bolívia).
20 - Diploma da Ordem Militar de Santiago da Espada, no Grau de Grã Cruz, concedido ao Ministro das Relações Exteriores Raul Fernandes. Assinam o documento: Craveiro Lopes, Presidente de Portugal, e José Caieiro da Matta, Presidente da Academia Portuguesa de História e Chanceler da Ordem. No verso encontram-se dados sobre o registro do diploma. Data do documento: 21/04/1955, Lisboa (Portugal).
21 - Diploma do “El Comitê Jurídico Interamericano”, (Comitê Jurídico Interamericano), em comemoração aos 90 anos de Raul Fernandes, ressaltando os seus serviços prestados na área do Direito Internacional e Relações Exteriores. Assinam o documento: Jose Joaquim Caicedo Castilla (Colômbia), William Barnes (EUA), Elbano Provenzali Heredia (Venezuela), Edwin Lets Sanchez (Peru), Lui David Cruz Ocampo (Chile), Jorge Antonio Aja Espil (Argentina) e Francisco Gonzalex de La Veja (México). Documento em espanhol. Data do documento: 01/10/1967.
22 - Diploma da “Orden del Libertador, em Grado de Gran Cordon”, (Venezuela), (Ordem do Libertador, no Grau de Grão Cordão), concedido a Raul Fernandes. Assinam o documento: Raul Leoni Otero, Presidente da Colômbia, e Ignaci Iribarren Borges, Ministro das Relações Exteriores. Documento em espanhol. Acompanha carta dando ciência da concessão da condecoração. Data do documento: 17/10/1967, Caracas (Venezuela).
23 - Diploma da “Orden del Libertador San Martin em el grado de Gran Cruz”, (Argentina), (Ordem do Libertador San Martin, no Grau de Grã Cruz), concedida ao Ministro das Relações Exteriores Raul Fernandes. Assina o documento: (ilegível), Ministro das Relações Exteriores. Documento em espanhol. Sem data (observação: Raul Fernandes foi Ministro das Relações Exteriores entre 1946 e 1951), Argentina.
24 - Diploma de “Menbru al Ordinului Coroana Romaniei, in gradul de Mare Cruce pe Domnul”, (Romênia), (Membro da Ordem da Coroa da Romênia, no Grau de Grande Cruz, com Cúpula), concedido ao Embaixador Raul Fernandes. Assinam o documento: Miguel I, Príncipe-Regente da Romênia, e (ilegível), Ministro das Relações Exteriores e Chanceler da Ordem. Documento em romeno.

Militares

  • BR RJMRAHI RF-DI-004
  • Dossiê
  • 03/07/1947 - 21/10/1960
  • Parte de Raul Fernandes

Diplomas diversos emitidos por instituições militares brasileiras:
1 - Diploma da Ordem do Mérito Militar, no grau de Grande Oficial, concedido ao Ministro das Relações Exteriores Raul Fernandes em 3 de julho de 1947, no Rio de Janeiro (RJ). Assinam o documento o General Canrobert Pereira da Costa, Ministro da Guerra e Presidente da Ordem, e o Coronel Décio Palmeira Escobar, Secretário da Ordem.
2 - Diploma da Ordem do Mérito Naval, no grau de Grande Oficial, concedido ao Doutor Raul Fernandes em 4 de setembro de 1947, no Rio de Janeiro (RJ). Assina o documento Sylvio de Noronha, Ministro da Marinha e Presidente da Ordem.
3 - Diploma de Doutor Honoris Causa da Escola Superior de Guerra, concedido ao Embaixador Raul Fernandes em 22 de dezembro de 1950, no Rio de Janeiro (RJ). Assina o documento o General Cordeiro de Farias, comandante da Escola Superior de Guerra.
4 - Diploma da Ordem do Mérito Aeronáutico, no grau de Grande Oficial, concedido ao Embaixador Raul Fernandes em 20 de setembro de 1954, no Rio de Janeiro (RJ). Assinam o documento Eduardo Gomes, Ministro da Aeronáutica e Presidente do Conselho da Ordem, e o Brigadeiro Márcio de Souza Mello, Secretário do Conselho da Ordem.
5 - Diploma de Mérito da Medalha da Sociedade Brasileira de Direito Aeronáutico, concedida ao Ministro Raul Fernandes em 21 de outubro de 1960, no Rio de Janeiro (RJ). Assinam o documento (ilegível), Presidente da Sociedade, e José Ribamar Machado, Secretário-Geral da mesma.

Pasta "Doutor Raul Fernandes'

Pasta de couro vermelho que compunha a mesa do escritório pessoal do Embaixador Raul Fernandes, estando impressa na capa, em letras douradas, "Doutor Raul Fernandes".

Políticos

  • BR RJMRAHI RF-DI-005
  • Dossiê
  • 02/07/1949 -11/06/1965
  • Parte de Raul Fernandes

Diplomas diversos emitidos por agremiações políticas brasileiras:
1 - Diploma do Centro Cultural Brasil-Itália, nomeando Raul Fernandes como Vice-Presidente de Honra. O documento é datado de 2 de julho de 1949, no Rio de Janeiro (RJ), e assinado por Pedro Calmon, presidente do Centro, e por (ilegível), secretário. Documento redigido em português.
2 - Diploma da Condecoração Hahnemaniana, concedida ao Ministro das Relações Exteriores Raul Fernandes por ocasião do 1º Congresso Médico Mundial de Homeopatia, no grau de Grã-Cruz. O documento é datado de 9 de novembro de 1954, no Rio de Janeiro (RJ), e assinado por Amaro Azevedo, presidente organizador, Louis Paul Boyeur, secretário executivo, e (ilegível), diretor internacional. No verso, consta registro do diploma. Documento redigido em português.
3 - Diploma da Medalha Marechal Hermes, concedido ao Ministro Raul Fernandes pelo Ministério da Justiça e Negócios Interiores, em homenagem ao primeiro centenário do nascimento do Marechal Hermes Rodrigues da Fonseca. O documento é datado de 1º de setembro de 1955, no Rio de Janeiro (RJ), e assinado por Prado Kelly, Ministro da Justiça, e membros da comissão (ilegíveis).
4 - Diploma da Medalha Cultural e Comemorativa da Transladação dos Despojos da Imperatriz Leopoldina, concedida a Raul Fernandes pelo Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. O documento é datado de 5 de novembro de 1955, em São Paulo (SP), e assinado por (ilegível), presidente do Instituto, e por (ilegível), secretário do Conselho da Medalha.
5 - Diploma da Ordem de Rio Branco, no grau de Grã-Cruz, concedido ao Embaixador Raul Fernandes. O documento é datado de 16 de maio de 1963, em Brasília (DF), e assinado por Hermes Lima, Ministro das Relações Exteriores e Chanceler da Ordem. Acompanha envelope timbrado da Ordem de Rio Branco, endereçado ao Embaixador Raul Fernandes, e recibo em francês referente ao diploma.
6 - Diploma da Medalha Comemorativa do 10º Aniversário da Assembleia das Nações Cativas da Europa (A.N.C.E.), concedida a Raul Fernandes. O documento é datado de 11 de junho de 1965, no Rio de Janeiro (RJ), e assinado por (ilegível), presidente da Delegação da A.N.C.E. no Rio de Janeiro, e por (ilegível), secretário da mesma.

Raul Fernandes

  • BR RJMRAHI RF
  • Coleção
  • 1901 - 1967

A coleção é composta por documentos referentes a Raul Fernandes. Nela, encontram-se fotografias do titular e de líderes religiosos endereçadas a ele. Também estão presentes cartas que acompanharam os diplomas concedidos a Raul Fernandes por diversos signatários. Há, ainda, uma variedade de diplomas concedidos por associações diversas, autoridades políticas internacionais, líderes religiosos e universidades brasileiras e internacionais, incluindo títulos de doutor honoris causa, entre outros documentos.

Raul Fernandes

Recibo

Recibo emitido pelo Departamento de Rendas do Estado do Rio de Janeiro, no valor de cinco mil réis, referente ao pagamento do selo de registro do diploma de Bacharel em Ciências Sociais e Jurídicas de Raul Fernandes no Tribunal da Relação (que corresponderia hoje ao Tribunal de Justiça). Assinam o documento: um Coletor e um Escrivão (nomes ilegíveis).

Religiosos

  • BR RJMRAHI RF-DI-001
  • Dossiê
  • 06/10/1901 - 24/07/1955
  • Parte de Raul Fernandes

Diplomas diversos emitidos por instituições religiosas brasileiras:
1 - Diploma da D. Irmandade de Nossa Senhora da Conceição de Vassouras, concedendo o título de Irmão Remido a Raul Fernandes. O documento é datado de 6 de outubro de 1901, em Vassouras (RJ), e assinado por José da Silva Dias, Juiz, e Ernesto Seabra (ilegível), Secretário.
2 - Diploma da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, reconhecendo Raul Fernandes como Irmão da Ordem. O documento é datado de 1939, no Rio de Janeiro (RJ), e assinado por Ary de Almeida e Silva, Provedor; Edgard (ilegível), Escrivão; e (ilegível) Costa Rodrigues, Tesoureiro.
3 - Diploma da Imperial Irmandade de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, admitindo o Embaixador Raul Fernandes como Irmão. O documento é datado de 4 de agosto de 1947, no Rio de Janeiro (RJ), e assinado por Edgar Costa, Provedor; Jayme (ilegível), Secretário; e (ilegível), Tesoureiro.
4 - Diploma de Benemérito por ocasião do 36º Congresso Eucarístico, concedido a Raul Fernandes em reconhecimento por sua colaboração ao evento. Documento datado de 17 a 24 de julho de 1955, no Rio de Janeiro (RJ).
5 - Diploma de Mérito do Comitê Húngaro da Cruz Vermelha Brasileira, em comemoração aos 990º Aniversário do Grande Rei Padroeiro Santo Estevão, concedido à Srª Lucie Fernandes (esposa de Raul Fernandes). Assinam o documento: (ilegível), Presidente do Comitê, e (ilegível),