A série é composta por documentos relacionados à atuação política de Deodoro da Fonseca, incluindo, por exemplo, a reprodução de um telegrama enviado por ele ao Coronel Cardoso Júnior, no qual informa sobre o apoio dos brasileiros à Proclamação da República e ao Governo Provisório. Consta também a presença de papéis timbrados com o símbolo da presidência de Deodoro da Fonseca.
Carta de Modestino Kanto a Armando de Oliveira Carvalho, confirmando a autenticidade da cabeça de gesso que serviu de modelo para a fundição da estátua de Marechal Deodoro da Fonseca, de sua autoria, erguida na Praça Paris, RJ.
Mensagem assinada por 34 pessoas e dirigida ao Presidente Manoel Deodoro da Fonseca, por ocasião de seu primeiro aniversário natalício após a Proclamação da República no Brasil. Informa também sobre a deliberação de promover a construção de uma escola pública primária com seu nome. Apresenta uma ilustração em cores de Hastoy.
A coleção é composta por documentos relativos ao Marechal Deodoro da Fonseca. Grande parte do acervo consiste em correspondências, tanto escritas por Deodoro quanto referentes a ele, além de homenagens prestadas ao titular por ocasião de seu aniversário natalício. Também é possível encontrar documentos relacionados à sua vida política, como, por exemplo, a reprodução de um telegrama enviado por ele ao Coronel Cardoso Júnior, no qual comenta sobre o apoio popular à Proclamação da República e ao Governo Provisório.
Duas cartas do Marechal Deodoro da Fonseca ao General Francisco Glicério: 1) Recomendando o andamento para um projeto do Barão de Souza Lima e Domingos Theodoro; 2) Petição de Augusto Alves Portela Filho sobre a Estrada de Ferro de Caruaru ao Crato (CE).
A série é composta por correspondências relacionadas a Deodoro da Fonseca, sendo que duas delas são de sua autoria, endereçadas ao General Francisco Glicério. Consta também uma carta de Modestino Kanto a Armando de Oliveira Carvalho, confirmando a autenticidade da cabeça de gesso que serviu de modelo para a fundição da estátua do Marechal Deodoro da Fonseca, além de um cartão de visita do titular.
“Boletim d’a República”, com a reprodução de telegrama de Deodoro da Fonseca ao Coronel Cardoso Junior informando sobre o apoio dos brasileiros à Proclamação da República e ao Governo Provisório.