A coleção é composta por documentos referentes a Afonso Pena durante o período em que exerceu o cargo de presidente da República, assim como documentos relacionados ao período em que governou Minas Gerais. Inclui retratos de Afonso Pena, suas anotações sobre realizações durante sua atuação política em Minas, além de cartas relacionadas a ele, como a que registra sua condecoração pela Ordem de Sant'Anna e outra de seu médico, datada após sua morte.
Anotação de Afonso Pena, referindo-se a uma caneta para lembrar de sua atuação no Congresso Constituinte do Estado de Minas Gerais, quando era senador, e de sua assinatura na Constituição.
A série é composta por 03 cartas relacionadas a Afonso Pena, sendo: 02 sobre a condecoração da Ordem de Sant’Anna, conferida a ele pelo imperador russo; e 01 do médico particular de Floriano Peixoto.
Carta de Augusto Daniel de Araújo Lima, médico particular de Floriano Peixoto, ao presidente Afonso Pena, solicitando os objetos pessoais do escritório do falecido ex-presidente (Floriano Peixoto), legados ao médico após sua morte.
Anotação de Afonso Pena, referindo-se à pena utilizada para assinar o auto de inauguração do Monumento a Tiradentes em 21 de abril de 1894 - seu último ato como presidente de Minas Gerais.