Carta escrita por Humberto Castello Branco, em papel com a marca “Presidência da República”. Em tom bastante pessoal, Castello Branco fala sobre a “empreitada” em que estaria metido, como presidente. Entre outros comentários, diz ser o “síndico de uma falência”, em um trabalho “hérculo”, no qual conta com as esperanças de grande número de brasileiros.
A série contém fotografias do presidente Castello Branco em momentos distintos de seu mandato. Uma das imagens mostra o presidente vestido com terno e gravata, em uma pose de meio corpo, e possui a assinatura "Rovigatti" no canto da foto. Outra fotografia registra Castello Branco sentado à mesa em um escritório, ao lado de uma Bandeira do Brasil, com uma faixa escrita "Presidente da República".
Fotografia do presidente Humberto Castello Branco tendo à sua esquerda o governador do Rio Grande do Sul, Ildo Meneghetti, à sua direita o ministro da Guerra, general Arthur da Costa e Silva. Atrás deste, em segundo plano, à direita, o chefe do Gabinete Militar general Ernesto Geisel.
Estampa comemorativa do lançamento do guindaste flutuante “Presidente Castello Branco”, contendo na capa imagem do presidente com a faixa presidencial e, na contracapa, o referido guindaste.
A coleção é composta por documentos referentes a Castello Branco durante seu mandato como presidente do Brasil. Nesses documentos, constam uma fotografia relacionada a compromissos presidenciais, bem como uma correspondência e recortes de jornal sobre Castello Branco ou a ele relacionados.
Recorte do jornal “O Globo” noticiando a morte de Humberto Castello Branco em um desastre de avião, composto por três folhas com reportagens e notas diversas sobre o ocorrido, além de uma reportagem da Revista Manchete sobre o presidente.